Trabalhar com gêneros textuais permite ainda a articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para o aprendizado significativo de prática de leitura, produção e compreensão.
Os gêneros textuais apresentam uma função social em uma determinada situação comunicativa, ou seja, a cada texto produzido, seleciono, ainda que inconscientemente, um gênero em função daquilo que desejo comunicar e em função do efeito que espero produzir em meu interlocutor.
É importante estudar os gêneros textuais pois eles são parte fundamental da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no Enem, além de também serem cobrados nos diversos vestibulares. Conhecer as principais estruturas e funções de cada produção textual é essencial para responder às questões de Português.
Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto. O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence.
Nesse sentido, os gêneros textuais, de acordo com a visão dos autores mencionados, são todos os textos (orais e escritos) que circulam socialmente e tem por função efetivar o processo de comunicação e interação verbal entre os indivíduos.
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Os gêneros textuais são infindáveis pois as práticas sociocomunicativas são dinâmicas e variáveis. Ao utilizar o trabalho com os diversos gêneros textuais, a escola contribuirá para uma nova perspectiva no processo de leitura, de escrita e de produção textual, tornando o aluno um leitor e escritor competente e crítico.
Tomando como base a formação do professor, os gêneros textuais são essenciais, já que podem manifestar no professor em formação a compreensão de conceitos gerais e técnico-científicos, bem como registrar seu processo de formação e difundem conhecimentos relevantes para sua área, construindo a partir daí sua identidade ...
Como nos ensina Bakhtin, gêneros textuais definem-se principalmente por sua função social. São textos que se realizam por uma (ou mais de uma) razão determinada em uma situação comunicativa (um contexto) para promover uma interação específica.
No simples ato de abrir um jornal ou uma revista, já estamos expostos aos diversos gêneros textuais: nesses dois meios de comunicação é possível encontrar artigos, cartas de leitor, artigos de opinião, notícias, reportagens, charges, tirinhas, ensaios, e-mails e tantos outros textos que se adequam às necessidades de ...
Gêneros textuais são textos que exercem uma função social específica, ou seja, ocorrem em situações cotidianas de comunicação e apresentam uma intenção comunicativa bem definida. Um gênero textual se adéqua ao uso que se faz dele.
O trabalho com os gêneros textuais em ciclos de alfabetização contribui para a formação de leitores e escritores com senso crítico, é de fundamental importância que a criança esteja em contato com os mais diversos gêneros textuais juntamente com uma prática estimuladora da professora para seus alunos.
A estruturação de um texto, numa seqüência lógica, com princípio, meio e fim, é importante para que o leitor consiga entender o texto.
O trabalho com os gêneros textuais possibilita um ensino mais atraente, como também é um conteúdo que desenvolve a oralidade. Cabe ao docente valorizar cada vez mais o aspecto escritor, leitor e oral de seus alunos, além de proporcionar aulas atrativas, diversificadas e contextualizadas.
Entre os benefícios do desenvolvimento desses gêneros textuais está a diversificação das competências trabalhadas junto aos estudantes, como o autoconhecimento, autonomia, abertura para o novo, comunicação, criatividade, liderança, pensamento crítico, resolução de problemas, responsabilidade e, principalmente, a ...
Nesse sentido, uma composição pode ser produzida com cinco objetivos: a) relatar; b) narrar; c) argumentar; d) expor; e) descrever, instruir ou prescrever ações.
São exemplos de gêneros textuais descritivos:Diário.Relatos (viagens, históricos, etc.)Biografia e autobiografia.Notícia.Currículo.Lista de compras.Cardápio.Anúncios de classificados.
Existem inúmeros tipos de gêneros textuais, cada qual com suas características específicas. Estes são exemplos de gêneros textuais que mais fazem parte do nosso dia a dia: Romance, Conto, Crônica, Poema, Ensaio, Biografia, Diário, Notícia, Artigo de opinião, Resenha, E-mail, Verbete de dicionário, Manifesto, Bilhete.
De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.Texto Narrativo. ... Texto Descritivo. ... Texto Dissertativo. ... Texto Expositivo. ... Texto Injuntivo.
Os gêneros textuais têm um objetivo prático, ou seja, eles existem para cumprir diversas necessidades comunicativas. Por isso, são essencialmente funcionais, apesar de, também, apresentarem textos com função estética e não só utilitária.
Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.
Podemos afirmar que a tipologia textual está relacionada com a forma como um texto apresenta-se e é caracterizada pela presença de certos traços linguísticos predominantes. O gênero textual exerce funções sociais específicas, que são pressentidas e vivienciadas pelos usuários da língua.
Para finalizar, segundo Koch (2003) a principal contribuição da LT diz respeito a dotar o professor de um instrumento teórico e prático adequado para a competência textual dos alunos, os tornando aptos a interagir através de textos doa mais diversificados gêneros, nas mais diversas situações de interação social.
Tem como finalidade apresentar a eficácia da escrita dos professores durante e após a conclusão do curso de licenciatura em pedagogia.
A produção de texto é um importante momento no processo de aprendizagem do aluno; é na produção de texto que ele tem a possibilidade de se expressar, através da linguagem escrita, deixando de ser um simples leitor, para atuar também, como autor, como produtor de um texto.
Para organizar o trabalho com um gênero textual em sala de aula, propomos a seguinte seqüência didática:Apresentar a proposta.Avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o gênero.Apresentar o gênero escolhido, fazendo circular alguns de seus exemplares pela sala.
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