Já notou que a partir de certa idade as crianças querem ganham relógio? Isso acontece mais ou menos aos seis anos, idade onde elas começam a aprender a ver as horas e a ganhar pequenas responsabilidades com a ajuda desse acessório.
Comece a explicação falando que o ponteiro menor é o das horas e o maior é o dos minutos. Depois mostre à criança, de preferência num relógio grande como os de parede, que a cada espaço entre um número e outro em que o maior ponteiro girar, significam cinco minutos de tempo passados.
Aprendendo tabuadas de multiplicação
Aos 7 anos, a noção de multiplicação começa a ser compreendida e, aos 8 anos, já estão aprendendo as tabelas de multiplicação.
Mas, como trabalhar as noções de tempo na escola, especificamente na Educação Infantil?Usar a rotina como aliada. ... Utilizar uma linguagem precisa. ... Tenha, em sala de aula, ferramentas que fazem referência ao tempo. ... Usar a natureza como aliada.
Aponte para ele em cada número, sem tirar o ponteiro dos minutos do 12. Diga ao seu filho que, sempre que o ponteiro menor aponta para um número e o ponteiro maior está no 12, é porque são 00 minutos: "É 1h00 agora. Agora, são 2h00. São 3h00 etc." (da manhã ou da tarde).
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Use o ponteiro maior para ler os minutos.Quando o ponteiro menor apontar para 12, é porque é 12h ou 00h. ... Você também pode multiplicar o número apontado pelo ponteiro menor por 5 para calcular os minutos. ... Se o ponteiro maior estiver entre dois números, faça uma estimativa do horário.
1º- Iniciar o diálogo, explicando que usamos o relógio para medir o tempo. O relógio indica horas e minutos. Nos relógios de ponteiro, o ponteiro pequeno marca as horas, o ponteiro grande marca os minutos. 2°- Em seguida, convide a turma para fazer a leitura do poema O Relógio, de Vinicius de Moraes.
Estimule os alunos a se expressarem oralmente, questione-os sobre os ponteiros do relógio, para que serve o pequeno e o grande. Após a exposição dos alunos, o professor pode falar sobre o relógio analógico, explicar sobre os ponteiros, o maior representa as horas e o menor representa os minutos.
Ponteiro das horas: O ponteiro que mostra as horas é o ponteiro menor, se ele estiver apontando para o número 4 será quatro horas, se estiver apontando para o número entre 9 e 10, pode ser 9 horas e pouquinho ou quase 10. Espera-se que os alunos compreendam que o relógio é utilizado para marcar o tempo.
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