No processo de consumo e propagação do espetáculo, a mídia tem grande relevância. Vista como um meio de práticas discursivas, que produz e faz circular efeitos de sentido, difunde informações e hábitos de consumo, divulga e influência não só referenciais de moda, mas novos estilos de vida e comportamentos sociais.
A moda moderna, portanto, já se insere dentro da sociedade de consumo, em que diversos modelos são oferecidos ao público, sempre acompanhados de um signo pré-determinado. A constante inovação e a mudança que visam sempre o estímulo a comprar mais, para nunca estar fora dos padrões.
A partir de um estudo sobre seus conceitos, notamos que a diferença entre o consumo e o modismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. No consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela.
Goldenberg e Ramos (2007) associam o corpo à 'objeto de consumo', pois a publicidade antes exaltava as vantagens de um produto, e atualmente produz o consumo como estilo de vida, procriando um produto próprio: o consumidor, intranqüilo e insatisfeito com sua aparência.
A internet no mundo da moda tornou as informações mais acessíveis para os consumidores nos últimos anos, sendo uma importante fonte de consulta sobre as marcas de confecção, tendências, desfiles, fofocas, bastidores, etc. A globalização fez o consumidor ter acesso a produtos do mundo todo.
As tecnologias de informação e comunicação têm provocado mudanças de conduta, de costumes, de consumo, no lazer, nas relações entre os indivíduos e nas formas como eles se comunicam. Recriando, então, novas identidades, novos hábitos sociais, novas formas de interação.
A sociedade de hiperconsumo atual, conforme descreve Gilles Lipovetsky, caracteriza-se pela busca da felicidade, o que, inclusive, justifica o consumo de objetos. Para tanto, os produtos e serviços à venda impregnam-se de sensações e mensagens para estimular sentimentos de felicidade.
É por causa da moda que a roupa se torna um distintivo social valorizando o corpo, a sexualidade e, dependendo da época e do contexto histórico, manifesta-se em diversas formas e em momentos diferentes sendo assim produtora de sentidos e refletindo transformações.
A moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento europeu. A palavra moda significa costume e provém do latim modus. A variação da característica das vestimentas surgiu para diferenciar o que antes era igual, usava-se um estilo de roupa desde a infância até a morte.
Acredito que a mídia possui um papel muito importante na sociedade e não estou dizendo que a mesma transmite opiniões erradas, mas que utiliza desta vantagem para colocar sua opinião superior, despertando muitas vezes o preconceito e a discriminação em relação aos diferentes pontos de vistas.
A mídia possui um papel fundamental na formação da opinião pública, pois hoje é o conjunto de fontes que serve de critério para o acesso à informação. PASSO A PASSO DA REDAÇÃO Política de Privacidade
Uma relação de cumplicidade e confiança é estabelecida com o público, conferindo poder à mídia, sendo que esse poder é legitimado pelo próprio público, por meio da audiência. E quanto maior a audiência, maior o poder midiático, daí o fenômeno massivo e poderoso que é a televisão.
Como sair do grupo de WhatsApp educadamente?
Quanto ganha um voluntário da ONU?
Como funciona o sistema Bitcoin?
Como ter acesso ao contracheque pela internet?
Como ter a cidadania canadense?
Estou grávida e quero me afastar pelo INSS?
Como operar na plataforma da ProfitChart?
Quando posso pedir licença sem remuneração?
Para quem vão os órgãos e como funciona a fila de espera?
Como operar mercado futuro americano?