Conclui-se que o pedagogo pode contribuir com a inclusão escolar da pessoa com deficiência na medida em que promove a participação de toda a comunidade escolar, de forma democrática, possibilitando trocas de conhecimento acerca desse processo, seus limites e possibilidades e a necessidade de respeito às diferenças na ...
O papel do educador nesse contexto é intervir nas atividades que o aluno ainda não possui autonomia para desenvolver sozinho, ajudando-o a se sentir capaz de realizá-las. É com essa dinâmica que o professor seleciona estratégias de ensino e de apoio para compartilhar, confrontar e resolver conflitos cognitivos.
Cabe ao professor realizar seu trabalho voltado ao direito da igualdade e de oportunidade a todos, o que não exige um único modo de educar, mas o de poder oferecer a cada indivíduo o que melhor atende às suas necessidades frente às suas características, interesses e habilidades.
A educação inclusiva é importante porque, diferentemente da educação especial, ela não separa o aluno do convívio e aprendizado dos estudantes de uma escola regular, permitindo que ele se desenvolva como parte integrante da sociedade.
Educação inclusiva é um processo que busca recolocar na rede de ensino, em todos os seus graus, as pessoas excluídas (portadoras de necessidades especiais, de distúrbios de aprendizagem ou de deficiência, excluídas por gênero, cor ou outros motivos).
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Logo, a inclusão social aumenta a diversidade e favorece toda a sociedade. Além disso, a inclusão escolar fornece a possibilidade de indivíduos em grupos vulneráveis terminarem seus estudos e ascenderem socialmente.
É dever do professor de educação especial aplicar metodologias e pedagogias focadas nos alunos em questão. Ele deve fornecer, caso seja possível, um atendimento individual, visando à sua melhor instrução e evolução, tanto psicológica e física quanto social.
Como trabalhar a inclusão em sala de aula de forma inovadora?Estabeleça critérios de inclusão. ... Desenvolva trabalhos coletivos. ... Determine estratégias de cooperação. ... Realize as adaptações necessárias. ... Envolva a família. ... Aposte no uso da tecnologia. ... Crie atividades que envolvam todos os estudantes. ... Invista em acessibilidade.
A proposta de educação inclusiva tomou força nas últimas décadas, em todo o mundo, os professores e especialistas em educação especial a discutirem e buscarem formas de como reestruturar o sistema para atender aos desafios dessa realidade, passando a exigir dos membros da escola uma postura e um compromisso efetivo com ...
O pedagogo é o profissional que tem a função de mediar o trabalho pedagógico, agindo em todos os espaços de contradição para a transformação da prática escolar.
O diálogo é ferramenta essencial para o melhor desenvolvimento das crianças com deficiência intelectual. Compreender situações de sucesso na aprendizagem destas pessoas em outras instituições de ensino e buscar auxílio são uns dos caminhos a percorrer para realmente possibilitar a inclusão no sistema regular de ensino.
A função do pedagogo é mobilizar e definir o trabalho pedagógico para caminhar em um sentido de efetivar uma educação de qualidade que valorize todos os alunos, independentemente de suas características.
A Educação Inclusiva pretende em um mesmo contexto escolar, educar todas as crianças. Não significando negar as dificuldades dos alunos e sim mudando a maneira de olhar, vendo as diferenças como diversidade, ampliando a visão do mundo e oportunizando a convivência de todas as crianças.
Como preparar os funcionários para lidar com a inclusão?Palestras. A direção da escola pode convidar especialistas em inclusão, assim como médicos e psicopedagogos, para falar sobre os desafios enfrentados pelos alunos e por seus pais. ... Oficinas. ... Cursos rápidos. ... Grupos de debate.
5 melhores práticas para trabalhar a inclusão em sala de aulaConheça o perfil dos seus alunos. O primeiro passo para oferecer aulas inclusivas é entender que todo ser humano é diferente. ... Tenha intencionalidade. ... Pense sobre integração. ... Utilize múltiplos recursos. ... Crie um ambiente de respeito e cooperação.
Como trabalhar a educação especial em sala de aula?Sempre manter a calma. ... O professor de educação especial precisa ter múltiplas funções. ... O professor de educação especial precisa ser flexível. ... Planeje aulas divertidas. ... Trabalhar o respeito em sala de aula. ... O debate da inclusão deve acontecer dentro da escola.
Listamos a seguir algumas dicas que podem ajudar a colocar a educação inclusiva em prática em suas salas de aula e na escola como um todo:1) Seja flexível e adaptável. ... 2) Construa uma “base” ou “retiro” ... 3) Não policie o gênero. ... 4) Certifique-se de que suas atividades fora de sala de aula sejam acessíveis.
Salas de aula inclusivas mantêm o foco no objetivo de aprendizagem, em vez de colocá-lo na atividade para mensurá-lo. Elas requerem que todos os alunos atinjam aos mesmos objetivos de aprendizado usando avaliações que são criadas com o foco nas necessidades do aluno individual.
O professor tem como artificio os materiais de recursos como forma de intervenção com a finalidade de facilitar e mediar o acesso ao conteúdo de sala, bem como o uso de tecnologia assistiva para o benefício da aprendizagem, proporcionando ao aluno um acesso adaptado à informação dada em aula.
A inclusão possibilita aos que são discriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Se isso não ocorrer, essas pessoas serão sempre dependentes e terão uma vida cidadã pela metade.
Inclusão é o ato de incluir e acrescentar, ou seja, adicionar coisas ou pessoas em grupos e núcleos que antes não faziam parte. Socialmente, a inclusão representa um ato de igualidade entre os diferentes indivíduos que habitam determinada sociedade.
A inclusão escolar tem justamente o intuito de promover a integração entre os alunos com desenvolvimento padrão e os que apresentam maneiras diferentes de aprendizado. Dessa forma, entende-se que todas as crianças aprenderão com as diferenças, sabendo respeitar mais uns aos outros.
2008 – A inclusão escolar foi formalizada no Brasil por meio da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. 2015 – Com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), o país estabeleceu legalmente as condições de implementação do sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades.
Talvez o principal desafio que a educação inclusiva no Brasil encontra seja a despreparação da comunidade escolar para lidar com a inclusão. Isso acontece porque não possuímos uma educação ou metodologia voltada à inclusão.
Seu principal objetivo é assegurar o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os indivíduos, sem qualquer exceção. “Educação inclusiva é uma modalidade de ensino que permite a convivência e a integração das pessoas com deficiência dentro da escola regular garantindo a todos o direito à escolarização.
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