A barata de esgoto vive de 2 à 3 anos, põe ovos de 10 à 20 vezes e coloca de 12 a 20 ovos em cada ooteca.
Isso depende da espécie. A mais comum nas cidades, a chamada barata “de esgoto” (Periplaneta americana), pode atazanar nossas vidas por até três anos! Outra espécie que às vezes dá as caras nos centros urbanos, a “francesinha” ou “alemãzinha” (Blatella germanica), dura pouco mais de um ano.
A cada instar, a barata se parece mais com uma barata adulta. Em algumas espécies, esse processo leva apenas poucas semanas. Em outras, como a da barata oriental, ele leva entre um e dois anos.
As baratas são insetos onívoros, ou seja, comem qualquer coisa, tendo principal atração por doces, alimentos gordurosos e de origem animal. Uma curiosidade é que podem viver uma semana sem beber e até um mês sem comer.
O “voar das baratas” está intimamente ligado ao período de acasalamento, geralmente ocorrendo durante o verão. A barata de esgoto é capaz de viver até 4 anos, enquanto a francesinha não vive mais do que 1 ano. Ambas gostam de se refugiar em frestas e fendas, locais onde passam cerca de 75% dos seus dias.
36 curiosidades que você vai gostar
Ótimo Veneno para Barata Francesinha e de Esgoto
O mata barata Blatacel S é uma opção eficiente e com preço acessível para controlar a presença de baratas em casa. Sua formulação utiliza a Sulfluramida como ativo e, segunda a marca, é perfeita para o controle de baratas francesinhas (blatella germanica) e de esgoto.
A solução mais recomendada para acabar com baratas francesinhas é usar inseticida em gel ou na forma de spray. Basta localizar onde está o foco da infestação e aplicar esse produto sobre a superfície de armários, em frestas ou buracos.
Ciclo de vida
As ninfas são menores que as adultas, não possuem asas e são sexualmente imaturas. A francesinha vive em média 9 meses, põe ovos em média 5 vezes ao longo de sua vida e coloca de 30 a 50 ovos por vez. A barata de esgoto vive de 2 à 3 anos, põe ovos de 10 à 20 vezes e coloca de 12 a 20 ovos em cada ooteca.
Elas comem praticamente tudo. E isso inclui coisas bizarras como cola, fezes, papel, couro, outras baratas e cerveja azeda quente, que é seu alimento preferido (a única coisa que odeiam é pepino – não se sabe por quê).
Elas não possuem olhos privilegiados, são quase cegas. A antena é seu grande diferencial: é por ela que as baratas sentem gostos, cheiros, detectam vibrações, mudanças de temperatura e umidade. É também por causa das antenas que elas conseguem sair correndo antes mesmo de você chegar até elas.
Depois de carregar a ooteca no seu abdômen por até alguns dias, a fêmea os deposita em local seguro e protegido. A fêmea colocará um pouco de saliva e a ooteca ficará aderida a superfície onde foi colocada. Os ovinhos de barata eclodirão em ninfas entre 24 e 38 dias, dependendo das condições do ambiente.
Além de morder, as baratas são capazes de penetrar nos canais do nariz e das orelhas dos seres humanos. A ação da mordida pode causar feridas dolorosas e comprometer a saúde da pele.
Sim, é possível que as baratas mordam pessoas, no entanto, isso que não quer dizer que se tiver baratas em sua casa elas irão te morder. São insetos de hábitos noturnos, onívoros, as baratas podem comer qualquer coisa comestível, e os humanos não são uma exceção.
As baratas respiram através de estruturas chamadas espiráculos. Poros localizados na lateral de seu abdômen. Em contato com inseticidas, esses poros se fecham e a barata na tentativa desesperada de respirar vira de barriga para cima na tentativa de puxar o ar, e se possível se recuperar da ação do veneno.
