Os conceitos de Virtù (coragem, valor, capacidade, eficácia política) e de "Fortuna" (sorte, acaso, influência das circunstâncias) têm grande importância para a concepção maquiaveliana da história.
Enquanto a virtú dizia respeito às habilidades ou virtudes necessárias ao governante, a fortuna tratava-se da sorte, do acaso, da condição dada pelas circunstâncias da vida. Para Maquiavel “...quando um príncipe deixa tudo por conta da sorte, ele se arruína logo que ela muda.
A fortuna é constantemente inconstante: é de sua natureza ser volúvel e móvel. Essa incompatibilidade provoca a ruína dos que se deixam levar por ela e daqueles que não lhe opõem obstáculos. Na primeira parte deste poema, Maquiavel aponta os assuntos dos quais pretende tratar.
Observa-se que a Fortuna não pode ser vista como um obstáculo ao governante, mas um desafio político que deve ser conquistado e atraído. O príncipe que vive despreparado em função da Fortuna apenas atrairia desonra e fracasso, mas o de Virtù procura utilizá-la, controlá-la da tal forma que lhe possa ser útil.
Os conceitos de Virtù (coragem, valor, capacidade, eficácia política) e de "Fortuna" (sorte, acaso, influência das circunstâncias) têm grande importância para a concepção maquiaveliana da história.
23 curiosidades que você vai gostar
Também a Virtù representa metade das ações do príncipe. ... Já a Fortuna representa uma deusa grega, uma mulher que, segundo Maquiavel, escolhe entre os mais viris, como maior Virtù, aquele que vai conquistá-la. Refere-se às circunstâncias, as imprevisibilidade dos acontecimentos e a determinação de parte da história.
O pensador renascentista concluiu que ser temido é muito mais seguro do que ser amado. Isso porque, segundo ele, dos homens pode-se dizer que geralmente são ingratos, volúveis, dissimulados e ambiciosos. É claro que, enquanto se lhes faz o bem, tudo isso fica oculto sob a pele.
Quem leu Maquiavel deve lembrar daquela ideia básica para a sobrevivência política do príncipe: quando não se consegue ser amado, o príncipe, ou em uma expressão muito próxima, o “dono do poder”, deve se fazer temido. A equação maquiavélica coloca o medo como alternativa ao amor.
Para o autor de "O Príncipe", os fins justificam os meios. E o bom líder deve ter a ferocidade de um leão. Maquiavel escreveu O Príncipe, uma obra-prima da política, mas não se deu bem na vida pública.
Onde comprar SmartCoin no Brasil?
Qual é o material mais abundante na Terra?
Para que serve Terramicina solúvel?
Quais são os poderes do Midoriya?
Quem trabalha à noite pode trabalhar todos os dias?
Quanto tempo o Cisatracurio pode ficar fora da geladeira?
Qual é o slogan da Casas Bahia?
Como saber a data base do sindicato?
Quais as consequências causadas pelo sedentarismo?
Como fazer um POP laboratório?
Como saber se o arroz está ruim?
Quais são os 5 tipos de ensino híbrido?
Quanto que é o PlayStation 5 de ouro?
Qual o tipo de agricultura da Região Nordeste?
Como recuperar meu Gmail esqueci a senha?