A Contabilidade Societária tem como foco principal o patrimônio e as suas avaliações, de modo que a sua principal peça é o balanço patrimonial. Já a contabilidade pública utiliza as informações do balanço de resultados, que trata de que maneira foram arrecadados o dinheiro e como ele foi aplicado.
A contabilidade societária faz a análise das empresas de acordo com as normas técnicas da CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) e por isso, os sócios devem fornecer informações para que o profissional contábil possa construir uma estrutura.
A contabilidade societária avalia as leis relativas à constituição das sociedades, empresas que devem ser registradas diretamente na Junta Comercial ou cujas pessoas jurídicas devem fazer o registro civil. Essa designação surgiu somente em 2007 com a Lei n. 11.638, que aborda os aspectos contábeis societários.
Assim, a importância da contabilidade societária consiste em oferecer aos gestores a certeza de que todo processo societário ocorrerá de forma adequada, permitindo a todos que foquem em questões estratégicas e operacionais da empresa, deixando a parte burocrática para um contador especializado.
O principal objetivo da contabilidade pública é calcular, analisar e gerar informações orçamentárias, econômicas e financeiras para auxiliar os gestores das entidades públicas a tomar sempre as melhores decisões. Também está vinculada ao controle patrimonial de órgãos e entidades do setor público.
36 curiosidades que você vai gostar
Dentre as características da contabilidade pública que a diferenciam da contabilidade de interesse privado, podemos destacar que ela visa melhorar as atividades sobre atos financeiros, orçamentários e patrimoniais do Estado. Inclui, por exemplo, uso de contabilidade societária e tradicional.
A Contabilidade Pública registra a previsão da receita e a fixação da despesa, estabelecidas no Orçamento Público aprovado para o exercício, escritura a execução orçamentária da receita e da despesa, faz a comparação entre a previsão e a realização das receitas e despesas, controla as operações de crédito, a dívida ...
A contabilidade também auxilia na gestão da empresa por meio do controle financeiro, que inclui análise de risco, controle orçamentário e auditorias. O objetivo é garantir a saúde financeira, controlar custos e monitorar os indicadores econômicos da organização, tais como liquidez, rentabilidade e atividade (rotação).
O principal objetivo da contabilidade gerencial é facilitar o planejamento, o controle, a avaliação de desempenho e a tomada de decisão.
Como montar uma planilha para controle de frota?
Como usar o vale das lojas Americanas?
Como montar uma lavanderia doméstica?
O que é preciso para montar uma fábrica de tijolos?
Quantas gotas de Tylemax para um adulto?
Como tirar informe de rendimentos de conta encerrada Bradesco?
Como higienizar a seda de vidro?
Como montar uma oficina de motos Sebrae?
Como ocorre a ação terapêutica do óleo essencial no organismo?
Como fazer um controle de estoque de EPI?
Qual é a relação entre a política e as condições de vida da sociedade?
Como esterilizar gaita de boca?