O objetivo do sistema Just in Time é eliminar todas as fontes de desperdício, adquirindo a quantidade exata de matéria-prima. Além disso, tem a intenção de produzir a quantidade exata de produtos no local e tempo correto, com a mínima utilização de estoques.
O just in time é responsável por buscar a precisão da cadeia de produção, encaixando as operações e as execuções de acordo com o nível de demanda. Ou seja, tudo ocorre no seu devido tempo, nem antes, nem depois. Essa metodologia evita o estoque parado e o desperdício de matéria-prima.
Quais as vantagens do sistema just in time?Redução de custos. ... Menos estoque. ... Melhoria na comunicação. ... Maior gestão dos processos logísticos.
Flexibilidade: o sistema Just in Time aumenta a flexibilidade de resposta do sistema pela redução dos tempos envolvidos no processo e a flexibilidade dos trabalhadores contribui para que o sistema produtivo seja mais flexível em relação às variações dos produtos.
Just in Time (em português, “na hora certa”) é um método de produção enxuta em que a empresa fabrica os produtos de acordo com a demanda exata de quantidade que ela recebe, sem foco em produção de estoque e priorizando a entrega rápida ao cliente. Esse sistema de produção surgiu no Japão por volta da década de 1950.
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São características principais do Just in Time, exceto: A o fluxo entre cada estágio do processo de manufatura é “puxado” pela demanda do estágio posterior. B as decisões de planejamento e controle são relativamente descentralizadas, não necessitando de um sistema de informação computadorizado.
Definição do conceito Just in time
O JIT tem a premissa de alocar a matéria prima, na quantidade e no tempo necessário.
Uma das principais vantagens do just in time é a redução de desperdícios, seja de produtos prontos, matérias-prima ou com recursos destinados à gestão de estoque. Somados, todos esses gastos desnecessários podem afetar o fluxo de caixa da empresa e comprometer sua competitividade no mercado.
O toyotismo é um modelo de produção industrial japonês conhecido pela adoção do sistema just-in-time, que preza pelo atendimento da demanda e a eliminação dos estoques. O toyotismo se baseia no conceito do just-in-time (“na hora certa”), que se volta ao atendimento da demanda e ausência de estoques.
Para que a aplicação do Just in time em uma empresa funcione adequadamente, é preciso que haja o cumprimento de alguns requisitos. É necessário que o fabricante obtenha uma boa relação entre cliente e fornecedor, para que os pedidos cheguem na hora certa.
Um dos principais objetivos é a entrega dos produtos e/ou serviços no tempo certo, para uso imediato. Dessa forma, há mais efetividade em cada etapa de produção, fazendo com que a empresa produza o necessário.
Vantagens do Just in Time
O fornecedor entrega as matérias-primas em pequenas quantidades, por isso, o fluxo contínuo de entrega torna o processo de desenvolvimento do produto mais rápido, também exigindo mais agilidade na entrega do produto final e consequentemente, otimizando o espaço de armazenagem.
O Kanban disponibiliza dados atuais de cada projeto, permitindo um maior controle dos processos e das atividades. Isso potencializa a produtividade, pois encurta caminhos e torna cada execução mais direcionada.. O Kanban serve como forma de dar mais autonomia aos profissionais, organizando seu processo produtivo.
A técnica Kanban também faz parte do Sistema Toyota de Produção, ela serve como um aporte ao Just In Time. É uma técnica que auxilia o gerenciamento das atividades da empresa, visando entregar um produto final de qualidade e na hora certa.
O Just in Time, que significa “momento certo”, é um sistema com objetivo de produzir a quantidade exata de um produto, de acordo com a demanda, de forma rápida e sem a necessidade da formação de estoques, fazendo com que o produto chegue a seu destino no tempo certo, por isso carrega o nome de Just in Time.
O Just in Time surgiu no Japão, no início dos anos 50, e foi criado pela Toyota Motor Company, na busca de uma alternativa ao Fordismo. Assim, a Toyota aplicou a filosofia de produzir apenas o que o mercado solicitava, ganhando mais rapidez e mantendo a qualidade de seus produtos.
A filosofia Just-in-Time tem o objetivo de produzir a quantidade exata de um produto, de forma rápida e sem a necessidade de formação de estoques. Isso faz com que o produto chegue no seu destino no tempo correto, elimina o excesso de estoque e o desperdício, reduzindo custos decorrentes da falta de organização.
Como vimos, a utilização do sistema just-in-time no setor de serviços traz as organizações vantagem competitiva, pois tem como objetivo fazer com que a prestação do serviço apresente os aspetos da qualidade em todos os seus processos, da mesma forma que acontece na manufatura.
Pode-se dizer que o JIT, em termos de Cadeia de Suprimentos, constitui um sistema: desacoplado derivado empurrado puxado kanban 3a Questão (Ref.: 201403146863) Pontos: 0,1 / 0,1 Qual estágio abaixo configura a extremidade final da Cadeia de Suprimentos ?
Qual é o sistema de administração de recursos materiais que focaliza a demanda efetiva? Sistema funcional de compras.
Vantagens e desvantagens do Kanban
Aplicar o kanban facilita o trabalho em equipe, organizando as demandas compartilhadas. Também permite a visualização do quadro geral de fluxo do trabalho, indicando exatamente onde estão os gargalos no trabalho, com transparência. Funciona igualmente na identificação de desperdícios.
O Kanban é um dos métodos mais eficazes para permitir que os projetos progridam de acordo com o planejado. Ele é muito utilizado para gerenciamento de projetos e atividades, pois permite visualizar o desempenho da empresa.
Desvantagens do Kanban
Este é um sistema que funciona bem em um sistema de produção em série, visto que qualquer pedido não previsto, demanda instável ou pedido emergencial impacte em todo processo. A falta de disciplina dos operários pode também afetar todo o sistema.
Vantagens e Desvantagens do Just in timeRedução de desperdícios e retrabalhos;Ganho de produtividade;Aumento do nível de qualidade dos produtos fabricados;Aumento na flexibilidade;Redução do trabalho em processo;Redução de espaço e manuseio;Rápida respostas dos fornecedores em caso de imprevistos.
Assim como a takt time, a just in time é bem famosa. Essa ferramenta visa a existência reduzida do estoque, ou seja, fabricando quase sob demanda. No marketing, essa metodologia visa criar conteúdos ajustados às necessidades de clientes específicos e que estejam dispostos a comprar.
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