Embora a origem do perfume esteja no Egito, foram os gregos que aperfeiçoaram a perfumaria. “Diferente dos egípcios, que praticamente inventaram a perfumaria e o formato de perfumação, os gregos criaram fórmulas. Eles foram responsáveis por diversificar o uso de perfumes”, explica Helen.
O primeiro perfume feito exclusivamente para uso pessoal foi feito para a Rainha Elizabeth da Hungria, e tornou-se conhecido em toda a Europa como Água Húngara. O aroma era composto maioritariamente por ingredientes naturais, tais como alecrim e tomilho.
Os perfumes são compostos basicamente de: mistura de fragrâncias (óleos essenciais que formam os odores básicos do perfume, lembrando que nenhum perfume é composto somente de um único aroma), solventes (geralmente o etanol, que, por sua vez, contém certa quantidade de água) e fixadores.
Perfume (do latim fumus) é uma mistura de óleos, álcool e água, cuja função é proporcionar um agradável e duradoura fragrância de aroma agradável a diferentes objetos, principalmente ao corpo humano.
Com origem no Egito, o perfume surgiu da necessidade de aromatizar o corpo humano e objetos por maior tempo. Ele era usado em deuses, defuntos e, só se incorporaram aos costumes de faraós e alguns membros da corte (privilegiados) após um longo tempo.
17 curiosidades que você vai gostar
A princípio a base dos perfumes era cera, óleos vegetais, gorduras e sabões de ervas misturados. Posteriormente, no século I o vidro foi descoberto, dando ao perfume uma fase e uma face nova. Isso porque ele passou a ganhar diferentes cores e formas e diminuiu a sua inconstância.
Os perfumes chegam no Brasil através da coroa portuguesa, durante o reinado de Dom João VI, no século XIX. O hábito de se perfumar era europeu e não dos índios, mas afeitos aos banhos diários, e nem dos negros que assimilaram, em parte, a cultura dos banhos indígenas.
Imperial Majesty de Clive Christian
O mais caro perfume do mundo (está no Guiness Records) vem em frasco de cristal Baccarat de 500 ml, arrematado por um diamante de cinco quilates. À venda por US$ 215 mil.
As matérias-primas são os ingredientes utilizados para a formulação do perfume. Naturais ou sintéticas, elas formam a paleta do perfumista e são combinadas entre si para compor uma criação original.
Quando os esportes eram praticados antigamente?
Como passar as coisas de um E-mail para outro?
Como transferir o dinheiro do Coinbase?
Quanto tempo demora o reembolso do Uber?
Quais os sintomas de falta de ferro no sangue?
Como saber se o seu gato é de raça?
Como trabalhar com pessoas metódicas?
Qual é a voltagem de um peixe elétrico?
Quanto ganha um profissional de Arduino?
Como é o revestimento do fígado?
Como devemos trabalhar com o teatro na sala de aula?
Qual a característica e importância de trabalhar as inteligências múltiplas Segundo Gardner?
Qual é a diferença entre caboclo e orixás?
Qual a diferença entre o cartão Visa e Mastercard?