Rousseau pensava a educação guiada não pelo divino e nem pelo destino e sim pela razão. Ele propunha uma educação que tomasse conhecimento do homem como essência e ao mesmo tempo ética, ou seja, um homem ideal para a sociedade que deveria integrar-se.
No contexto de sua época, Rousseau formulou princípios educacionais que permanecem até os nossos dias, principalmente quando afirmava: que a verdadeira finalidade da educação era ensinar a criança a viver e aprender a exercer a liberdade.
Rousseau defende totalmente a educação natural ou primeira, porque a lei sempre está preocupada somente com os bens e tão pouco com as pessoas, por terem como objetivo a paz e não a virtude, assim é a família que transmiti ao filho os verdadeiros valores de um bom cidadão, apesar que é a sociedade que molda as crianças ...
Principais Ideias
Rousseau era a favor do “contrato social”, forma de promover a justiça social que dá nome a sua principal obra. Apregoava que a propriedade privada gerava a desigualdade entre os homens. Segundo ele, os homens teriam sido corrompidos pela sociedade quando a soberania popular tinha acabado.
O objetivo da educação na infância era de preparar o indivíduo em sua natureza humana para ser uma pessoa de caráter, capaz de viver em sociedade, prepará-lo para todas as condições humanas. Rousseau menciona que a educação formadora é fruto da natureza, dos homens e das coisas.
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O autor no século XVIII, já propunha que a criança primeiramente brincasse e praticasse esportes, pois através da brincadeira, aprenderia a linguagem, o canto, a aritmética e a geometria, e assim, criaria princípios para construção de sua autonomia.
Resposta Esperada: Rousseau acreditava na contribuição da educação física nas funções motoras e identificou que as atividades físicas para as crianças ajudam em seu desenvolvimento cognitivo, por isso tornam-se essenciais para seu desenvolvimento.
O filósofo chamou o procedimento de educação negativa, que consiste, em suas palavras, não em ensinar a virtude ou a verdade, mas em preservar o coração do vício e o espírito do erro. Desse modo, quando adulto, o ex-aluno saberá se defender sozinho de tais perigos.
Para Durkheim, a educação teria como função substancial transmitir o legado sociocultural de um determinado contexto, tendo como resultado um processo de socialização que possibilitaria a constituição do que ele denomina de “ser social”.
Neste artigo, exporemos os princípios pedagógicos formulados por Rousseau, os quais conforme sua filosofia são derivados da natureza. A ênfase é dada nos dois princípios fundamentais, quais sejam: o princípio da natureza benigna do homem e o da liberdade.
Jean-Jacques RousseauAs injúrias são as razões dos que não tem razão. ... Na juventude deve-se acumular o saber. ... Quem mais demora a fazer uma promessa é quem a cumpre mais rigorosamente. ... A alma resiste muito mais facilmente às mais vivas dores do que à tristeza prolongada.
Rousseau tinha uma tese que aparece em toda a sua obra: a de que o ser humano é melhor quando está mais próximo da natureza. Rousseau aprendeu a gostar do contato com o ambiente natural, sem intervenção humana, desde sua juventude. Em Emílio, ele já defendia o contato da criança com a natureza sempre que possível.
Durkheim defende que o melhor método para se explicar a função do “fato social” na sociedade, seria através da observação, de maneira semelhante ao adotado pelos cientistas naturais, levando-se em conta, entretanto, que o objeto do estudo dentro da Sociologia tem peculiaridades próprias, distintas dos fenômenos ...
Durkheim coloca que os sistemas educativos ao se desenvolverem sempre dependeram seja da religião, da organização política, do desenvolvimento das ciências, do estado da indústria. O descolamento destes sistemas das causas históricas seria torná-los incompreensíveis.
Para Durkheim, a educação é vista como instituição integradora essencial a ordem social. Já Marx acredita que a educação é um espaço de reprodução ideológica dos interesses das classes dominante (burguesia).
A liberdade para Rousseau (1996) é a obediência às leis produzidas pela vontade geral, vontade esta que representa o querer do homem, eis o motivo por Bobbio (1987) caracterizar a sociedade rousseauniana como uma democracia-autônoma.
Rousseau, por outro lado, defende a democracia participativa, direta, afirmando que "Na verdade, as leis são as condições da associação civil. O povo submetido às leis deve ser o seu autor, só aos que se associam cabe reger as condições da sociedade" (Rousseau, 1995:99).
Na Educação Física (assim como em outras práticas educacionais), o conhecimento produzido, explicita ou implicitamente, sustenta visões de homem, mundo, sociedade, assim como diversas formas de interação humana e papéis sociais que refletem uma forma de organização sócio-político-econômica.
A Educação Física cria um forte elo com a Filosofia, acreditando ser possível tornar-se uma área com viés mais reflexivo. Fugindo do conformismo a Educação Física poderá abandonar rótulos tradicionalistas e contribuir de forma significativa, intervindo com conhecimento de causa na formação do indivíduo como um todo.
A motricidade humana é entendida como a ciência que estuda o ser humano e os movimentos do corpo em relação ao mundo interno e externo, que representa a agregação de representações mentais e corporais capazes de facilitar o desempenho das funções psíquicas.
Pestalozzi também absorveu de Rousseau a ideia de que uma boa educação é aquela que forma o indivíduo para “os bens e males desta vida”. Por isso, a educação deve consistir mais de exercícios do que de preceitos. Ela deve ser o resultado especialmente de práticas, muito mais do que de exposições teóricas.
Na linha de seu pensamento político e social, Rousseau realiza uma grande contribuição para a pedagogia com o seu pensamento filosófico sobre a educação. Assim, em Emílio, ou da Educação, ele propõe uma evolução natural da criança e do homem, que ele afirma serem nobres por natureza.
A teoria durkheimiana estuda a função da instituição social, sua constituição e seu enfraquecimento, que o sociólogo chamará de "anomia". A instituição social seria o conjunto de regras e artifícios uniformizados socialmente para conservar a organização do grupo e, por isso, são tradicionalistas por essência.
O objeto da sociologia, para Durkheim, são os famosos fatos sociais, que iremos explicar minuciosamente. Esses devem ser vistos pelo cientista social como “coisas”, facilitando o afastamento de pré-noções e tratando os seus objetos de estudo de maneira objetiva.
Há uma frase sábia de Rousseau que diz que o homem é produto do meio...
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