Um cubo formado por arestas medindo 1 metro (m) cada, possui capacidade de 1000 litros, pois: V = 1m * 1m * 1m = 1m³. Um cubo formado por arestas medindo 1 decímetro (dm) cada, possui capacidade de 1 litro, pois: V = 1dm * 1dm * 1dm = 1dm³ = 1 litro.
1 dam³ = 10.000 de litros. 1 m³ = 1.000 de litros. 1 dm³ = 1 litro. 1 cm³ = 1 mililitro ou 1 ml.
Exemplo: calcular o volume de um cubo de arestas que medem 6 cm. Portanto, o volume desse cubo é igual a 216 cm³.
A fórmula da área de um quadrado é igual à medida de uma de suas arestas ao quadrado, ou seja, A = a². Como o cubo é formado por quadrados, então a fórmula da área total de um cubo é equivalente à área do quadrado multiplicado por 6.
O volume de um cubo é determinado através do produto da área da base pela altura, como já foi dito que as arestas do cubo possuem medidas iguais, então temos que V = Ab * a ou V = a * a * a → V = a³.
27 curiosidades que você vai gostar
A área de uma figura é a medida equivalente a sua superfície. Para calcularmos a área de uma superfície, geralmente, multiplicamos a base (b) pela altura (h) do objeto.
Como calcular o volume? O volume é dado pela multiplicação da altura (h), largura (a) e comprimento (b). Note que as figuras planas não possuem volume, pois só têm duas dimensões. Alguns sólidos como os cones, cilindros, pirâmides e esferas têm fórmulas próprias.
Para um cubo todas essas dimensões têm o mesmo valor, logo teremos 5 x 5 x 5 = 125 cm³.
A medida de volume no sistema internacional de unidades (SI) é o metro cúbico (m3). Sendo que 1 m3 corresponde ao espaço ocupado por um cubo de 1 m de aresta. Neste caso, o volume é encontrado multiplicando-se o comprimento, a largura e a altura do cubo.
Para compreender de forma simples, vamos exemplificar. Digamos que um objeto apresenta 1,5 metro de altura, 2 metros de comprimento e 1,5 metro de largura. Usando a fórmula, temos que: V = 1,5 x 2 x 1,5 = 4,5 m³
Quando falamos em volume, estamos nos referindo ao espaço ocupado por um corpo sólido, por um líquido ou por um gás. Quando você vai comprar um caminhão-pipa de água potável, deve observar a capacidade que corresponde ao reservatório de sua casa e a capacidade do caminhão.
Todo corpo ocupa um espaço com medidas de comprimento, largura e altura e, portanto, ele possui volume. de um sólido regular é igual ao produto de suas medidas (área da base x altura). As suas medidas devem estar na mesma unidade de medida. Temos no caso da figura 1 um cubo de aresta 1m e, portanto, v= 1m3.
O volume de um paralelepípedo retangular é dado pela fórmula (L⋅l⋅h) onde L representa o comprimento, l a largura de um lado e h la altura.
Exemplo: Qual o volume de um cubo de aresta 4 cm? Fórmula: V = a³ , então V = 4³ = 4 ∙ 4 ∙ 4 = 64 cm³ Resposta: A medida do volume do cubo é de 64 cm³.
1 - Qual o volume de um cubo de aresta 4,3 m? Fórmula: V = a³ , então V = 4,3³ = 4,3 ∙ 4,3 ∙ 4,3 = 79,507 m³ Resposta: O volume de um cubo de aresta a = 4,3 m será de V = = 79,507 m³.
As arestas, como dito, são as linhas que ligam uma vértice a outra no cubo. Existem 12 (doze) arestas ao todo em um cubo. Já as faces são os lados desta figura geométrica. Existem 6 (seis) faces em um cubo.
Entenda o que é volume e as unidades de medida de volume:
A medida de volume padrão é o metro cúbico (m3), que equivale a 1000 litros.
Para calcular o volume basta multiplicar comprimento pela largura e altura.
Fórmula para calcular o volume de uma caixa
O volume de uma caixa é obtido pela multiplicação de três medidas: comprimento, largura e altura.
Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).
Para fazer o cálculo da área do quadrado é necessário realizar o produto entre dois lados. Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).
A área equivale ao tamanho da superfície, e o perímetro o resultado da soma dos seus lados. Em geral, para encontrar a área multiplica-se a base das figuras pela altura (h). Já no perímetro soma-se os segmentos de reta que compõem o contorno (lados).
A área de uma figura é obtida pela multiplicação da base (b) pela altura (h). E o volume é determinado pela multiplicação da altura pela largura e pelo comprimento.
Para calcular a superfície ou área do retângulo basta multiplicar o valor da base com o da altura. Portanto, o valor da área da figura é de 50 cm2.
Multiplique o comprimento pela largura do objeto.
Aqui vamos multiplicar o comprimento pela largura. Em nosso exemplo vamos multiplicar 60 × 50 (a largura). 60 × 50 = 3000.
É difícil instalar um ar condicionado split?
Como finalizar relatório de aluno educação infantil?
Como fixar a sonda nasoenteral com micropore?
Como congelar mais de uma coluna no Excel 2010?
Pode instalar cortina no teto de gesso?
Qual caneta escreve em vidro permanente?
O que fazer para fixar o lápis de olho?
O que fazer para limpar parede de madeira?
Como colocar uma pedra de granito na parede?
Como se controlar para não rir?
Como configurar o roteador D Link DI 524 pelo celular?
O que colocar para finalizar um currículo?
Como executar o servidor local do PHP?
Como gerar código de acesso do MEI?
Quanto tempo leva para sair o pedido de pensão alimentícia?
O que é código de estabelecimento TFE?