Objetivos: Promover a socialização entre os alunos; Aprender a conviver com as diferenças; Propiciar situações de reflexões sobre diferenças e semelhanças através de atividades.
A escola deve propor momentos em que os alunos observem semelhanças e diferenças entre eles e os outros, conheçam as preferências de cada integrante de seu grupo, valorizando a importância de cada um e do respeito à diversidade para a vida em sociedade.
Ensine a criança com exemplo e amor. Ajude aos outros ainda que sejam diferentes. Ame seus filhos, a sua família e respeite aos demais. Se existirem diferenças, olhe sempre o lado positivo. Por exemplo, se o seu filho é muito alto diga-lhe que ele pode alcançar lugares onde outras pessoas não irão conseguir.
Reconhecer que apesar das diferenças físicas existentes entres os indivíduos, temos muito mais semelhanças entre nós. Em uma grande roda, os alunos devem ser orientados a se observarem mutuamente, identificando semelhanças e diferenças entre eles: altura, cor da pele, do cabelo, formato do rosto, dos olhos, etc.
Justificativa: Faz-se necessário na Educação Infantil trabalhar assuntos de relacionamento interpessoal, devido à socialização, e principalmente trabalhar o respeito independente de raça, cor ou credo.
Para tal, é preciso ensinar sobre respeito as diferenças, abordando questões como preconceito, discriminação e racismo em sala de aula. Para tornar esse processo mais dinâmico, é essencial propor a prática de atividades q ue estejam adequadas à idade do aluno e ao contexto vivenciado na escola.
Projeto Semelhanças e Diferenças. O respeito à diversidade deve ser um também constantemente trabalhado na Educação Infantil, porque as crianças desde cedo devem aprender a lidar com as diferenças e não ter preconceitos. Aqui apresentamos um projeto a ser desenvolvido de forma positiva, sem entrar na questão de escravidão, maus tratos, ...
Plano de Aula trabalhando as diferenças: Estratégias e recursos da aula Objetivos da aula: Levar a criança a perceber-se como diferente do outro, respeitando a si e aos outros em suas singularidades. 1º Momento: Conte a história “O Peixinho de Chocolate” de MENDONÇA, Carmen. O Peixinho de Chocolate.
Como morreu o imperador romano Cômodo?
Como funcionava a votação dos Estados Gerais?
Como funciona reingresso na ufrj?
Como funcionava a primeira calculadora do mundo?
Como funcionava a economia do escravismo?
Como funciona cancelamento de passagem de ônibus?
Como restaurar tranças Box Braids?
Como colocar fechadura na porta de MDF?
Tem como ver o extrato da conta salário?
Quais os sinais e sintomas do choque Hipovolemico?
Como fazer extrato de folhas secas?
Como funciona o relógio antigo de corda?
Como tirar os antinutrientes da batata doce?
Como limpar uma peça de salmão?
Como tirar o fundo de uma garrafa?
Como tirar o fundo de uma imagem com o Inkscape?
Como tirar o ferrugem do forninho elétrico?