pescador ou captador de óleo: peça responsável por colher o óleo do cárter; bomba de óleo: equipamento que suga o óleo do cárter e o distribui ao motor; filtro de óleo: parte que filtra as impurezas do sistema; válvula de alívio de pressão: mecanismo de segurança do sistema.
É indicado substituir a bomba quando se repara peças internas do motor, assim como checar os componentes do motor, verificar folgas e o tubo de sucção de óleo, conhecido como pescador, sempre que trocar a bomba de óleo.
De forma simples, a bomba de óleo utiliza o movimento do motor para bombear o óleo, do qual fica depositado no cárter para os componentes do mesmo. Esse é um processo simples, mas que garante o bom funcionamento do motor.
O primeiro sinal é quando o painel de luz acende. Quando isso acontece, é muito provável que o problema esteja na bomba de óleo. Além da luz do painel acesa, o motor do carro também começa a fazer um barulho de “batimento”. ... Uma válvula travada fechada provoca excesso de pressão e danifica o filtro de óleo.
Não é bem assim: quando a luz pisca (ou acende), pode realmente ser falta de óleo no cárter. Mas o que faz a lâmpada brilhar é falta de lubrificação no motor. ... Quando a luz de alerta se acende e o nível da vareta indica falta de óleo, a solução é simples: basta completar.
Alguns podem achar preciosismo, mas eu também trocaria a bomba de óleo do motor. Com mais de 100.000 km, se o motor fundir por falta de lubrificação, o conserto ficará muito caro em relação ao valor do carro.
De acordo com os técnicos da Urba Brosol, não existe uma quilometragem indicada para a troca da bomba de óleo, porém o desgaste da bomba, como de todos os componentes que recebem lubrificação, está diretamente ligado à troca adequada de óleo, seguindo recomendação da montadora.
Essa parte inferior da bomba, que está em contato com o óleo no cárter, é chamada pescador.
Nele há uma válvula reguladora de pressão e um canal interno. Na prática, o óleo que chega até o filtro sai puro pelo outro canal, sendo impulsionados pela bomba. Quando o filtro já está saturado, esse óleo sujo acaba contaminando o motor, pois o filtro perdeu sua eficiência.
Sabemos que o óleo lubrificante é essencial para a preservação e bom funcionamento do motor. Mas como se dá o funcionamento do sistema de lubrificação do motor?
Primeiramente, o óleo fica armazenado no cárter e, em seguida, a bomba o suga do reservatório por meio do pescador e o passa pelo filtro para retirar suas impurezas. Após a filtragem, o óleo é distribuído pelo sistema, lubrificando os componentes móveis e as paredes internas do bloco de cilindros.
Óleo do motor: é o componente mais importante do sistema. Sua classificação varia de acordo com o tipo e modelo do motor, levando em consideração itens como viscosidade e índices de desempenho. A durabilidade do motor se dá com base na maneira como é utilizado.
Quem são os principais organismos produtores nos ambientes aquáticos?
Como entrar com ação de usucapião no cartório?
Qual o bioma da América do Norte?
Qual é a função de um juiz federal?
Como se classificam as pesquisas quanto a abordagem do problema?
Quais as formas de citação no processo penal?
Quais são as características do magnetismo?
Quais são os materiais supercondutores?
Quais são as ferramentas do Lightroom?
Quais são os principais indicadores de produtividade?
Qual é o feriado de 9 de julho em São Paulo?
O que são taxas Aeroportuarias?
Quando devo receber vale alimentação?
O que é o poder disciplinar do empregador?
Quais são os principais desafios da educação?