A economia brasileira fechou 2021 com um crescimento econômico de 4,50%, após a forte recessão provocada pelos primeiros impactos da pandemia de covid-19 no País em 2020.
Divulgado nesta terça-feira (15) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Monitor do PIB apontou que o Brasil apresentou crescimento de 4,7% em 2021. Houve expansão nos três principais setores de atividade econômica, liderado pelo setor de serviços (4,7%), seguido pela indústria (4,4%) e pela agropecuária (0,6%).
De acordo com o levantamento, o crescimento médio dos 34 países analisados foi de 5,7% em 2021, acima do desempenho da economia brasileira. A lista do PIB de 2021 foi liderada pelo Peru, com crescimento de 13,3%. Outro sul-americano em destaque foi a Colômbia, com alta de 10,7%.
Números da economia colocam Pequim em "posição de liderança mundial", afirmam governantes. O produto interno bruto (PIB) chinês cresceu 8,1% em 2021 na comparação com 2020, superando as expectativas oficiais com um salto de 6% no crescimento econômico. É o maior crescimento do PIB do país asiático na última década.
A economia do Brasil apresenta sinais de recuperação e o PIB deve crescer 5,3% ainda em 2021 segundo relatório do FMI. As exportações cresceram 36% respondendo positivamente ao novo cenário de retomada da economia mundial.
31 curiosidades que você vai gostar
O ano de 2021 foi muito ruim para os ativos brasileiros. A guinada populista do governo e o receio com a trajetória fiscal fez os juros voltarem a patamares elevados e afugentou investidores. Primeiro ponto interessante: investidores brasileiros deixaram a bolsa.
O choque no custo da energia global, com a alta na cotação do petróleo, e os desajustes na cadeia produtiva mundial provocados pela pandemia estão aumentando as expectativas de inflação em vários países, ao mesmo tempo em que há uma redução nas estimativas de crescimento econômico.
“Para os próximos 15 anos, as projeções do CEBR indicam que o Brasil terá uma modesta melhora no ranking das maiores economias do mundo, ao subir do 11º lugar em 2021 para o 9º posto em 2036”. O estudo também atualiza as previsões para as duas maiores economias do mundo: Estados Unidos e China.
Atualmente, a economia brasileira aparece em 13º no ranking das maiores do mundo, com US$ 1,595 bilhão de valores correntes. Os Estados Unidos é o 1º, com US$ 22,939 trilhões, ou 23,4% da participação mundial. Em segundo lugar aparece a China, responsável por 17,8% da economia mundial.
Quando a amizade é verdadeira não acaba?
Como ter o cabelo repartido no meio?
Onde morreu o engenheiro André Rebouças?
Como morreu o Marechal Floriano Peixoto?
Como intimidar pessoas com o olhar?
Qual a causa da morte de Ferreira Gullar?
Como chegou ao fim à ditadura de Fulgencio Batista qual regime foi implantado em Cuba?
Como elaborar uma pesquisa de preço?
Qual a melhor maneira de ensinar as sílabas?
Como trabalhar a corporeidade na escola?
Como saber se tem alguma intimação em meu nome?
Como saber se tenho dispareunia?
Como saber se o ambiente tem energia negativa?