Quanto à produção nacional, os principais produtores são os Estados da Bahia (902 mil toneladas), Espírito Santo (630 mil toneladas), Rio Grande do Norte (106 mil toneladas) e Ceará (100 mil toneladas). No quesito exportações, o Estado do Espírito Santo responde por 50% do total.
Com 45% da produção brasileira de mamão, a Bahia é o maior produtor da fruta no país e o segundo maior exportador. O estado é seguido pelo Espírito Santo, que detém 32% da produção. O extremo sul da Bahia é onde mais se produz.
É cultivado praticamente em todos os estados da federação, mas são nas regiões Sudeste e Nordeste que se encontram instalados os principais Polos de produção da fruta no Brasil, sendo a Bahia e o Espírito Santo responsáveis por cerca de 70% da área e da produção de mamão no país.
Segundo a FAOSTAT (2015), a produção mundial de mamão atingiu 12,5 milhões de toneladas em 2013, tendo como principais produtores a Índia, Brasil, Indonésia, Nigéria e México. O Brasil, segundo maior produtor, responde com 12,6% da produção mundial.
São Paulo segue no alto como o maior produtor nacional de frutas, tendo colhido 15,6 milhões de toneladas em 2015 de acordo com a pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As espécies mais colhidas no Estado foram laranja, banana, limão, tangerina e melancia.
24 curiosidades que você vai gostar
"A Bahia hoje é o principal estado da região em termos de produção agropecuária, não só pela sua extensão como por sua diversidade de produção", destaca o coordenador de agropecuária do IGBE, Octávio Costa de Oliveira.
No meio do sertão surge o maior polo exportador de frutas do país. O vale do rio São Francisco, na divisa de Pernambuco com a Bahia, é referência em tecnologia e qualidade de produto. Mais de 35 mil hectares de produção de frutas colorem de verde a paisagem árida do sertão.
Segundo o IBGE, a estimativa da produção nacional em 2021 é de 7 milhões de toneladas em uma área de 465,9 mil hectares. O Brasil é o quarto maior produtor de banana do mundo, atrás apenas da Índia, China e Indonésia.
Brasil se destaca como maior produtor mundial de laranja e exportador de suco da fruta. O Brasil é um tradicional produtor de frutas cítricas. Laranjas, limões, limas e tangerinas são variedades conhecidas e que fazem parte da rotina do brasileiro, seja em consumo in natura ou em forma de sucos e sobremesas.
Os maiores produtores de abacaxi do mundo são a Costa Rica, Filipinas e Brasil. O abacaxi é cultivado em todo o território nacional e grande parte da produção ocorre em pequenas propriedades, muitas delas com características de agricultura familiar.
A produção começa entre 8 e 10 meses após o plantio, produzindo em média 40t/ha/ano.
Centro de Origem → América Central, próximo ao Golfo do México. Disseminado, a partir do século XVI, da região Norte da América do Sul e da América Central, por navegantes Espanhóis e Portugueses, foi introduzido em regiões tropicais e subtropicais do mundo.
De setembro a janeiro há oferta abundante do mamão em todo o Brasil, mas a fruta pode ser encontrada durante todo o ano, já que é produzida em diferentes climas em todo o País.
Mamoeiros dão fruto o ano todo desde que tenham luz solar com fartura, não sofram de falta d água (nem de excesso) e o solo de que dispõem seja suficientemente rico em nutrientes mas, de qualquer forma, dificilmente um mamoeiro durará mais do que 3 anos com boa produção então, se você quer ter mamão fresco sempre, ...
A produção de mamão em um hectare chega à média de 200 mil quilos por ciclo. A produção média em 30 dias é de 11 mil quilos.
A edição de 2020 divulgou que o Rio Grande do Norte, em 2019, produziu 356,7 mil toneladas de melão (61% da produção brasileira), e em 2020 exportou 161,1 mil toneladas da fruta (68% do total exportado).
Município produziu 564,6 mil toneladas da fruta, em 2017, gerando R$ 228,6 milhões. Casa Branca (SP) foi o maior produtor de laranja do Brasil em 2017, segundo pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na quinta-feira (13).
Os números são grandiosos. O Brasil produz todos os anos cerca de 20 milhões de toneladas de laranja, limão e tangerina. Com isso, somos o maior produtor de frutas cítricas do mundo, representando cerca de 25% de total global.
São Paulo concentra 78% da produção nacional de laranjas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O principal cinturão citrícola brasileiro se estende até Minas Gerais, responsável por 6% do total produzido no País, especialmente no Triângulo Mineiro.
O maior produtor é a China com uma área cultivada de mais de um milhão de hectares e uma produção anual de mais de 56 milhões de toneladas. O Brasil, naquele ano, produziu segun- do a FAO, 4.167.629 toneladas em uma área de 63.980 hectares, alcançando uma produtividade média de 65,14 toneladas por hectare.
Os estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina são os principais produtores, que juntos participam com 50,7% da produção nacional da banana.
Argélia, Líbia e Tunísia não produzem bananas, mas a Tunísia tem um imposto de 36% sobre bananas importadas e apenas alguns comerciantes têm licença para importar a fruta.
Os três maiores produtores são China, Índia e Brasil, participando com 45,9% do total mundial. A China lidera a produção de frutas e é a segunda força nas exportações do setor. Índia e Brasil têm suas produções destinadas principalmente aos seus mercados internos com participações menores no comércio mundial.
Área plantada
O guaranazeiro é uma planta nativa da Amazônia, no entanto, o maior Estado produtor é a Bahia. A área plantada no Brasil em 2017 foi de 10.719 hectares, de acordo com dados divulgados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2018.
Em 2020, o Rio Grande do Sul liderou a produção nacional que se estendeu por 19 unidades da Federação, com 51,2% do volume. É seguido por Pernambuco (24,4%) e São Paulo (10,4%). Na sexta posição, o Paraná colheu 53,2 mil toneladas de uvas em 3,6 mil hectares em 2020, o que representa 3,8% da produção brasileira.
O que significa furadeira e parafusadeira de impacto?
O que é escroto no corpo humano?
De quem cobrar um cheque endossado?
Quantos aros há em cada ponta do campo de quadribol?
Qual o conceito de gestão estratégica?
Quem eram os semideuses gregos?
Qual estado mais perigoso do Brasil 2021?
Qual o significado de sumariada?
Quanto tempo dura a afinação de um piano?
Porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza?