Em 2019, uma em cada quatro pessoas de 18 anos ou mais de idade no Brasil estava obesa, o equivalente a 41 milhões de pessoas. Eram 29,5% das mulheres e 21,8% dos homens.
No Brasil, mais de um quinto (22%) da população adulta está obesa; o índice é de 10,8% entre os que têm de 5 a 19 anos. Segundo o relatório “Estatísticas da Saúde Mundial de 2021”, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (21).
Outro dado mostra que, em 2019, uma em cada quatro pessoas de 18 anos ou mais anos de idade no Brasil estava obesa, o equivalente a 41 milhões de pessoas. Já o excesso de peso atingia 60,3% da população de 18 anos ou mais de idade, o que corresponde a 96 milhões de pessoas, sendo 62,6% das mulheres e 57,5% dos homens.
No período, a obesidade feminina passou de 14,5% para 30,2% e se manteve acima da masculina, que subiu de 9,6% para 22,8%. Já a proporção de pessoas com excesso de peso na população com 20 anos ou mais de idade subiu de 43,3% para 61,7% nos mesmos 17 anos.
A Organização Mundial de Saúde afirma: a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde que temos para enfrentar. Em 2025, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade, isto é, com um índice de massa corporal (IMC) acima de 30.
32 curiosidades que você vai gostar
O estudo, que foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mostra que, no Brasil, a prevalência do excesso de peso aumentou de 42,6% em 2006 para 55,4% em 2019. Já a obesidade saltou de 11,8% para 20,3% no mesmo período.
Obesidade x pandemia – O Brasil é hoje um dos países com a mais alta taxa de pessoas com obesidade no mundo. No entanto, com a pandemia o quadro se agravou. Para que se tenha ideia o número de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS caiu em 69,9% em um ano, saindo de 12.568 em 2019, para 3.772 em 2020.
Está é a primeira vez que o México assume o primeiro lugar, apresentando um índice de 32,8% de obesos contra 31,8% nos Estados Unidos.
Os Estados Unidos lideram a lista, apesar de terem uma população três vezes menor que a China. Veja a seguir os 10 países com mais obesos no mundo - em números absolutos e com as porcentagens de homens e mulheres obesos.
Estados Unidos, China e Índia são as nações com maior índice de pessoas com sobrepeso e obesos, em números absolutos.
Os números colocam o Brasil entre os países mais obesos do mundo. Entre os homens, só fica atrás de China e EUA; entre as mulheres o Brasil fica em 5º, atrás também de Rússia e Índia.
"Temos ainda um aumento maior de obesidade porque ainda há consumo muito elevado de alimentos ultraprocessados, com alto teor de gordura e açúcar." Segundo ele, o excesso de peso é observado sobretudo entre pessoas de 55 e 64 anos e com menos escolaridade.
Isso pode ser consequência de dois principais fatores: Um aumento no consumo de alimentos muito calóricos, ricos em gordura e açúcar; Uma redução da prática de atividades físicas e aumento do sedentarismo. O sedentarismo e a alimentação inadequada e excessiva são, portanto, as principais causas da obesidade.
Atualmente, 40% dos adultos americanos são obesos e 18% têm obesidade grave. O número total de pessoas obesas no país passaria de 99 para 164 milhões, segundo o estudo.
O crescimento da obesidade é um dos fatores que podem ter colaborado para o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão, doenças crônicas não transmissíveis que pioram a condição de vida do brasileiro e podem até levar à morte.
Atualmente existem cerca de 672 milhões de adultos obesos mundialmente, enquanto que crianças e adolescentes em idade escolar com a enfermidade chegaram a 338 milhões, estatística que deve permanecer pelos próximos seis anos e ser reduzida apenas em 2030, segundo a Unicef.
- Na Europa e Japão a obesidade atinge 20% da população. - No Brasil a porcentagem de obesos atinge 11% da população adulta, número bastante superior de subnutridos, que é de 4%. As principais causas da obesidade é o alto consumo de alimentos não saudáveis, sedentarismo e consumo de alimentos industrializados.
Entre as principais consequências da obesidade estão o aparecimento de doenças. Isso acontece, pois o excesso de peso causa processos inflamatórios em diferentes regiões do corpo, sobrecarga ou acúmulo de gordura nas artérias (infarto) e colesterol nos vasos sanguíneos (AVC), sem contar os efeitos psicológicos.
A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.
Veja a seguir, algumas complicações decorrentes da obesidade:Diabetes mellitus tipo II.Câncer de endométrio.Colecistopatias (doenças da vesícula biliar)Esteatose hepática.Osteoartrite.Hipertensão Arterial.Doenças coronárias.Câncer de mama.
A obesidade é uma doença que, quando não tratada e remediada, pode desenvolver diversos outros problemas no organismo que levam a complicações no sistema respiratório, doenças cardiovasculares e problemas nos ossos e músculos, além de alterações hormonais.
A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso, geralmente, causado pelo sedentarismo e consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e em açúcar.
A obesidade infantil pode gerar alguns problemas de saúde, como:Colesterol alto.Pressão alta.Doenças cardiovasculares precoces.Diabetes.Problemas precoces nossos ossos.Problemas de pele como alergias pelo calor, infecções causadas por fungos e acne.
As taxas de obesidade quase triplicaram desde 1975 e aumentaram quase cinco vezes entre crianças e adolescentes. Afeta pessoas de todas as idades e de todos os grupos sociais nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, alcançando 650 milhões de pessoas em todo o mundo.
Mais de 10% da população mundial pode ser considerada obesa. Um aumento acentuado nos últimos 30 anos está levando a problemas de saúde generalizados e milhões de mortes prematuras, de acordo com um novo estudo, classificado pelo The New York Times como a pesquisa mais abrangente realizada sobre o assunto até hoje.
Como usar o corante em pó da Arcolor?
Quando a urina indica gravidez?
Como usar cola quente em papel?
Quando a mulher possui menstruação irregular?
Como usar a primeira condicional em inglês?
Como saber se combino com cabelo preto azulado?
Como fazer corante preto no Minecraft?
Como descobrir o nome da pessoa através do nº do cartão de crédito?
Como usar o corante em pó no chocolate?
Quanto tempo dura o luto da separação?
Como saber se está saindo leite da mama?
Como usar corante em pó no chantilly?