Às vezes pode fingir-se de morta para fugir de seus predadores ou caçadores. - Porque quando a barata morre ela está virada de cabeça para baixo? As aberturas dos órgãos respiratórios da barata se encontram na parte ventral do abdômen.
A solução é uma alternativa ao inseticida em spray: basta misturar água e sabão até o líquido ficar escorregadio, e borrifar sobre o inseto quando ele aparece. O sabão age entupindo os poros da barata e a impedindo de respirar, para matar o bicho sem a necessidade de venenos.
As baratas transmitem a bactéria Salmonella causadora da salmonelose, doença que nas pessoas apresenta sintomas muito semelhantes aos de uma intoxicação alimentar (febre, diarreia e vômitos). Além diso, as baratas acumulam bactérias rastejando na sujeira e se alimentando de comida estragada.
A barata serve como fonte de alimento para esses animais, que por sua vez, desempenham um papel de controlar a população desses insetos. ... As baratas auxiliam na decomposição de cadáveres humanos e de fezes. Além disso, algumas baratas consomem papel, cigarros e plástico.
A barata descarrega em locais por onde anda secreções oriundas de glândulas localizadas no abdômem, responsáveis pelo odor nauseabundo já referido. O mau cheiro e os grânulos fecais podem inutilizar ou, pelo menos, depreciar os alimentos, especialmente as farinhas.
Devido as suas proporções é capaz de esgueirar-se por qualquer fenda, suas ninfas completam o seu desenvolvimento em menor tempo (36 dias para ir do estágio de ovo à adulta), sua ooteca possui maior número de ovos, em 300 dias (tempo médio de vida), pode gerar até 300 ovos.
Pode produzir até mais de 48 filhotes em cada bolsa de ovos e ela produz cerca de 8 bolsas de ovos por toda a vida, o que significa uma descendência direta de aproximadamente 384 baratas de somente uma fêmea em apenas 6 meses, sem contar os descendentes resultantes do cruzamento entre crias.
O corpo das baratas tem formato ovular e deprimido. Seu tamanho pode variar de alguns milímetros até quase 10 centímetros. A cabeça é curta, subtriangular, apresentando olhos compostos grandes e geralmente dois ocelos (olhos simples). Em geral são de coloração parda, marrom ou negra, porém existem espécies coloridas.
A barata francesinha, em especial, não trafega pelos esgotos. ... As baratas se instalam e proliferam ainda mais se encontrarem má higiene (alimentos expostos, louças sujas na pia, migalhas de comida no chão, entre outros), abrigo (locais quentes e úmidos) e água.
Francesinha (Blatella germanica)
Ela vive em lugares quentes e se alimenta de migalhas, ou então das sobras que ficam na louça suja. Por isso, é mais fácil vê-la no fundo dos armários, tanto na despensa quanto na cozinha. Também pode ter ninho de francesinha atrás da geladeira ou dentro do forno.
Confira 09 formas de se livrar das baratas no armário de cozinhaBicarbonato de sódio. Quando ingerido por baratas, o bicarbonato de sódio pode provocar a morte das mesmas ao reagir internamente e levar à liberação de gases. ... Vinho tinto. ... Cravo da Índia. ... Folhas de Louro. ... Sal amoníaco. ... Naftalina. ... Iscas para baratas. ... Inseticidas.
O que pode ser alegado na impugnação?
Qual a base da progressiva G Hair?
Qual o tipo de foz da bacia platina?
O que o excesso de gases pode causar?
Quais são os horários de pico da academia?
Como fazer a senha do cartão Ourocard fácil?
Qual o prazo para pagar a execução?
Qual melhor TV Samsung ou TCL?
Como matar a bactéria da candidíase?
Quanto maior a velocidade mais devagar o tempo passa?
Quando é indicado o cuidado paliativo?
Qual cerveja tem maior teor alcoólico do Brasil?
Como tirar licença ambiental para loteamento?
Quanto tempo para fazer efeito alprazolam?