A acerola, azerola, cerejeira-do-pará, cerejeira-de-barbados ou cerejeira-das-antilhas é um arbusto da família das malpighiáceas. O fruto se dá numa árvore chamada aceroleira. Tem origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul.
Nome científico: Malpighia punicifolia L.
Nome Científico: Malpighia glabra L. Nomes Comuns: ACEROLA, CEREJA-DAS-ANTILHAS. Família: Malpighiaceae.
A seguir, veja os principais benefícios da acerola e se há contraindicações.Fortalece o sistema imunológico. ... Previne o envelhecimento precoce. ... Previne problemas gastrointestinais. ... É benéfica para o coração. ... Faz bem para a tireoide. ... Contribui com a absorção do ferro. ... Melhora a função cerebral. ... É benéfica para a visão.
O cultivo de acerola teve um forte crescimento a partir do final do século XX, sendo hoje uma importante cultura da Região Nordeste do Brasil, principalmente na agroindústria de polpa de fruta congelada.
37 curiosidades que você vai gostar
Foram os imigrantes japoneses que trouxeram a acerola para o Brasil, cultivando-a inicialmente na região amazônica. A partir do latim “ficus” surge o figo, fruto da figueira, que está no idioma português desde o século 13. Curiosamente, há uma ligação dessa fruta na origem da palavra fígado.
Terceira mulher a concluir o curso de engenharia agrônomica no estado, no ano de 1948, Maria Celene Ferreira Cardoso de Almeida trouxe as primeiras sementes da fruta ao território nacional. O nome acerola sequer existia – as sementes eram de “cereja das antilhas”.
O suco de acerola pode ser consumido todos os dias, mas o ideal é que a bebida tenha pouco ou nenhum açúcar, tendo em vista que a fruta já tem um açúcar natural.
Rica em fitoativos anti-inflamatórios, a acerola possui cerca de 23 vezes mais vitamina C do que a laranja, com 1677 mg contra 65mg.
Além, de vitamina C, a acerola é rica em vitamina A, ácido fólico, riboflavina B2, niacina, fósforo, manganês, magnésio, cálcio, ferro, potássio e cobre. Suas As fibras alimentares ajudam no bom funcionamento do sistema digestório, ajudando a eliminar aquilo que não é bom para o organismo.
Não se deixe enganar pela aparência: ambas as frutas fazem uma grande diferença na dieta. Antes de tudo, cabe ressaltar que a acerola é a fruta à esquerda da imagem, enquanto a pitanga está à sua direita. À medida que passamos os olhos pela tabela nutricional abaixo, fica claro que elas têm bastante coisa em comum.
Quando madura, a Acerola é vermelho brilhante, por fora, parecido com uma cereja. Mas, ao contrário da sua sósia, A polpa é alaranjado leve, quando maduras, e possui um sabor que vai do azedo ao ácido adocicado, a fruta contém cerca de 80 por cento de suco e 3 sementes.
Efeito antioxidante
Classificada como um antioxidante, a vitamina C também é importante para o tecido conjuntivo e atua na formação de uma proteína empregada na construção da pele, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos.
Existem mais de 40 variedades de acerola que são cultivadas no Brasil e as principais são Apodi, Cabocla, Cereja, Okinawa, Rubra e Sertaneja. A aceroleira é uma planta rústica que se desenvolve bem em clima tropical e subtropical, sendo resistente à temperatura próxima a zero grau Celsius.
Características físicas do pé de acerola. O pé de acerola é uma árvore que pode alcançar até 4 metros de altura, quando plantados no solo. Para o plantio em vasos, a sua altura também é satisfatória, crescendo entre 2 e 3 metros em vasos grandes. Além disso, os seus galhos são finos, mas muito rígidos.
Camu-camu. De origem amazonense, é a fruta com maior índice de vitamina C: cerca de 2880 mg 100 g de polpa, contra 40 mg para a mesma quantidade de laranja.
A fruta com o mais alto teor já descoberto dessa vitamina é o camu-camu, originário das regiões alagadiças da Amazônia chamadas de igapós. De cor vinho e do tamanho de uma jabuticaba, o camu-camu apresenta concentração média de 2 880 miligramas de vitamina C para cada 100 gramas de polpa.
Alimentos ricos em vitamina CAcerola - 1.800 mg;Kiwi - 91 mg;Laranja - 55 mg;Suco de limão puro - 79 mg em 100 ml;Morango - 60 mg;Abacaxi - 50 mg;Salsa - 183 mg;Tangerina - 45 mg.
Como há poucos estudos a respeito das propriedades da acerola, não há registros oficiais de contraindicações exatas quando se trata de seu consumo. Recomenda-se apenas o seu consumo moderado (não mais do que 6-8 acerolas por dia), principalmente para aqueles que têm sensibilidade e irritação gástrica.
Consuma mais frutas cítricas
Abacaxi, acerola, laranja, limão e maracujá possuem citrato, que é um colaborador natural preventivo na formação de pedras.
Por ser uma fonte de potássio, a acerola ajuda a regular a pressão arterial diminuindo os riscos das pessoas que sofrem com hipertensão.
A acerola chegou ao Brasil em 1958. Adaptou-se e disseminou-se pelo território brasileiro através do empenho pessoal da engenheira agrônoma e professora, Maria Celene Ferreira Cardoso de Almeda, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que a trouxe da Costa Rica, na bagagem pessoal.
Além disso, contém as vitaminas A, B1, B2 e B3 e cálcio, ferro e fósforo. No Brasil, a acerola começou a ser cultivada no início do século XX, no estado de Pernambuco. Hoje, é um produto muito importante da região Nordeste, típico das pequenas propriedades.
Como fazer uma planilha de custo de funcionários?
Como podemos nos comunicar usando a arte como forma de expressão?
Como fica o peito depois da mastite?
Como as bases neutralizam a ação dos ácidos?
Como fazer planilha de contas Excel?
Como ganhar dinheiro no celular 2020?
Quais são os princípios fundamentais de contabilidade PFC?
Como ganhar dinheiro com imóveis comerciais?
Qual a importância dos níveis de organização do corpo humano?
Como ganhar dinheiro apenas clicando em anúncios?
O que fazer para ter mais ousadia?
Qual é o significado de orientação espacial?
Como ganhar dinheiro usando Wi-fi?
Qual a melhor mira para subir capa no Free Fire?
Como descontar cheques Pré-datados em dinheiro no ato?
Como podemos regionalizar o mundo * sua resposta?
Como melhorar a ergonomia no processo logístico de armazenagem?