Histórico. O conceito de alimentos funcionais foi inicialmente introduzido no Japão, em referência aos alimentos usados na dieta normal que apresentavam benefícios fisiológicos ou contribuíam para a redução de doenças crônicas.
Já na década de 80, o termo "alimento funcional" foi introduzido no Japão, partindo da hipótese que a dieta alimentar teria um importante efeito nas funções do organismo, no sentido de manter o saudável funcionamento do corpo, diminuindo a incidência de doenças (COLPO; FUKE; ZIMMERMANN, 2004).
Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras.
As substâncias biologicamente ativas encontradas nos alimentos funcionais podem ser classificadas em grupos tais como: probióticos e prebióticos, alimentos sulfurados e nitrogenados, pigmentos e vitaminas, compostos fenólicos, ácidos graxos poliinsaturados e fibras.
Alimentos FuncionaisSOJA E DERIVADOS. ... PEIXES COMO SARDINHA, SALMÃO, ATUM, ANCHOVA, TRUTA E ARENQUE. ... ÓLEOS DE LINHAÇA, SOJA, NOZES, AMÊNDOAS, CASTANHAS E AZEITE DE OLIVA. ... AZEITE, ÓLEO DE CANOLA, AZEITONAS, ABACATE E FRUTAS OLEAGINOSAS (CASTANHAS, NOZES, AMÊNDOAS)
29 curiosidades que você vai gostar
Alguns alimentos funcionais podem ser: Sardinha, sementes de chia e nozes, pois são ricos em ômega 3, que ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, combatem as inflamações e ajudam a melhorar as capacidades do cérebro.
A portaria n°398 de 30/04/99, da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde do Brasil fornece a definição dos alimentos funcionais como “aquele alimento ou ingrediente que, alem das funções nutritivas básicas, quando consumido como parte da alimentação usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos ...
Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras.
Alimentos Funcionais, são todos aqueles alimentos que tenham aparência similar a um alimento convencional, sejam consumidos como parte integrante de uma dieta normal e além da sua função nutricional básica, tenham sido demonstrados que apresentam propriedades fisiológicas benéficas e/ou reduzem o risco de contrair ...
Qual o prefixo da palavra subestimar?
Porque não são todos os filmes que vão pro cinema?
Como funciona o Tiro com Arco paralímpico?
Como saber qual a idade de um cachorro?
Tem coleta seletiva em São Paulo?
O que o bicho mineiro causa no café?
Como saber a monetização de um canal no YouTube?
Como se dá a coagulação do sangue?
Como ciclo da água influencia nas plantações agrícolas e no fornecimento de água em nossas casas?
Como saber o índice da faculdade?