O conteúdo de umidade do solo é um valor que determina a quantidade de água em uma determinada porção conhecida de solo; ele pode ser expresso como uma porcentagem, água pelo peso ou volume do solo, ou polegadas de água por pé de solo.
O cálculo do teor de umidade é efetuado dividindo-se a massa da água contida na amostra de solo pela massa seca das partículas sólidas do solo, sendo expresso em porcentagem.
Como medir o teor de umidade em alimentos? O procedimento padrão normalmente é a perda por secagem usando o forno de secagem. Como este procedimento é demorado, o analisador de umidade halógeno é frequentemente usado como um instrumento rápido, preciso e confiável para medir o teor de umidade em alimentos.
O Teor de sólidos é expresso em porcentagem e é calculado dividindo a massa de sólidos obtida após secagem / pela massa total da amostra x 100.
2) Determinação da umidade ótima e da densidade aparente seca máxima. A massa específica seca máxima é 1,595 g/cm3 (ou peso específico seco máximo de 15,95 kN/m3) e o teor de umidade ótimo é de 21,1%. w = 18,35% e ρd =1,479 g/cm3 Será necessário acrescentar água para atingir o teor de umidade ótimo.
Uma forma simples de medir a umidade é utilizando dois termômetros: um deles com o bulbo seco e o outro com o bulbo úmido, isto é, envolto em uma gaze úmida. O valor da temperatura medido com o termômetro úmido é menor porque a água evapora esfriando o bulbo.
Dependendo da quantidade de água armazenada no solo, ele poderá apresentar três níveis distintos de umidade, que são:
No inverno, é comum a umidade relativa do ar nas grandes cidades cair até abaixo dos 30%. Algo preocupante, quando se sabe que o ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que ela varie entre 50% e 80%. É por isso que, quando os níveis estão entre 20% e 30%, as regiões entram em estado de atenção.
Geralmente, uma semente em boas condições de armazenamento tem de 13% a 14% de umidade”, comenta.
O controle e a previsão da umidade do solo são essenciais para o crescimento ideal da safra. O monitoramento preciso da umidade do solo permite o controle eficiente de nutrientes e outras entradas. A moderna tecnologia de monitoramento de cultivos permite um controle automático da umidade do solo.
Os métodos diretos incluem a extração de água de uma amostra de solo por meio de evaporação, lavagem e reação química. O cálculo da umidade do solo é baseado no peso da água extraída e no nível da secura. Os métodos indiretos incluem a medição das características do solo, dependendo do conteúdo de água.
No Brasil a determinação da umidade do solo é padronizada pela norma NBR 6457/2016 - Amostras de solo - Preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização.
Níveis suficientes de umidade do solo são uma condição importante para a formação adequada das plantas e para o alto rendimento das culturas. Para a planta, a água serve não apenas como um agente de restauração de umidade, mas também como um regulador de temperatura.
Qual o melhor horário para tomar vitamina de zinco?
Quanto tempo demora uma transferência do PayPal para o banco?
Qual a importância da BR-364 para o estado de Rondônia?
Qual a importância do tecido conjuntivo em nosso organismo?
Porque meu filho não fala mamãe?
O que comer para prisão de ventre?
Qual é o significado do artigo 180?
Quem é o namorado da Karin Uzumaki?
Como Peixes demonstra interesse?
O que acontece na 8 temporada de Heartland?
Quais as principais doenças caninas e seus sintomas?
Para que serve o diclofenaco dispersível?
O que é empowerment nas empresas?