Por meio do acesso aos serviços de saneamento, como abastecimento com água tratada e coleta e tratamento de esgoto, é possível reduzir as internações por doenças de veiculação hídrica e proporcionar um ambiente mais saudável para as pessoas.
A importância do saneamento básico começa por sua influência na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo. O contato com esgoto e o consumo de água sem tratamento estão ligadas à altas taxas de mortalidade infantil.
Assim, como se pode ver, os investimentos em saneamento ambiental são essenciais na melhoria da saúde pública. Contribui não somente para a redução dos gastos com internações, mas também melhora a taxa de mortalidade infantil e o número de casos de doenças infecciosas.
O termo saneamento básico define um conjunto de procedimentos adotados por um governo com o objetivo de proporcionar uma situação higiênica saudável para sua população. Com estas medidas, é possível garantir a qualidade de vida e a promoção da saúde, evitando assim a proliferação de doenças.
A contaminação das águas naturais representa um dos principais riscos à saúde pública, sendo amplamente conhecida a estreita relação entre a qualidade de água e inúmeras enfermidades que acometem as populações, especialmente aquelas não atendidas por serviços de saneamento.
De acordo com a Lei nº 11.445/07, podemos definir o Saneamento Básico como sendo “o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas”.
Um fato interessante é que o cidadão reconhece a importância do saneamento básico, porém não se mobiliza para cobrar melhorias. De acordo com o diretor do IBOPE, Hélio Gastaldi, as pessoas estão tendo mais conhecimento sobre o saneamento e seus efeitos e caminham para uma maior mobilização a longo prazo.
No nosso dia a dia, muitas vezes, não nos damos conta de como o saneamento básico está presente em nossas vidas. Algumas atividades já estão tão incorporadas em nosso cotidiano que não imaginamos mais nossa sociedade sem elas. Abaixo, detalhamos cada um dos serviços.
A organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a cada um real investido em saneamento se economiza quatro reais em saúde. O organismo ainda afirma que 88% das mortes por diarreias no mundo são causadas pelo saneamento inadequado. Em 2013, o DATASUS revelou que ocorreram 340 mil internações por infecções gastrointestinais no país.
Com estas medidas, é possível garantir a qualidade de vida e a promoção da saúde, evitando assim a proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente e facilita-se a atividade econômica.
Como ver se eu passei no Encceja?
Como saber quantas vezes seu artigo foi citado?
Quais foram os quatro períodos da República no Brasil?
Como ativar o cadastro no Nube?
Como liberar crédito no cartão Sicoob?
Como saber o número total de curtidas no Instagram?
Como ver o histórico privado do iPhone?
Como ver saldo do cartão transporte Santos?
Como calcular a porcentagem de horas trabalhadas?
Qual a menor tela de notebook?
Qual o salário base de um dentista?
Como saber qual o salário de um vereador?
Quem pode ser responsável perante a Receita Federal?
Quais são os desconto no salário 2021?
Como saber em qual termo estou na faculdade?
Como ver saldo do Brasil Card?
Será que jornalismo é para mim?