O cloro é um elemento químico, símbolo Cl, número atômico 17. Está contido no grupo dos halogênios e é o segundo halógeno mais leve, após o flúor. Sob condições normais é um gás de coloração amarelo esverdeada, onde forma as moléculas diatômicas.
O número atômico pode ser definido como o número de cargas positivas (prótons) existentes no núcleo dos átomos. O número atômico, simbolizado pela letra Z, corresponde à quantidade de prótons existentes no núcleo do átomo de determinado elemento químico.
O cloro é um elemento químico de símbolo Cl e número atômico 17 (17 prótons e 17 elétrons), com massa atômica 35,5 u.
O cloro é um elemento químico com símbolo Cl, número atômico 17, massa atômica 35,5.
Com auxílio de uma tabela periódica, pode-se concluir que o cloro é um halogênio do grupo 3 e possui 17 elétrons na camada de valência.
18 curiosidades que você vai gostar
Um átomo de cloro (17Cl35) eletricamente neutro possui 17 prótons, 17 elétrons e 18 nêutrons (n = A – Z = 35 – 17 = 18).
O número atômico é indicado pela letra (Z). Pode-se dizer que o número atômico é igual ao número de prótons do núcleo. Se o átomo for neutro, é igual ao número de elétrons também.
Esse é o nome do elemento batizado como Oganesson, cuja sigla oficial é Og e com número atômico igual a 118.
O átomo de cloro apresenta 20 nêutrons.
Por exemplo, 75% do cloro natural é constituído de 17 prótons e 18 nêutrons, e 25% contém 17 prótons e 20 nêutrons.
Cl. Peso atômico (massa atômica relativa): De 35,446 a 35,457 . Se você precisa de um valor único, indico que utilize 35,45.
Cada elemento químico da tabela periódica é identificado por um número atômico, que corresponde ao número de prótons (carga positiva) do átono do elemento. Quando o átomo estiver em seu estado fundamental, o número de elétrons (carga negativa) sempre será igual ao número de prótons.
Potássio: família IA, metal, carga 1+
O nome dado à partícula iônica Cl- é cloreto, o qual é o ânion de muitos sais de importância comercial. “O cloro, na forma de íon cloreto (Cl-), é um dos principais ânions inorgânicos em águas naturais e residuárias.
Número de prótons no núcleo = 17; Massa atômica = 35,5 u; Massa molar = 35,5 g/mol; Número de níveis de energia = 3 (K, L, M);
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.
Assim no isótopo do cloro (1735Cl), por exemplo, o número de massa é 35, que é a soma dos 17 prótons com os 18 nêutrons existentes no seu núcleo. Já a Massa Atômica representa algo muito diferente. Ela não é simplesmente a soma das massas dos prótons e dos nêutrons.
O cloro apresenta dois isótopos na natureza, o cloro-35 e o cloro-37, sendo que a abundância do Cl-35 é de 75% e do Cl-37 é de 25%. A massa atômica média desses átomos é: (75*35 + 25*37)/100 = 35,5 u.
(UFRGS_RS) O elemento cloro apresenta massa atômica igual a 35,453 u.
Como informar condutor em multa?
Como ingressar na Pós-graduação UFPR?
Como ser cabo temporário do Exército?
Como funciona um sistema Kanban na gestão de estoque?
Quem ganha o Master Chef Junior?
Como funciona o personagem Kamir?
Como usar Android Auto no Media Nav?
Como funciona MasterChef 2020?
Qual a quantidade de menos pontos da Tele Sena?
Qual o objetivo do Google Meet?
Como funciona o Marketplace Amazon?
O que fazer quando levar golpe no mercado livre?
Para que serve o Mercosul resumo?
Porque a tricomoníase é considerada uma infecção sexualmente transmissível?