No dia 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral reuniu-se e Tancredo Neves foi eleito presidente para um mandato de seis anos com 480 votos (72,4%) contra 180 dados a Maluf (27,3%).
Lula fora para o segundo turno e acabou derrotado pelo ex-governador alagoano Fernando Collor de Mello, do Movimento Brasil Novo (PRN/PSC/PTR/PST), obtendo 46,96% dos votos válidos.
João Baptista de Oliveira Figueiredo GColSE • GCC • GCA • GCIH (Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 1918 — Rio de Janeiro, 24 de dezembro de 1999) foi um militar, político e geógrafo brasileiro. Foi o 30º Presidente do Brasil, de 1979 a 1985, e o último presidente do período da ditadura militar.
No dia 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral reuniu-se e Tancredo Neves foi eleito presidente para um mandato de seis anos com 480 votos (72,4%) contra 180 dados a Maluf (27,3%).
Médici governou sob a Constituição de 1967, que havia sido alterada pela Junta Governativa Provisória de 1969 alguns meses antes de sua posse, para ser ainda mais repressiva do que sua antecessora. Seu regime fez uso liberal de tortura e restrita censura à imprensa.
27 curiosidades que você vai gostar
17 de outubro: Presidente José Sarney sanciona a lei do divórcio que reduz o prazo de separação. 15 de novembro: São realizadas as primeiras eleições presidenciais diretas desde 1960. 16 de novembro: Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva passam para o segundo turno da eleição presidencial.
O Governo Sarney, também chamado de Governo José Sarney (15 de março de 1985 - 15 de março de 1990) foi um período da história política brasileira que corresponde à posse de José Ribamar Ferreira Araújo da Costa Sarney na Presidência da República até a sua sucessão por Fernando Collor.
No dia 9 de novembro de 1989, por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral considerou o partido ilegal e a candidatura de Silvio foi considerada inválida. Collor acabou por ser o ganhador da eleição de 1989. Silvio se candidatou à prefeitura de São Paulo em 1992, mas o partido também foi considerado ilegal.
Itamar Franco.Fernando Collor de Mello.José Sarney.Tancredo Neves.
O GOLPE DE 1964
Seis dias depois, as forças conservadoras promovem, em São Paulo, a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, manifestação que reúne cerca de 500 mil pessoas e simboliza a sustentação civil ao que estava por vir: a deposição do Presidente João Goulart pelos militares em 1º de abril de 1964.
O marechal Humberto Castello Branco foi o primeiro presidente brasileiro durante o período da Ditadura Militar. Seu governo iniciou-se a partir da escolha do marechal para presidente em eleição indireta realizada em 11 de abril de 1964 e estendeu-se até 1967.
Observação: Foi o primeiro Presidente eleito pelo voto popular depois de 25 anos de regime de exceção. Seu curto período de Governo foi marcado por escândalos de corrupção o que levou a Câmara dos Deputados a autorizar a abertura do processo de Impeachment em 02.10.1992 e Collor foi afastado do poder.
Formada a Constituição de 1934, os constituintes logo elegeram o chefe do Governo Provisório, Getúlio Vargas.
Desde a Revolução de 1930, Getúlio Vargas, na qualidade de Chefe do Governo Provisório, governava o país por decreto. Só em 1933, após a derrota da Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo, é que foi eleita a Assembleia Constituinte que redigiu a constituição do Governo Constitucional da Era Vargas.
O muro que dividiu a capital alemã, Berlim, em ocidental e oriental e que separou a população por 28 anos começou a ser derrubado na noite de 9 de novembro de 1989. O evento é celebrado até hoje como um dos eventos chave para o fim do conflito.
A queda do Muro de Berlim é o ponto culminante do vertiginoso ano de 1989. Marca a agonia do comunismo europeu e significou o fim da Guerra Fria. Desapareceu um mundo e emergiu outro, com novas regras e novíssimas desordens. O mais fascinante na cadeia dos acontecimentos é verificar que nada era fatal.
Anúncio do fim da Guerra Fria. 16 de dezembro - Rebelião na cidade de Timişoara na Roménia. 17 de dezembro - Fernando Collor de Mello é eleito presidente do Brasil. 21 de dezembro - Começa a Revolução Romena de 1989.
Em julho de 1953 atingiu o posto de coronel e no mês de setembro foi nomeado comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) de Porto Alegre. Quatro anos depois, a convite do então comandante da 3ª RM, general Artur da Costa e Silva, assumiu a chefia de seu estado-maior.
O Ato Institucional nº 5 se transformou em um instrumento de ameaça a toda e qualquer forma de resistência ao regimento militar. Os 12 artigos e 15 parágrafos do Ato apresentavam um modo de governar sem nenhuma democracia, pois de acordo com o documento apenas o presidente deveria decidir por todos do país.
Humberto Castello Branco (1964-67); Artur Costa e Silva (1967-69); Emílio Médici (1969-74); Ernesto Geisel (1974-79);
Como protocolar uma ação trabalhista?
Como chama o penúltimo dente da boca?
Como é chamado o período de cinco anos?
O que faz alguém formado em Artes Visuais?
O que é que significa mentiroso?
Como se chama o processo que ocorre após a divisão núcleo celular e divide a célula em duas?
Como encerrar uma sessão de terapia?
Como fazer um agradecimento de TCC?
Como tirar segunda via do IPVA 2020?
Como colocar parafuso em parede?
Como tirar certificação em Scrum?
Como fingir uma dor de cabeça?
Como fazer para tirar a carteira do Cress?