Praticado por atletas cegos, o futebol de 5, ao que tudo indica, surgiu na Espanha, por volta da década de 1920. ... Os atletas de linha usam vendas nos olhos para evitar qualquer vantagem dos que apresentem percepção luminosa, enquanto o goleiro consegue enxergar normalmente.
Modalidade é exclusivamente praticada por atletas da classe B1 (cegos totais) que não têm nenhuma percepção luminosa em ambos os olhos; ou que têm percepção de luz, mas com incapacidade de reconhecer o formato de uma mão a qualquer distância ou direção.
Nesta quinta-feira (1), a seleção brasileira de futebol de 5 enfrenta o Marrocos em duelo válido pela semifinal dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. A partida acontece no Aomi Urban Sports Park a partir das 7h30 (horário de Brasília) e você assiste ao vivo pelo OTD.
As principais características que diferem essas duas modalidades são: enquanto o Futebol de 7 é disputado por atletas com paralisia cerebral, o Futebol de 5 é voltado para jogadores com deficiência visual. ... Já no Futebol de 7, os pênaltis somente são necessários se não houver um vencedor no tempo adicional (20 minutos).
O objetivo é balançar a rede adversária. A bola tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção.
Cada time é formado por cinco jogadores: um goleiro, que tem visão total e quatro na linha, totalmente cegos e que usam uma venda nos olhos para deixá-los todos em iguais condições, já que alguns atletas possuem um resíduo visual (vulto) que dão, nesta modalidade, alguma vantagem a estes.
B1 - Atletas totais ou quase totalmente cegos; desde a não percepção da luz até à percepção da luz mas com a impossibilidade de reconhecer a forma de uma mão. B2 - Atletas com visão parcial; conseguem reconhecer a forma de uma mão com uma acuidade visual de 2/60 ou um campo visual de menos de 5 graus.
Em relação à bola do futebol de 5, ela também é adaptada. Seu tamanho é de 60 a 62cm de circunferência e seu peso entre 5g. Quica menos que as bolas de futebol e futsal e possui guizos no seu interior para direcionamento sonoro no transcorrer do jogo.
Futebol de 5 é a modalidade de futebol para deficientes visuais. Na paralimpíada, o esporte é exclusivamente masculino – assim como acontece no Futebol de 7. Durante a partida, todos os jogadores em linha utilizam vendas, com o objetivo de igualar os níveis da deficiência visual. O goleiro, entretanto, enxerga normalmente.
Cada time é formado por cinco jogadores – um goleiro e quatro na linha. Diferentemente de um estádio convencional de futebol, as partidas de futebol de 5 são silenciosas, em locais sem eco. O jogo tem dois tempos de 25 minutos e intervalo de 10.
O futebol para deficientes visuais, também conhecido como futebol para cegos e futebol de cinco, é uma adaptação do futebol para atletas com deficiências visuais.
A participação do futebol de 5 nos Jogos Paralímpicos aconteceu, pela primeira vez, em Atenas 2004. Também neste evento, o Brasil foi o campeão, ao superar, nos pênaltis, os argentinos por 3 a 2. A Seleção Brasileira possui mais três títulos paralímpicos: Pequim 2008, Londres 2012 e, recentemente, no Rio 2016, quando sagrou-se tetracampeão.
Como é feita a contagem de dias do atestado médico 2021?
Qual o valor do Fiat Mobi 2022?
Qual é a tensão máxima para o nível lógico baixo?
Quais os produtos para usar no banho de lua?
Quanto custa a grama da prata hoje?
O que substitui a cadeira extensora?
Qual o tipo de energia que menos agride o meio ambiente?
Como saber uma conta da Caixa pelo CPF?
Qual tamanho de um litro de whisky?
Qual o técnico mais vitorioso do The Voice Brasil?
É normal uma pressão 12 por 10?
Como evitar o consumo da bateria do celular?