O tronco linguístico é um conjunto de línguas que têm a mesma origem: uma língua mais antiga, que não é mais falada. Como essa língua de origem existiu há milhares de anos, as semelhanças entre as línguas que vieram dela são muito difíceis de serem percebidas.
Troncos e famílias Tronco Tupi. Tronco Macro-jê Outras famílias. Comparando palavras diferentes. Língua geral paulista. Língua geral amazônica.
O tronco Indo-Europeu, por exemplo, reúne, entre outras, a maior parte das línguas faladas na Europa, pertencentes às famílias Itálica, Germânica, Eslava, Báltica, Céltica.
O país é berço de pelo menos dois grandes troncos linguísticos: o tupi e o macro-jê. Troncos são a unidade mais ampla da linguística, que reúnem famílias de idiomas com uma mesma origem.
Uma família linguística é um grupo de línguas rigorosamente identificado e é uma unidade filogenética, isto é, todos os seus membros derivam de um ancestral comum. Este ancestral é geralmente muito pouco conhecido, uma vez que a maior parte das línguas têm uma história escrita muito reduzida.
18 curiosidades que você vai gostar
Indo-europeu: a maior família linguística
Uma vez que o português é uma das línguas românicas derivadas do Latim, nós, brasileiros, estamos incluídos entre os falantes das línguas originadas do indo-europeu. Além do português, também o francês, o italiano e o espanhol pertencem a essa família.
O Brasil possui dois grandes troncos linguísticos: O Tupi e o Macro-Jê.
No Brasil, existem dois troncos: o Macro-Jê, com 9 famílias, e o Tupi, 10 famílias. Há também 20 famílias que por quase não apresentarem semelhança não podem ser agrupadas em troncos linguísticos.
De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses.
O tronco tupi é um tronco linguístico que abrange diversas línguas das populações indígenas sul-americanas.
Entre as línguas indígenas do Brasil, os troncos linguísticos com maior número de línguas são o tupi e o macro-jê. Existem também povos que falam o português; no entanto, estes casos são considerados como perdas linguísticas ou identidades emergentes.
O tronco Tupi é um dos grandes agrupamentos de [menuLingua]indigenaslínguas indígenas[/menuLingua] no Brasil, constituído com base em uma classificação genética sustentada pelo método comparatista.
O tronco macro-jê é um tronco linguístico cuja constituição ainda permanece consideravelmente hipotética. Teoricamente, estende-se por regiões não litorâneas e mais centrais do Brasil, incluindo partes de todos os seus estados com a exceção do Amazonas, Amapá, Roraima e Acre no Norte.
Todos os povos cujas denominações são terminados pelo sufixo -nawa, -náua ou -nauá pertencem a este grupo: Kaxinawá, Yawanawá, Shawanawá (ou Shawadawã), Shanenawá, Jaminawá, entre outros. Também pertencem a este grupo os Marubo e Corubo (Vale do Javari) e Shipibo (Juruá-Ucaially peruano).
Como exemplo de famílias linguísticas grandes temos a tupi, macro-jê, aruak, karib e pano. Já as de famílias pequenas são as yanomami, naduhup e nambikwara. Um fato interessante é que a subfamília tupi-guarani, apesar de grande, não é considerada uma família.
Resposta: 1.5.1 Tronco tupi. 1.5.3 Família aruaque. 1.5.4 Família caribe.
A região que concentra a maior população em números absolutos é a região nordeste com 106.150 mil indígenas.
POVOS INDÍGENAS NO BRASIL
Segundo dados do Instituto Socioambiental (ISA), as tribos que mais se destacam pelo número de habitantes são: Guarani, Ticuna, Caingangue, Macuxi, Guajajara, Terena, Yanomami, Xavante, Potiguara, Pataxó.
Resposta:A Nigero-congolesa, que é considerada a maior por conta do número de falantes e de línguas.
[ Linguística ] Ciência que se dedica ao estudo das línguas e da linguagem. Grafia no Brasil: lingüística. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: linguística.
A situação linguística em África: caracterização geral
O Árabe é a língua mais falada, com 200 milhões de falantes, mas não é originária de África, foi trazida da Arábia por imigrantes, entre os séculos VII a XI; também o Malgache (Madagáscar), pertence ao grupo astronésio, com origens na Indonésia.
A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva ocidental originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal.
O grupo linguístico é um conjunto de variedades idiomáticas reunidas sob o nome que foi atribuído no futuro histórico a um determinado povo indígena. Tem um caráter puramente organizacional. Esses agrupamentos, por sua vez, estão sujeitos a uma estrutura organizacional maior, chamada “família linguística”.
É um tipo de circuito que realiza a subtração de apenas um bit de número binário?
Como colocar o Ba-gua na porta de entrada?
Quanto custa a bicicleta mais cara do mundo?
Qual produto usar com o Dermaroller?
Qual a medida da forma retangular número 5?
Com quantos meses sai dente no bebê?
Qual o impacto dos influenciadores digitais na sociedade?
Qual a finalidade de um compressor em uma planta industrial?
Quanto custa transferência de veículo?
Qual o tratamento para policitemia vera?