As renas destacam-se pela presença de grandes chifres tanto em machos quanto em fêmeas. Nas fêmeas, no entanto, os chifres são menores. As fêmeas vivem em média de 12 a 16 anos, e os machos apresentam uma média de vida inferior.
As renas vivem em rebanhos que atravessam longas distâncias entre seu habitat de inverno e o de verão. Elas se alimentam de capim e de outras plantas, bem como de uma espécie de líquen conhecido como “musgo das renas”. O acasalamento acontece no outono. Os machos lutam pelas fêmeas para acasalar.
Encontrada no Hemisfério Norte, a rena (Rangifer tarandus) habita áreas de tundra e florestas boreais na Euroásia, América do Norte e Groelândia.
No inverno, essa espécie precisa cavar na neve para encontrar comida. Eles cavam usando seus chifres e comem líquens, mais conhecidos como musgos de rena.
O Pastor Finlandês da Lapônia, também conhecido como Nordic Spitz e Lapponian Herder, tem origem na Finlândia onde, por centenas de anos, é usado como pastores de renas. A raça foi aceita oficialmente em meados de 1950.
31 curiosidades que você vai gostar
A cor, no verão, é parda e no inverno varia entre o pardo-claro e o esbranquiçado. Ambos os sexos possuem hastes sendo as das fêmeas mais pequenas.
As renas são animais herbívoros, ou seja, alimentam-se apenas de vegetais, como capins, arbustos e líquens. Geralmente apresentam um comportamento seletivo ao se alimentar, escolhendo plantas com botões florais e folhas desdobradas.
Quando precisam ficar quentinhas, um grande mecanismo das renas para lidar com temperaturas baixas são seus focinhos: conseguem reduzir a temperatura do ar expirado para algo em torno de 21ºC, o que preserva calor - no ser humano, por exemplo, a temperatura de saída é 32ºC.
Elas gostam de líquens
Para se adaptar ao ambiente severo em que vivem, não são muitas as opções de alimentos que possuem. Por isso, as renas adoram os líquens, principalmente os da espécie Cladonia rangifera, ou “musgo de rena”, como é popularmente conhecido.
Rena (Rangifer tarandus; do nórdico antigo hreinn pelo francês renne) ou caribu (na América do Norte) é um cervídeo de grande porte que habita a tundra e florestas boreais da Groenlândia, Escandinávia, Rússia, Alasca e Canadá. ... A Rena é um animal considerado símbolo do natal,por ser o animal do grande Papai Noel.
Renas não ocorrem no Brasil”, salienta. Os cervos-do-pantanal são originalmente habitantes do sul da Floresta Amazônica. Os animais chegam a pesar 130 quilos e costumam ser encontrados em planícies alagadas.
A população de renas selvagens e de caribus foi reduzida em mais da metade no Ártico. Um novo relatório sobre o impacto das mudanças climáticas na região revelou que o número de animais passou de quase 5 milhões para cerca de 2,1 milhões nas últimas duas décadas.
As renas são os animais escolhidos pelo Papai Noel para puxar o trenó sobre o qual ele faz sua jornada do pólo norte e traz muitos presentes para crianças pequenas. Havia originalmente oito renas, ou seja, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donder e Blitzen.
De acordo com a equipe de cientistas, o nariz da rena é vermelho por ser rico em microvasos por onde passam grandes quantidades de células vermelhas do sangue (hemácias). ... Essa “microcirculação nasal”, portanto, seria essencial para que Rudolph conseguisse “puxar o trenó do Papai Noel” em temperaturas extremas.
O corpo das focas é coberto de pelos, que junto com a sua camada de gordura ajudam no controle da temperatura corporal. Esses animais pesam até 100 kg, possuem pescoço curto e um corpo hidrodinâmico, que favorece seu deslocamento na água.
Pelos nas folhas: o desenvolvimento de pelos em algumas espécies ajuda a manter o gelo longe da planta em si, evitando a entrada do frio na célula da planta, o que poderia ocasionar na morte do vegetal. Esse é o caso da grama, por exemplo.
Aves no inverno: como os pássaros se protegem do frio? Penas não são fonte de calor, mas um isolante térmico. Por isso que proporcionar um local agradável e sem uma corrente de ar forte é fundamental para quem tem aves.
Vamos entrar no clima e imaginar que o trenó do bom velhinho é algo real, que, segundo a tradição, é puxado por nove renas: Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupido, Donner, Blitzen e o encantador Rudolph, que usa seu nariz vermelho e luminoso para guiar as companheiras durantes nevascas e tempestades.
As Renas são mamíferos herbívoros que habitam na Tundra Ártica (Canadá, Alasca, Rússia, Gronelândia e norte Europeu).
Não têm um território especial: embora costumem voltar para a mesma área. não vacilam em deixá-la se forem perturbados. Os alces são encontrados nas florestas pantanosas da Europa e América setentrionais.
Qual é a influência da internet na vida das crianças e jovens?
Pode usar dois tipos de shampoo?
O que rima com trabalho infantil?
Como dar brilho em metal dourado?
O que aconteceu com todo dia Pabllo Vittar?
O que fazer se o INSS indefere pedido de auxílio-doença?
O que fazer quando a ansiedade aumenta a pressão?
Qual é o Jutsu mais forte de Sakura?
Quanto vale 1 dezena de milhar?
Como tirar mancha de tinta acrilex da roupa?
Qual o horário que a energia elétrica é mais barata?
Como desvincular CPF do chip vivo?
O que fazer no panamá em 5 dias?