Em Biologia, diferenciação celular é o processo pelo qual as células vivas se "especializam" para realizar determinada função. Estas células diferenciadas podem atuar isoladamente - como os gametas e as células sexuais dos organismos mais pequenos, como as bactérias.
As células tronco ativam alguns genes e inativam outros no DNA e, a partir disto começam a produzir proteínas específicas para dar a forma e a função da célula. Depois de especializadas estas células não podem se diferenciar mais e nem voltarem a serem células tronco.
As células de um mesmo organismo tornam-se diferentes umas dos outras porque sintetizam e acumulam moléculas de RNA e, consequentemente, de proteínas diferentes. É por isso que elas diferem tanto em suas estruturas e em suas funções.
As células-tronco destacam-se pela capacidade de se transformar em diferentes tipos celulares, ou seja, são células com grande capacidade de diferenciação. Essas células encontram-se em um estágio em que não estão completamente especializadas, o que permite que elas sejam programadas para desempenhar qualquer função.
Esses tipos de células-tronco destacam-se pelo processo chamado de “diferenciação celular”, uma vez que apresentam alta capacidade de se transformarem em qualquer tipo de célula, gerando assim, células especializadas e de diferentes tecidos do corpo. ...
Diferenciação celular: o que é, como ocorre e mais! Aprofunde os estudos sobre células e veja como ocorre o processo de diferenciação celular! Apesar de muitos estudos, ainda sabemos muito pouco acerca das células e de suas incríveis propriedades. No entanto, já temos uma boa ideia de como alguns processos ocorrem, como a diferenciação celular.
As células diferenciadas atuam de forma isolada – como por exemplo os gametas e as células sexuais de organismos menores como as bactérias –, ou ainda agrupados em tecidos diferenciados como o ósseo e o muscular.
A palavra-chave para compreendermos o processo de diferenciação celular é inibição gênica. As células, apesar de terem o mesmo código genético, têm a capacidade de desligar ou ligar determinados grupos de genes, especializando-se em funções distintas.
Essas células, apesar de serem diferenciadas, continuam com o mesmo código genético da primeira célula, e a diferença entre elas está na inibição ou na ativação de determinados grupos de genes – estes responsáveis por definir a função de cada uma delas. Isso, além de determinar sua função, acarreta em algumas mudanças na estrutura das células.
Qual a data limite para matrícula Educação Infantil?
Qual é a posição do real no mundo?
Como saber se o peixe cascudo morreu?
É possível a revisão judicial de ato discricionário da Administração Pública?
Quais são as etapas de um aconselhamento genético?
O que fazer quando a bochecha incha por causa do dente?
Pode tirar férias antes de vencer o período aquisitivo?
Quais os limites da Defesa no processo penal?
O que colocar na laje para evitar vazamento?
Quando o RPA gera vínculo Empregaticio?
Qual o valor de um personal trainer em Curitiba?
Quanto ganha quem vende salgados?
Porque os hippies usavam drogas?
Qual é o cavalo mais caro do mundo?
Qual o limite de tolerância de ruído?
Quais a principais características de uma monarquia nacional ou Estado moderno?