A diversidade cultural é a principal responsável pela construção e aprimoramento contínuo do contexto político, cultural e social. ... Por isso essa diversidade deve estar inserida nos currículos escolares onde há várias concepções, posicionamentos e pontos de vistas teóricos.
Aceitar o outro e reconhecer as diferenças é o que nos torna e afirma como seres humanos únicos e amplos. O não familiar, o estranho, tem o poder de ampliar nossa visão, transformar nossas ações e moldar a nossa interação com as pessoas. Lembre-se: o mundo individual só existe diante do contraste com o mundo do outro.
Que estratégias pedagógicas podem ser selecionadas?”, pontuam Moreira e Candau (2007). ... É preciso que o aluno compreenda a diversidade, valorizando-a e respeitando-a, porém para isto, o trabalho deve ser realizado apoiado em um cunho pedagógico planejado e contínuo. Como define Moreira e Candau (2007, p.
Coloca-se como estratégia, quatro pontos fundamentais para obtenção de sucesso na elaboração de um currículo que contemple a diversidade cultural: 1) formação de professores; 2) planejamento de currículos; 3) desenvolvimento de materiais apropriados e, 4) a análise e revisão crítica das práticas vigentes.
A diversidade de culturas é vital para um saudável dinamismo cultural. Diversidade demanda respeito, pois a diversidade cultural é uma realidade presente em nosso país. Portanto, temos de ter uma atitude de respeito e de aceitação em relação às representações culturais.
O multiculturalismo tem uma grande importância no processo de formação do espaço Brasileiro, principalmente por carregar elementos de outros continentes, sendo presentes de fato na nossa história, tanto na diversidade étnica como na formação da linguagem, costumes, valores, religião.
Atualmente, o currículo é uma construção social, na acepção de estar inteiramente vinculado a um momento histórico, à determinada sociedade e às relações com o conhecimento. Nesse sentido, a educação e currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo cultural, como construção de identidades locais e nacionais.
Sendo um ambiente social, tem um duplo currículo, o explicito e o formal, o oculto e informal. A prática do currículo é geralmente acentuada na vida dos alunos estando associada às mensagens de natureza afetiva e às atitudes e valores.
Este artigo tem por objetivo propor uma reflexão crítica em torno do currículo e da aprendizagem significativa no contexto do educando. Para tanto, percebe-se que é importante considerar o conhecimento prévio do aluno, bem como seu contexto para que ele construa relações com a realidade.
Este artigo tem por tema a contribuição do currículo no processo ensino-aprendizagem, enfatizando a noção de currículo e a aprendizagem significativa na sociedade moderna.
O que regar também será regado?
Qual o melhor produto para limpeza de telhado?
Onde o futebol foi oficializado como esporte?
Quando os alunos recebem a carta de hogwarts?
Quais são os efeitos ambientais da produção de alimentos?
Quando ir a Aurora do Tocantins?
Quem comprou a Rede Ferroviária Federal?
Quais são as frutas da estação do mês de setembro?
Como identificar distúrbio de imagem?
Quantas vezes já nevou em Curitiba?
Como funciona as letras das placas?
Como voltar o Touch do notebook?
Quantas combinações são possíveis de 1 a 25?