O sincretismo se caracteriza pela união de elementos culturais, religiosos e ideológicos distintos que formarão uma nova cultura, religião ou sociedade.
Podemos definir sincretismo como qualquer prática religiosa que provém da fusão de outras. O sincretismo religioso tem suas maiores expressões no Brasil por uma simples questão histórica: a colonização e a formação do povo brasileiro.
Sincretismo é a absorção de um sistema de crenças por outro. Isto ocorreu, por exemplo, quando o cristianismo absorveu conceitos das religiões da Europa, moldando-os de acordo com os da Igreja Católica numa tentativa de facilitar a propagação da religião cristã no continente europeu.
Os adeptos tiveram que associar a imagem dos orixás aos santos da Igreja Católica para burlar a doutrinação cristã. Essa relação é chamada de sincretismo – junção de doutrinas religiosas e reinterpretação das normas. Por isso que, no Candomblé, Ogum é visto como Santo Antônio, e Iemanjá de Nossa Senhora da Conceição.
Exu: orixá do movimento e da comunicação. É identificado com São Gabriel Arcanjo. No entanto, também foi associado pelos católicos ao diabo, por isso muitas vezes é temido.
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Oxalá – Jesus Cristo ou Senhor do Bonfim. Ogum – São Jorge. Oxóssi – São Sebastião ou Santo Antônio. Xangô – São Pedro ou São Jerônimo.
Sincretismo religioso
Vejamos alguns exemplos: O cristianismo nasceu do judaísmo, e um dos pilares desta crença, a Torá, faz parte do conjunto de livros sagrados cristãos, a Bíblia. Igualmente, a grande festa judaica, a Páscoa, está presente no cristianismo, após ser ressignificada pelos cristãos.
Um Estado é considerado laico quando promove oficialmente a separação entre Estado e religião. A partir da ideia de laicidade, o Estado não permitiria a interferência de correntes religiosas em assuntos estatais, nem privilegiaria uma ou algumas religiões sobre as demais.
A secularização está ligada ao processo de perda de relevância da religiosidade nos vários aspectos da vida do sujeito moderno. Secularização é o nome dado ao processo descrito por alguns teóricos da Sociologia que engloba o abandono gradual da religião e de organizações sociais construídas sobre bases tradicionais.
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