juíza
Feminino: juíza. Plural: juízes. Ver também resposta à dúvida: juiz / juíza.
Gramaticalmente, são chamadas de vocativos. Servem para que você CHAME O JUIZ (a). Ex.: Ao entrar ao gabinete/vara, fala-se: “Meritíssimo/ Excelentíssimo, posso entrar?" VOSSA EXCELÊNCIA/SUA EXCELÊNCIA: Ambos são pronomes de tratamento.
Vimos que há acento agudo no "i" e no "u" quando essas vogais (tônicas) são as segundas de um hiato, desde que sós ou acompanhadas de "s" (coíbe, faísca, Jaú, balaústre). É por isso que há acento em "juíza" e "raízes", mas não em "juiz" e "raiz".
Meritíssimo e excelência são os vocábulos mais comumente utilizados e os dicionários comuns chegam a atribuir a meritíssimo o sentido de sinônimo de juiz.
O feminino da palavra compadre é comadre: O padrinho da minha filha é meu compadre.
Esse é um post bem rápido, só para ensinar a forma certa de se dirigir a um juiz em audiências: ↣ Chame-o de “EXCELÊNCIA”. Essa é a nomenclatura correta. ↣ Quando quiser falar com ele, diga “EXCELÊNCIA, PELA ORDEM” e aí você faz o seu requerimento e observações.
Ao separarmos a palavra (Ju-í-zes) a consoante `` z ´´ passou a fazer parte da sílaba seguinte (zes), fazendo com que a segunda vogal do hiato `` i ´´ ficasse sozinha. Explicação: Por isso a palavra Juízes leva acento...!
Juízes de primeiro grau serão julgados por desembargadores do Tribunal de Justiça, e, em caso de recurso, pelos ministros do Superior Tribunal de Justiça. Mas quem dará a última palavra serão os ministros do Supremo Tribunal Federal.
A palavra juíza aparece registada em dicionários do século XX, como por exemplo o Grande Dicionário da Língua Portuguesa, de António de Morais Silva, (1949-1958), com estas definições: «forma feminina de juiz», «mulher que julga, mulher que exerce as funções de juiz».
A forma correta da palavra é juiz, sem acentuação gráfica. Já o feminino de juiz, a palavra juíza se escreve com o acento agudo, conforme a Língua Portuguesa. E você deve estar se perguntando o porquê de juiz não ter acento, sendo que juíza, que é uma palavra parecida, tem né?
Da consulta que fiz neste "fórum" constatei que é "pacífico" o entendimento de que uma mulher que exerce as funções de magistrada judicial deve ser designada por juíza. Devo dizer que sempre tive relutância em utilizar tal expressão pois, para além de "não me soar bem", não entendo por que motivo juiz tem de ser um substantivo do género masculino.
O feminino de juiz é juíza. Os substantivos terminados em –z são, em geral, comuns de dois, à excepção de palavras como andaluz , aprendiz, juiz e petiz, que têm forma feminina: andaluz – andaluza ; aprendiz – aprendiza ; juiz – juíza ; petiz – petiza .
É possível parcelar cirurgia plástica?
Quanto contribuir para o INSS facultativo?
Como pagar o IPVA em Santa Catarina?
Como liberar espaço da memória do celular LG k10?
Como é a pessoa de Áries no amor?
Quando deve ser pago o terço de férias?
Como liberar app no Family Link?
Onde pagar boleto com desconto?
O que fazer para perder gordura visceral?
Como dar baixa em protesto pela internet?
O que significa ler com eficácia?
Como fazer carteirinha de estudante para pagar meia entrada?
Como ativar o Avast Driver Updater?
O que fazer para desprezar o marido?
Como é o pagamento por meio do débito automático?