Fordismo é um termo que se refere ao modelo de produção em massa de um produto, ou seja, ao sistema das linhas de produção. O Fordismo foi criado pelo norte-americano Henry Ford, em 1914, revolucionando o mercado automobilístico e industrial da época.
Método de produção criado por Henry Ford
O fordismo surgiu com o objetivo de sistematizar a produção em massa. ... Uma das características do fordismo era o formato em que o veículo era produzido. Cada profissional era responsável por uma área específica da montagem, feita em uma esteira rolante.
Veja as principais características do Fordismo:
Padronizou a fabricação; Dividiu o trabalho em tarefas menores, dessa forma cada trabalhador ficou responsável por algo; Diminuiu os custos e, assim, os produtos também foram vendidos por menores preços; Os funcionários foram desqualificados e desvalorizados no mercado.
O Fordismo funciona a partir de três princípios básicos: intensificação, economia e produtividade. A intensificação consiste na redução do tempo de produção e, consequentemente, do tempo de espera até que o produto chegue ao consumidor.
O Fordismo e o Toyotismo são dois modelos de produção criados para otimizar a eficiência e a produtividade de indústrias. Contudo, são sistemas totalmente diferentes: O fordista foca na produção em massa. O toyotista tem como princípio a produção sob demanda.
21 curiosidades que você vai gostar
O Fordismo é um modelo de Produção em massa que revolucionou a indústria automobilística a partir de janeiro de 1914, idealizado pelo empresário estadunidense Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company, quando introduziu a primeira linha de montagem automatizada.
Henry Ford e o Fordismo
Foi a partir dela que ele estabeleceu sua doutrina, seguindo 3 princípios básicos: Intensificação: permite dinamizar o tempo de produção; Economia: tem em vista manter a produção equilibrada com seus estoques; Produtividade: visa extrair o máximo da mão de obra de cada trabalhador.
Podemos destacar alguns dos benefícios do Fordismo:Produção em massa para atender grandes demandas;Baixos custos de produção;Rapidez no atendimento ao cliente (graças aos estoques).
Vantagens e desvantagens
O Fordismo, apesar de ser bom para os empresários que investiam no negócio, era negativo para os funcionários. Esses não recebiam mais qualificação, executavam um trabalho repetitivo e desgastante e, além disso, recebiam baixos salários, já que o intuito era reduzir os preços da produção.
Como é a digestão dos Poriferos?
Como funciona o placar de tênis de mesa?
Como se dá a construção de uma narrativa digital *?
O que é esgrima e suas regras?
Quais os tipos de anestesia para cirurgia?
Como funciona o refil do McDonalds?
Como se dá a aprendizagem para Piaget?
Como ocorre a distribuição da ventilação nos pulmões?
Quais os tipos de jogos de azar?
O que é foraclusão do nome-do-pai?
Como funciona o contrato parcial?
Qual a forma de transmissão da doença priônica conhecida como Kuru?
Como ocorre a criação de uma estatal?
Quanto custa um hidrômetro da CEDAE?
Como ter uma aranha de estimação no Minecraft?
Qual o melhor investimento do Banco do Brasil?
Como promover a transferência de conhecimento nas organizações?