Qual o efeito da carta testemunhável?

Pergunta de Isabel Isabela Moura de Paiva em 31-05-2022
(47 votos)

A carta testemunhável possui efeito devolutivo misto. Inicialmente observa-se efeito regressivo (quando permite ao juiz que prolatou a decisão, rever a própria decisão), e em um segundo momento, fala-se em efeito devolutivo propriamente dito (quando faz com que a matéria seja revista em instância superior).

O que é carta testemunhável e para que serve?

Trata-se de um recurso residual, utilizado para que um outro recurso já interposto seja devidamente encaminhado para a instância superior para sua análise, devendo ser requerido ao escrivão ou secretário do Tribunal, no prazo de 48 horas após o despacho que denegar o recurso interposto.


Qual é a natureza jurídica do recurso de carta testemunhável?

A carta Testemunhável trata-se de um recurso que tem por finalidade provocar o conhecimento ou processamento de outro recurso quando este for obstado pelo juízo a quo. Trata-se de recurso negligenciado, porém com notável utilidade prática.

Quem julga a carta testemunhável?

A competência para julgar a carta testemunhável é do Juízo ad quem ao qual seria remetido o recurso se este fosse provido e remetido. Os arts. 640 a 642 do Código de Processo Penal trazem os aspectos formais que a carta testemunhável terá.

Qual o prazo para interposição de carta testemunhável?

A carta testemunhável será requerida ao escrivão, no prazo de quarenta e oito horas; não positivada a hora da intimação, a dilação será de dois dias. Parágrafo único. Na petição, o testemunhante indicará as peças do processo que deverão ser trasladadas.

Carta testemunhável – com professor Fernando Capez


32 curiosidades que você vai gostar

Qual o prazo do Rese?

O RESE será cabível se o provimento em questão estiver previsto no rol do Art. 581 do Código de Processo Penal, bem como se a decisão interlocutória não tiver sido expressamente excluída do seu âmbito de incidência. O RESE somente poderá ser interposto se a decisão tiver sido proferida por juiz singular.

Quando é cabível a revisão criminal?

É cabível a revisão criminal também nos casos do Tribunal do Júri, podendo o tribunal competente “confirmar a condenação, ou, no juízo revisional, alterar a classificação do crime, reduzir a pena, anular o processo ou mesmo absolver o condenado, nos termos do art. 626 do CPP” (STJ, REsp 1.304.155/MT, j.

Como é o julgamento da carta testemunhável?

A finalidade da carta testemunhável é de que um recurso não aceito em primeiro grau seja aceito por um tribunal ou que um recurso aceito, porém sem seguimento pelo juízo de piso, tenha seu segmento para o juízo superior. Vale ressaltar que a carta testemunhável é um recurso subsidiário.

O que é o tribunal ad quem?

De forma inversa, na linguagem jurídica, diz-se “Juízo ad quem” para se referir ao tribunal de instância superior para onde se encaminha o processo, ou seja, para quem se recorre.



Outras questões

Como o fone de ouvido pode prejudicar a audição?

O que homem de Câncer gosta de ouvir?

O que é a inclusão através do esporte adaptado?

Como homem apaixonado faz amor?

Como um homem deve tratar a sua namorada?

Como o governo brasileiro passou a atuar para resolver os problemas enfrentados pelos produtores de café?

O que fazer quando não há reciprocidade?

Como o granito é usado na construção civil?

Para que o guaraná é utilizado atualmente?

Como o signo de Gêmeos demonstra interesse?

Como o homem é visto no realismo?

Como as pessoas são enviadas para o espaço?

Como o gás natural se transforma em energia elétrica?

Como desbloquear todos os itens do The Sims 4?

Como lidar com a falta de privacidade em casa?

Como funciona cartão Starbank?

Quanto tempo demora para a pupila dilatada voltar ao normal?

O que é o sistema australiano?

Como calcula o coeficiente de rendimento da faculdade?

Como é o funcionamento do cilindro mestre?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - bix.pt