O processo produtivo de têxteis de algodão no caso brasileiro envolve sete etapas fundamentais: cotonicultura, algodoeira, fiação, tecelagem, tinturaria e acabamento, indústria de vestuário e distribuição varejista.
Fio Uma vez limpo e pronto para ser transformado em tecido, o algodão é colocado no processo de fiação. Grandes máquinas, que podem processar até 45 kg de algodão por hora, pegam a fibra e a torcem, dobram e extraem em um fio. Essas máquinas giram o fio até que ele tenha textura, o que lhe confere espessura adequada.
É importante evidenciar que o processamento de sementes de algodão envolve etapas diferenciadas como a colheita mecanizada, descaroçamento, deslintamento mecânico em conjunto com o químico, secagem de sementes sem linter, pré-limpeza, classificação em mesa de gravidade, tratamento de sementes, envasamento e ...
É realizado nas usinas algodoeiras e consiste resumidamente na separação da fibra e das sementes por processos mecânicos, com a mínima depreciação das qualidades da fibra. O processo preza por manter as qualidades e características que atendam às exigências das indústrias de fiação, tecelagem e têxtil.
A Fiação pode ser definida como uma sucessão de operações através das quais se transforma uma massa de fibras têxteis inicialmente desordenadas (flocos) em um conjunto de grande comprimento, cuja seção possui algumas dezenas de fibras mais ou menos orientadas e presas a si mediante uma torção.
Os fios são transformados em tecidos através de uma técnica chamada tecelagem e o método mais antigo conhecido é aquele feito no tear, manualmente. Consiste num entrelaçamento de fios colocados em sentidos diferentes: na longitudinal (urdume) ou na transversal (trama).
A separação dessa fibra das sementes é realizada através de máquinas dotadas de rolos ou serras, sendo uma das primeiras etapas do processo de beneficiamento. ... O processo de beneficiamento separa o línter da semente do algodão, através da ruptura das fibras em sua base.
Entre agosto e setembro, as árvores dessa espécie começam a dar frutos e dispersam suas sementes envoltas em paina (1).
Tecelagem Para transformar o fio de algodão em tecido, é preciso tecê-lo. A tecelagem é o processo de tomar o fio e entrelaçá-lo em um padrão horizontal (urdidura) e vertical (trama) para que o fio se torne o que nós conhecemos como tecido.
Fio Uma vez limpo e pronto para ser transformado em tecido, o algodão é colocado no processo de fiação. Grandes máquinas, que podem processar até 45 kg de algodão por hora, pegam a fibra e a torcem, dobram e extraem em um fio.
Neste ano, o preço do algodão esteve em alta, devido a uma demanda grande pelo produto, justamente quando os seus maiores produtores – China e Índia – estavam sofrendo com inundações, o que impediram o ritmo de produção habitual.
Grandes máquinas, que podem processar até 45 kg de algodão por hora, pegam a fibra e a torcem, dobram e extraem em um fio. Essas máquinas giram o fio até que ele tenha textura, o que lhe confere espessura adequada. Para transformar o fio de algodão em tecido, é preciso tecê-lo.
Como consultar meu contrato com a Oi?
O que são habilidades e competências de acordo com a BNCC?
Qual o prazo ideal para cortar o cabelo?
Como os pássaros ajudam no ciclo vital da planta?
O que é tensão superficial do pulmão?
Qual foi a primeira forma de organização do território brasileiro?
Qual o papel do sistema imune contra o câncer?
Como identificar a fase silábica?
Como saber se é a hora de beijar?
Qual a importância do pH para a absorção dos fármacos?
O que é terceiro interessado no processo?
Qual a relação entre o desenvolvimento sustentável e a TI Verde?