Segundo os historiadores, a história do casamento remonta à Roma antiga, quando teria surgido a cerimônia religiosa com a presença da noiva, vestida especialmente para a ocasião, com destaque para as flores brancas e espinhos presos ao cabelo.
O consentimento, ou a manifestação voluntária em relação à vontade de unir-se em matrimônio, passou a ser, a partir do século XII, condição para que o casamento fosse realizado. Por muito tempo o casamento foi amplamente usado na Europa medieval como modo de formar e manter alianças políticas e militares.
O sacerdote convida os noivos a expressarem o seu consentimento: . “... prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.”, sendo estas palavras intenções e promessas que pretendem cumprir durante a união.
Para começar, o casamento para essa religião não é um sacramento e, portanto, não há obrigação de se casar em um templo. Para eles, o casamento é uma instituição divina, um meio de obter as bênçãos divinas para formalização da união perante a família e a comunidade.
Ele surgiu no período da República (1890) com o decreto nº 181 do então chefe do Governo Provisório, Marechal Deodoro da Fonseca permitindo assim que duas pessoas se unissem, em contrato, com o objetivo de constituir família.
No dia 24 de janeiro de 1890, foi promulgado, pelo marechal Deodoro da Fonseca, chefe do governo provisório da então República dos Estados Unidos do Brasil, o Decreto nº 181, instituindo o casamento civil no país.
" A princípio, a ação da Igreja visou apenas a moralização do casamento do ponto de vista religioso. Porém, à medida que se foi desenvolvendo o direito canônico e, sobretudo, à medida que aumentava o poder espiritual e político da Santa Sé, começou a atribuir-se competência legislativa e jurisdicional.
As pessoas que participam dessas comunidades têm no casamento um momento de celebração de uma aliança, um pacto de amor, fidelidade e mútua assistência diante de Deus, que sela este compromisso. Aos poucos, a satisfação social e o desfile de trajes vêm sendo substituidos pela assunção de votos diante de Deus e da Igreja.
Acompanhe o restante do artigo e confira a História do Casamento | Onde surgiu e suas origens. É algo bastante nítido que o casamento é uma das várias tradições que existem na sociedade, todavia, é uma das consideradas mais antigas e espalhadas pelo mundo.
Evidentemente, o ideal cristão era abrir mão dos bens deste mundo desprezando-os, o que constituía um convite ao celibato convencional. A Europa pagã, mal batizada no ano 1000, apresentava portanto uma concepção do casamento totalmente contrária à dos cristãos.
O que fazer com trinca na parede?
Em que ep o Baby Yoda aparece?
Como saber se vou receber o auxílio emergencial?
Quais os materiais necessários para fazer um aterramento de proteção elétrico?
Como tirar cola de madeira em tecido?
Como eliminar cravo-branco do rosto?
Como preparar o solo para plantar feijão?
O que é bom para cravo inflamado nas costas?
Como preparar a terra para plantar flor-de-cera?
Como tirar cravos do nariz dermatologista?
Como preparar o solo para produzir milho?
Como acabar com rangido de madeira?
Como saber o tempo certo para colher a beterraba?
Como remover cola fixa espelho?