A unidade SI de resistência de um condutor é o ohm (Ω) em homenagem ao físico alemão Georg Simon Ohm (1787-1854). Nos circuitos de corrente contínua, a resistência (resistência óhmica) é a soma das resistências dos vários elementos que integram cada circuito.
De modo geral, os resistores podem ser classificados como Ôhmicos e Não Ôhmicos. Um resistor é dito Ôhmico quando a sua resistência não depende do valor absoluto nem da polaridade da diferença de potencial aplicada, e Não Ôhmico se o valor da resistência depender da tensão aplicada.
Usando a primeira lei de Ohm podemos calcular a Resistência aplicando-se a fórmula: R = V / I. Resistência = Tensão dividida pela Corrente.
Tipos de Resistência elétrica:Resistência Elétrica Aletada para aquecimento de ar;Resistência elétrica tipo tubular;Resistência Elétrica tipo Tubular imersão;Resistência Elétrica Tubular sobre borda;Resistência Elétrica para estufas e fornos;Resistência Elétrica para bancos de aquecimento;
A resistência elétrica é definida como a capacidade que um corpo tem de opor-se à passagem da corrente elétrica. A unidade de medida da resistência no SI é o Ohm (Ω), em homenagem ao físico alemão George Simon Ohm, e representa a razão volt/Ampére.
18 curiosidades que você vai gostar
A resistência muscular pode se dividir em aeróbico e anaeróbico e ambos se fragmentam em dinâmico ou estático.
Calcular a Reatância IndutivaFórmula. Usamos a seguinte fórmula para calcular a reatância de uma bobina: XL = 2πfL. ... Exemplo. Vamos calcular a reatância de uma bobina cuja indutância é de 200 mH, quando atravessada por uma corrente elétrica de frequência igual a 30 kHz. ... Resumo da Reatância Indutiva. ... Referências.
A lei de ohm é bem simples, quando temos o valor de duas dessas grandezas é possível encontrar a terceira variável, para isso basta usar uma fórmula que é: V=R.I. Através da variação dessa fórmula podemos encontrar as outras variáveis, como por exemplo: I=V/ R ou R=V/I.
Cálculo da Frequência
Para realizar o cálculo através deste método utilizamos a seguinte fórmula: f = 1 / T.
Obtém-se as tensões dividindo-se as forças medidas nas prensas pela área da seção transversal da barra, e a deformação (alongamento específico) dividindo-se o alongamento pelo comprimento ao longo do qual ocorre a deformação.
A resistência dos resistores pode ser medida no multímetro, movendo o seletor para a seção “Ω”. O multímetro permite medir resistências desde alguns ohms até no máximo 2 mega ohms (2 milhões de ohms). As 5 posições do seletor são suficientes para medir com uma precisão razoável a maior parte dos resistores mais comuns.
Dessa maneira, os resistores ôhmicos ou lineares são aqueles que obedecem a primeira lei de ohm (R=U/I). A intensidade (i) da corrente elétrica é diretamente proporcional a sua diferença de potencial (ddp), chamada também de voltagem.
a) Resistores ôhmicos são aqueles que apresentam resistividade variável. b) Resistores ôhmicos são aqueles que apresentam resistência elétrica constante. c) Resistores ôhmicos são aqueles cuja resistência não depende do formato do resistor.
Denominamos condutores ôhmicos ou lineares aqueles que obedecem à Lei de Ohm, ou seja, aqueles em que a relação V/i é constante. Os metais, na sua maioria, são resistores ôhmicos, quando mantemos constante suas temperaturas.
Classificação dos Resistores
De modo geral, resistores são classificados em ôhmicos e não-ôhmicos. Chama-se de resistor ôhmico aquele que segue a Lei de Ohm, a qual diz que, quando se mantém a temperatura constante, a razão , ou seja, a própria resistência elétrica, também se mantém constante.
A equação U = R.i é frequentemente denominada de 1ª lei de Ohm, mas essa equação é utilizada para definir o conceito de resistência e pode ser também aplicada para materiais não ôhmicos.
Essa fórmula traduz a lei de Joule, que pode ser enunciada da seguinte forma: “A energia elétrica dissipada em um resistor, num dado intervalo de tempo ∆t, é diretamente proporcional ao quadrado da intensidade de corrente que o percorre.”
A fórmula completa para o cálculo da reatância indutiva é XL = 2πƒL, onde L é a indutância, medida em Henries (H).
...
Além disso, é possível medir a resistência de um componente facilmente com auxílio de um multímetro.ΔV é a tensão, medida em Volts (V). ... I é a corrente, medida em Ampères (A).
A reatância indutiva depende da indutância do indutor e da frequência da corrente. A partir dessa definição escolha a alternativa que descreve qual a frequência uma bobina de 20mH de indutancia terá uma reatância de 100ΩΩ? Nota: 20.0 A f=100Hz B f=796Hz Você acertou!
Temos 3 principais tipos de força e vamos descrever melhor abaixo, sendo elas: isotônica, isométrica e isocinética.
A resistência muscular é a capacidade do músculo para exercer repetidamente a força contra a resistência. Realizar repetições múltiplas de um exercício é uma forma deresistência muscular.
A resistência anaeróbica pode ainda ser dividida em duas fontes de energia: 1 – A resistência anaeróbica lática: é a resistência anaeróbica feita por meio de esforços intensivos e com duração acima de meio segundo.
Qual é o significado da atividade física?
Como ativar pedra de proteção?
Qual melhor TV Cristal ou LED?
Quanto é uma respiração normal?
Quando o corpo começa a se desenvolver?
Qual é a função da insulina no organismo?
Qual o Igp-m dos últimos doze meses?
Como é que se escreve boa tarde em inglês?
Porque o SUS é uma conquista popular?
Qual é o sentido do verso diz que tá gelatina?
Quem é o líder religioso da umbanda?
O que colocar na máscara para potencializar?
Quem foi Taylor e quais suas contribuições para a administração?