O objetivo da brincadeira cabra-cega na Educação Infantil é estimular a atenção, a concentração e a orientação espacial. Um dos participantes, estando com os olhos vendados, deve procurar e agarrar os outros. O único necessário para a brincadeira é uma venda para tapar os olhos e que haja dois ou mais participantes.
A cabra-cega é um jogo recreativo (uma brincadeira, no Brasil), em que um dos participantes, de olhos vendados, procura adivinhar e agarrar os outros. Aquele que for agarrado, passará a ficar com os olhos vendados.
Cabra-cega
Este é um exercício bastante complexo porque exige da criança equilíbrio, noção de espaço e estimula todos os sentidos. "Para compensar a ausência da visão, a criança aguça a audição, olfato e percepção, daí a eficiência cognitiva e motora da brincadeira", explica Renato Romani.
A brincadeira originalmente denominada de cabra-cega consiste num jogo em que uma criança, com os olhos vendados, tenta agarrar as outras que participam da brincadeira. Quando uma criança é pega, passa a ser a cabra-cega. Trata-se de uma brincadeira muito comum em Portugal e na Espanha, de onde veio para a América.
Jeito de brincar
Uma criança é escolhida para ser a pata cega, que terá os olhos vendados. Uma outra criança gira a pata cega, para que ela perca a noção de onde está. Quem gira a pata cega pergunta: "Pata cega, de onde você vem?". Ela responde, por exemplo: "De Manacapuru".
28 curiosidades que você vai gostar
Regras. O pegador conta até um certo número com os olhos fechados e as outras pessoas se escondem. As pessoas que se esconderam têm que voltar ao lugar onde a primeira pessoa contou e bater no ponto de partida, falando uma frase, como: "1, 2, 3! (nome de quem bateu)" para se salvar.
Dá para pular corda sozinho ou em turma. Na brincadeira coletiva, uma das extremidades da corda é presa em um poste ou em um portão enquanto um participante fica na outra ponta, batendo. Mas também é possível que duas crianças, uma em cada extremidade, segurem e batam a corda para que outras pulem.
Acredita-se que brincadeira, que já foi popular entre a criançada, tenha sido originada durante a Dinastia Zhou, da China, perto do ano 500 a.C. Na Idade Média e na Era Vitoriana, era um divertimento aristocrático: na Casa dos Tudor (dinastia inglesa que reinou entre 1485 e 1603), jogos de cabra-cega eram opção para ...
Como funciona o pega-pega? Geralmente, para jogar o pega-pega, uma criança é escolhida para ser a pegadora e as outras devem fugir. Quando uma das crianças é pega, ela passa a ser a nova pegadora e assim por diante.
COMO BRINCAR:
O JOGADOR PEGO DEVE MIAR, DISFARÇANDO A VOZ. O PEGADOR ENTÃO, DEVE TENTAR ADIVINHAR QUEM ESTÁ MIANDO. SE ELE ACERTAR, O JOGADOR PEGO PASSA A SER O NOVO PEGADOR NA PRÓXIMA RODADA. SE NÃO ADIVINHAR, O JOGO SEGUE NORMALMENTE COM O MESMO PEGADOR E A PESSOA PEGA SEGUE LIVRE.
Brincar de esconder e achar, além de divertido, é lúdico e estimula o desenvolvimento cognitivo do seu bebê. Entre 6 e 18 meses, a criança está em um período de descobertas, e isso atiça a curiosidade. A brincadeira também aproxima a família e estimula a autoconfiança e o vínculo entre filhos e pais.
De olhos vendados, uma das crianças (escolhida ou sorteada) será a cabra-cega e, com os olhos vendados, tentará pegar os outros participantes da brincadeira. O primeiro a ser pego assume o posto de cabra-cega. O pegador, no início da brincadeira, deve girar várias vezes para ficar desorientado.
Uma criança não desfrutará brincando de esconde-esconde se não tiver a certeza que encontrará a pessoa que procura. Isso, não acontece até os 3 ou 4 anos, porque brincar antes dessa idade pode causar medo e ansiedade na criança.
O objetivo do jogo é não ser "queimado" com a bola na mão e para isso, as crianças precisam se concentrar e coordenar os seus movimentos. O ideal é que a brincadeira aconteça fora de casa, num local com bastante espaço.
