Xangô é a divindade da justiça, dos raios e do trovão. Representado pelo elemento fogo e pelas cores marrom e vermelho, ele também simboliza o equilíbrio e as realizações.
Os Exus correspondentes à falange espiritual de Xangô vibram na energia desse Orixá, trabalhando com assuntos relacionados à justiça e auxiliando quem os procura. Dentre esses Exus, estão Exú Gira Mundo, Meia Noite, Mangueira, Pedreira, Ventania, Corcunda e Calunga.
O "Machado de Xangô" ou Oxé, é o símbolo principal de Xangô. A arma é um machado de duas lâminas que, quando os seus "filhos" (pessoas que dentro dos cultos da umbanda e candomblé incorporam o espírito de Xangô) estão em transe, carregam com as mãos.
É tanta a aversão de Xangô pela morte que ele se afasta de seu filho, mal ele caia doente. É chamado de leopardo dos olhos faiscantes, de fogo ou de dragão faiscante. Em alguns mitos ele usa Kabelo transado e se veste de saia vermelha e búzios. Detesta mentirosos, adora argolas de ouro e põem fogo pela boca.
Para agradar Xangô na Umbanda e vencer um caso de justiça, vá a uma pedreira numa quarta-feira levando 1 vela marrom e 1 cerveja preta. Abra a cerveja, acenda a vela e peça com fé.
37 curiosidades que você vai gostar
Para fazer tal oferenda para Xangô abrir caminhos, vai precisar dos seguintes ingredientes:1 dúzia de bananas;1 cerveja preta;6 charutos;3 cravos brancos;3 cravos vermelhos;6 velas marrons;1 folha de papel de seda marrom;1 folha de papel de seda branca;
Oração de Xangô para pedir justiça
Soberano Senhor do equilíbrio e da equidade, velai pela inteireza do nosso caráter. Ajudai-nos com Vossa prudência. Defendei-nos das nossas perversões, ingratidões, antipatias, falsidades, incontenção da palavra e julgamento indevido, dos atos dos nossos irmãos em humanidade.
Desde esse dia, Xangô amou verdadeiramente a Oxum.
Não comem quiabo nem camarão
A quizila dos filhos de Xangô em especial é não comer quiabo e não comer camarão sem tirar a calda e os espetos da cabeça do camarão. Caso comam, podem ter sérios problemas gastrointestinais ou alérgicos.
Iansã, a charmosa, a esposa que se vestia de fogo. Com ela, Xangô dividia a sua causa. Oxum era a esposa vaidosa, a graciosa rainha, dona de um belo canto e muito astuta. As três disputavam a preferência de Xangô, que muito esperto, ficava com todas elas.
A cor da linha de Xangô na Umbanda é a cor marrom, já que esse orixá é muito ligado à natureza e às pedreiras.
Para saber se você é filho de Xangô, a primeira opção é jogar nos búzios, no qual se verifica quais são seus Orixás no Candomblé. Além disso, a outra alternativa é ir a um médium, para que, com o apoio de alguma entidade, ele consiga verificar quais são os Orixás que te acompanham, na Umbanda.
Utilizado nos rituais do olubajé e opanijé, tem finalidade de afastar os espíritos (eguns) para o seu espaço sagrado, e eliminar as energias negativa da comunidade, proporcionando a longevidade.
Por exemplo, se montanhas são de Xangô, Exu Montanha é de Xangô e Exu Sete Montanhas é de Xangô trabalhando nas Sete Vibrações/Linhas de Umbanda. ...
Filho de Oraniã e Torossi, teve várias esposas, sendo as mais conhecidas: Oiá, Oxum e Obá. Xangô é viril e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores.
Os caboclos de Xangô são entidades que auxiliam o orixá na luta pela justiça e contra a opressão que as pessoas sofrem. São almas evoluídas que usam seus poderes e aptidões, que adquiriram em vida e também no pós-morte para auxiliar.
Existe uma qualidade de Xangô, chamada Baru, que não pode comer quiabo. Ele era muito brigão. Só vivia em atrito com os outros.
As frutas são: figo, morango, maçã vermelha. Elas protegem os terreiros de Umbanda e seus médiuns.
As filhas de Oxum no amor ficam momentaneamente cegas. Nesta fase de paixão, não percebem se o cara lhe convém ou não. Por isso, elas não devem se precipitar na hora de escolher um companheiro.
Xangô se casou com OBÁ em kossô entre uma conquista e outra. Eles eram muito felizes no casamento, apesar do rei não poder ver um rabo de saia em sua frente. Um dia XANGÔ viu Oiá lavando roupas na beira do rio, e se apaixonou perdidamente por ela, a quem imediatamente propôs matrimônio.
Adorava azeite-de-dendê e quiabo. Vestia-se com peles de leões, leopardos, onças e tigres que ele mesmo abatia em lutas, corpo à corpo. Tinha um oxê do qual não se separava. Xangô apreciava a cor vermelha e também se vestia com panos enfeitados de guizos e búzios.
Psicologicamente, os filhos de Xangô apresentam uma alta dose de energia e uma enorme auto-estima, uma clara consciência de que são importantes, dignos de respeito e atenção, principalmente, que sua opinião será decisiva sobre quase todos os tópicos - consciência essa um pouco egocêntrica e nada relacionada com seu ...
Você deve encontrar um local tranquilo para orar, acender uma vela branca e acreditar que vai receber ajuda dos Guias e Orixás. Realize um momento de concentração, respire fundo e reze com fé: “Meus guias e protetores Vós conhecestes a minha tristeza, essa tristeza que invade meu coração, e sabes a origem dela.
Acender velas
Este é um ritual simples, mas poderoso que pode ser facilmente incorporado na sua rotina. Se você ainda não sabe qual é o seu orixá, indicamos que você acenda velas na cor branca, que atende a todos.
Xangô é o deus do trovão e da justiça. Saudação: Caô Cabecilê, meu Pai!
Qual é o objetivo da alimentação?
Como acabar com bicho de frutas?
Como ter foco na hora dos estudos?
Como resetar a senha do Wi-fi da impressora HP 2546?
O que responder ao ouvir Irasshaimase?
O que são as competências gerais da educação básica na BNCC?
O que responder à pergunta quem sou eu?
Como se faz representação Fracionaria?
Como responder a un Hasta luego?
Como responder um tweet no privado?
Como responder a pergunta What time is it?
O que é Representamen Para Peirce?
Qual é o verdadeiro nome de Luluca?
Qual a fórmula da altura do triângulo isósceles?
Quais as principais características das esculturas renascentistas?