O ideal para o Comércio é estar entre 15% a 20%, já na Indústria o ideal é estar entre 8% a 12% e nos Serviços entre 20% a 30%. Às vezes a saúde financeira da empresa está legal, mas a margem de lucro abaixo destes valores, e está tudo bem.
Para o PROCON, a margem de lucro é considerada abusiva quando está acima de 20% entre o valor pago pelos estabelecimentos às distribuidoras e o preço cobrado ao consumidor final.
Já a margem de lucro é um percentual adicionado aos gastos, na formação do preço de venda, que integra o valor total do produto e, por esse motivo, nunca é maior que 100%.
A porcentagem de lucro ideal para cada empresa depende de uma série de fatores, entre eles o tipo de atuação. Especialistas afirmam que para as empresas de serviços o ideal é trabalhar com uma margem a partir de 20%, bem superior aos 8% da indústria, que possui algumas variáveis mais específicas.
1 – Estes "100% de lucro" que você ganha sobre o produto são a Taxa de Marcação (ou markup). Ou seja, quanto você está colocando acima do seu custo do produto / serviço para gerar lucro, pagar impostos, comissões e pagar as contas fixas (os detalhes deste assunto são tema para outro artigo).
Apesar disso, cada empresa tem uma margem de lucro específica, pois esse percentual (valor) depende de diversas variações, como o setor, o tipo de produto e/ou serviço realizado, o preço, etc. Mas, em média, o lucro que se deve esperar é de: 30% a 20% para serviços. 10% a 20% para comércio.
Para ajudar você nessa escolha, selecionamos os 10 produtos para revenda mais lucrativos, confira:
Como calcular a margem de lucro?
1 – Estes "100% de lucro" que você ganha sobre o produto são a Taxa de Marcação (ou markup). Ou seja, quanto você está colocando acima do seu custo do produto / serviço para gerar lucro, pagar impostos, comissões e pagar as contas fixas (os detalhes deste assunto são tema para outro artigo).
A porcentagem que presume o lucro e que funcionará como uma base de cálculo para o pagamento dos impostos, varia de 1,6% a 32%, de acordo com a atividade da empresa.
Por meio de uma conta simples, você já consegue ter um panorama a respeito do seu negócio. Agora, para calcular a porcentagem de lucro, será necessário, como vimos na fórmula acima, dividir o lucro pela despesa e depois multiplicar o resultado por 100. Por exemplo: R$ 6.000,00 (receita) – R$ 700,00 (despesas com o serviço) = R$ 5.300,00 (lucro);
R$ 5.300,00 (lucro) / R$ 6.000,00 (receita) = 0, = 88,3%. Nesse caso, a margem percentual do lucro foi de 88%. Nada mal, não? Esse é o dado que você deve levar em consideração ao avaliar o andamento de seu negócio.
No entanto, existe uma margem de lucro ideal específica para cada empresa, pois o percentual dessa margem é depende de variações, como as atividades da empresa, o setor, o tipo de produto e/ou serviço fornecido, o preço, etc. Ainda assim, de modo geral, existe uma média para cada tipo de setor, de acordo com especialistas da área:
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