O cabo é marcado em seu ponto central e em dois outros pontos distantes quatro metros de seu centro. ... O objetivo do jogo é puxar o grupo oponente, fazendo com que ele cruze a linha central com sua marca de quatro metros do cabo. Outra forma de vencer a disputa é conseguir fazer o oponente cometer uma falta.
Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nestes jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário. ... Os jogos populares fazem parte da cultura.
10+ BRINCADEIRAS DE PEGA-PEGA | GELO, CORRENTE E MUITO MAIS!BRINCADEIRA PEGA-PEGA ARANHA.PEGA-PEGA COOPERATIVO.PEGA-PEGA ESPELHO.BRINCADEIRA PEGA-PEGA CHINÊS OU MURALHA CHINESA.PEGA-PEGA CORRENTE.PEGA-PEGA GELO OU PEGA-PEGA CONGELA.PEGA-PEGA FRUTA.PEGA-PEGA NO EGITO.
Tipos de pega-pegaPega-vela. Quando o pegador toca no perseguido este deve ficar parado com a mão igual de um louva-deus até que outras pessoas o soprem para ser libertado.Pega-gelo. ... Pega-grupo. ... Pega-corrente. ... Pega-pega americano. ... Pega-pega salvador. ... Pega-pega Niterói (RJ) ... Pique-cola Niterói (RJ)
Regras da queimadaOs dois times se posicionam num campo dividido por uma linha central. ... O jogador deve arremessar a bola contra o time adversário, com o intuito de "queimá-los". ... Se a bola não atinge ninguém e apenas quica no campo adversário, o jogador pode pegá-la sem o risco de estar "queimado".
Pesquisas realizadas revelam que o jogo surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.
A arqueologia registra a presença de competições e jogos desde 2600 a.C.. Os jogos são elementos universais em todas as culturas humanas. O jogo Real de Ur, Senet, e Mancala são alguns dos mais antigos exemplares.
Par ou ímpar
O jogo que nasceu na região de Vêneto chegou até o Brasil por meio de imigrantes, carregando o nome de “Jogo de Mora”. A brincadeira funcionava da seguinte maneira: os participantes se reuniam em roda e mostravam entre 0 e 5 dedos das mãos. Ganhava quem somava esse número mais rápido e falasse primeiro.
O conceito de brincadeira, segundo o dicionário, é a ação de brincar, divertir, entreter, distrair. Geralmente são jogos livres que têm a finalidade de encenar e utilizar objetos lúdicos. A principal diferença entre a brincadeira para outras atividades diárias é a sua natureza divertida e criativa.
PARA DAR INÍCIO NA BRINCADEIRA BASTA OS PEQUENOS SE ESCONDEREM EMBAIXO DE UM LENÇOL OU COBERTOR PARA QUE A CAMA, SOFÁ OU QUALQUER CANTINHO DA CASA VIRE UMA VERDADEIRA DIVERSÃO! ESTA É UMA BRINCADEIRA SIMPLES E CORRIQUEIRA EM MUITAS CASAS, MAS QUE DIVERTE BASTANTE AS CRIANÇAS.
Quando o bebê ainda não anda, a brincadeira de esconder pode ser feita escondendo o próprio rosto do adulto ou um objeto. Colocar um pano sobre a cabeça e dizer “Cadê a mamãe?” e ao retirá-lo falar “Achou!”, desperta a curiosidade do bebê e gera alegria ao descobrir onde está o adulto.
O que fazer quando encontra o paciente com parada respiratória?
Como as orações subordinadas substantivas podem ser classificadas?
Qual é o princípio central do projeto ético-político profissional do Serviço Social?
Como é a classificação de um óleo lubrificante?
Quem é o pai da aviação para o mundo?
Como o pensar filosófico pode ajudar a entender o desconhecido?
O que Paulo Freire fala sobre a educação não formal?
Como funciona aula de reforço?
Qual a importância de um planejamento urbano?
Qual o ponto certo de colher o café?
Como se classificar os Jogos de oposição?
Qual a hora de colher morango?
Quando devo colher os morangos?
Qual a principal alteração trazida pela reforma trabalhista?
Como se proteger de raios na rua?