Desse modo, a amortização contábil torna o planejamento orçamentário mais assertivo. Isso, pois permite estimar as reduções que devem ser feitas e até mesmo quando o novo ativo deve ser adquirido. ... Importante: A amortização desses bens deve ser contabilizada mensalmente em conta redutora específica.
Amortização é um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde à soma do reembolso do capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor, podendo ser o reembolso de ambos, sendo que os juros são sempre ...
Para calcular a amortização, é preciso subtrair qualquer valor residual (ou seja, o valor de revenda) a partir do valor base do seu ativo intangível (ou seja, o que você pagou por ele). Divida esse número pelo tempo (por exemplo, meses ou anos) remanescente em sua vida útil.
A depreciação tem como principal objetivo registrar o desgaste efetivo dos bens pelo uso ou perda da utilidade, mesmo que seja por ação do tempo ou por simples obsolência. Atualmente a legislação fiscal obriga somente as empresas tributadas pelo Lucro Real a reconhecerem a depreciação.
Na contabilidade, a amortização é a forma pela qual se registra a desvalorização de bens intangíveis de uma empresa, ou seja, aqueles que não são materiais, como os pontos comerciais, as licenças de softwares e os direitos autorais, dentre outros.
25 curiosidades que você vai gostar
Os principais bens sujeitos à amortização pertencem ao Ativo Não Circulante (grupo Imobilizado e Intangível). Ex.: marcas e patentes, ponto comercial ou fundo de comércio, benfeitorias executadas em prédios de terceiros, direitos autorais, etc.
Quais bens podem ser amortizados?Patentes de invenção, fórmulas e processos de fabricação.Marcas de propaganda.Concessões de serviços públicos.Direitos autorais.Direito de exploração de um ponto comercial.Softwares (programas de computador)Franquias contratadas.
A DEPRECIAÇÃO PODE PRODUZIR BENEFÍCIOS FISCAIS IMPORTANTES
O reconhecimento da depreciação dos bens operacionais das empresas é um importante componente na formação do resultado das empresas e, para as empresas optantes pelo Lucro Real, de suma importância na determinação de impostos e contribuições.
A depreciação é um recurso contábil que tem o objetivo de atribuir o custo financeiro de um ativo tangível, durante a sua vida útil. As empresas utilizam esse recurso para avaliar os seus ativos de longo prazo, considerando seus projetos, planos fiscais e contábeis.
A contabilização da depreciação do ativo da empresa é importante não apenas para aumentar o controle sobre as finanças e os riscos, mas sobretudo por ter impacto direto no cálculo dos impostos. Isso porque, ao ser registrada como um custo inerente à produção, a depreciação será descontada do lucro líquido da empresa.
3.2.1) Marcas e patentes:
Portanto, os gastos com patentes podem ser amortizados dentro desse período. Para tanto, a taxa de amortização da patente será o resultado da divisão de 100% (cem por cento) pelo número de anos de duração, conforme fixado na legislação especial.
A amortização deve ser iniciada a partir do momento em que o ativo estiver disponível para uso, ou seja, quando se encontrar no local e nas condições necessários para que possa funcionar da maneira pretendida pela administração.
O que é Amortização:
Amortização é um termo muito utilizado em contabilidade, administração financeira e matemática. A amortização traduz-se pela soma do reembolso do capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor.
O termo “amortização” significa reduzir gradativamente uma dívida; abater parte dela em parcelas, ao longo do tempo. Dessa forma, a amortização do financiamento nada mais é do que o seu pagamento periódico, dentro do prazo previsto, com a finalidade de se reduzir o montante total da dívida.
A AMORTIZAÇÃO
6.404/76, conhecida também como lei das sociedades anônimas), que, no §2º do artigo 44, estabelece que a amortização consiste “na distribuição aos acionistas, a título de antecipação e sem redução do capital social, de quantias que lhes poderiam tocar em caso de liquidação da companhia”.
No exemplo, a amortização do empréstimo é simplesmente a quitação mês a mês do crédito tomado. Ela se dá por meio do pagamento de parcelas, que são compostas do valor amortizado no mês mais o valor dos juros.
A taxa de depreciação serve para registrar o desgaste efetivo dos bens de uma empresa, seja pelo uso, pela ação do tempo, perda de utilidade ou simplesmente pela obsolescência.
Na contabilidade das empresas, essa depreciação é registrada como um percentual do valor contábil do bem que é descontado ao longo do tempo, de acordo com sua expectativa de vida útil. ... Já a depreciação dos bens que não são usados diretamente na produção é lançada como despesa.
A depreciação ou desvalorização é o custo ou a despesa da obsolescência dos ativos imobilizados, como por exemplo máquinas, veículos, móveis, imóveis ou instalações. Ao longo do tempo, com a obsolescência natural ou desgaste com uso na produção, os ativos vão perdendo valor.
A taxa de depreciação é calculada de acordo com a vida útil de um bem, que consiste em uma expectativa de prazo no qual o ativo gerará benefícios econômicos à entidade. Por exemplo: uma máquina de embalar gera receita por 10 anos, logo, esse período consiste em sua vida útil.
(2011), a depreciação possibilita que um valor deva ser reinvestido na entidade a cada ano para que esta não perca sua capacida- de produtiva, sendo discriminados no processo orçamentá- rio níveis mínimos de investimentos em imobilizado.
Quando a depreciação é registrada como custo de produção passa a ser descontada do lucro líquido da organização. Essa desvalorização impacta nos lucros da empresa e também permite fazer a correção do valor final do bem no decorrer dos anos.
A amortização extraordinária é quando o devedor antecipa as parcelas para reduzir o número de pagamentos mensais. Um bom exemplo é o FGTS, no qual a pessoa pode utilizar esse recurso para pagar algumas parcelas ou até mesmo quitar a dívida.
O que são Bens Intangíveis? Os bens intangíveis constituem-se na propriedade imaterial das empresas, possuem valor econômico mas são desprovidos de substância física, como por exemplo: Licenças, Recursos Humanos, Software, Clientes, Patentes, Marcas, Direitos Autorais, Tecnologia, Know-How.
A amortização acontece quando um ativo intangível da empresa passa a perder valor ao longo do tempo, naturalmente se desvalorizando. ... Assim, o tempo de desvalorização é o tempo que levará para o ativo perder seu valor como investimento, precisando ser substituído para não prejudicar os resultados da empresa.
Como saber se a escara esta cicatrizando?
Como eu faço para saber se a escola é registrada?
Como aprender a se vestir em diferentes ocasiões?
Como saber se o psicólogo e um bom profissional?
Como funciona uma cooperativa de seguros?
Quando o símbolo ao lado está estampado em um recipiente o que significa?
Como saber se o número do Creci de um corretor?
Como calcular o ângulo de um triângulo isósceles?
O que fazer para agradar uma escorpiana?
Como se vestir para uma festa em chácara?
Qual que é a cobra mais perigosa do mundo?
Que roupa usar em uma entrevista de emprego enfermeira?
Como instalar o Portugol no Linux?
Como saber se é uma corrente de prata?
Como começar a ver Danganronpa?