A pesquisa é uma ferramenta para a educação escolar, pois ao apropriar-se de conhecimentos, o educando prepara-se para intervir de forma competente, crítica e inovadora, na sociedade em que está inserido.
A pesquisa, além de ser uma via para a construção de conhecimento e informações, é base para o progresso humano no mundo científico, tecnológico e cultural.
Enfim, o ensino através da pesquisa contribui para que os discentes encaminhem os seus estudos com autonomia, visto que o incentiva ler informações das mais diversas fontes, filtrá-las, e interpretá-las segundo seu ponto de vista.
A pesquisa em sala de aula pode se tornar uma grande aliada ao processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. Junto às discussões diárias constitui-se num forte instrumento para desenvolver a reflexão, o espírito investigativo e a capacidade de argumentação.
RESUMO: A pesquisa científica é um instrumento fundamental para a construção e propagação do conhecimento, pois estimula a busca por respostas para os fenômenos observados, produz novas descobertas,auxilia no crescimento do raciocínio lógico, no desenvolvimento do pensamento crítico e melhora o comportamento ético dos ...
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Deve indicar: importância geral do tema; importância do tema no contexto específico; contribuições teóricas que o trabalho pode trazer; possíveis respostas/soluções para problemas gerais e/ou específicos; possíveis modificações que poderão ser geradas a partir deste estudo. *Qual a importância deste estudo?
Um tema é considerado como relevante se recebeu cobertura significativa por fontes secundárias de confiança e independentes do assunto tratado. O conceito de relevância é diferente do conceito de fama, importância ou popularidade, embora estes se possam efectivamente relacionar com relevância.
Sem um projeto de pesquisa, os pesquisadores lançam-se a um trabalho inseguro, desorientado, redundando em desperdício de esforços e recursos (BARROS, 1986, p. 97). O Projeto de Pesquisa é um projeto e, portanto, é redigido antes de realizar a pesquisa.
Ou seja, os resultados de um estudo, publicados em artigos ou apresentados em congressos, têm o mesmo objetivo: melhorar algum processo. Por isso, é indiscutível a importância da pesquisa científica no país atualmente: melhorar a vida em sociedade. Propulsionando, consequentemente, o desenvolvimento nacional.
São dois os tipos ou critérios de justificativas em um projeto de pesquisa: a relevância social e a relevância científica. Todo projeto é relevante socialmente quando contribui, de alguma forma, para melhoria da sociedade, para compreensão do mundo em que vivemos ou ainda para desenvolvimento e emancipação do homem.
A relevância é o enquadramento do artigo, ou seja, é importante sempre observar se o artigo científico realizado se adequa à publicação ou ao evento. Para isso, indicamos fazer uma pesquisa prévia de eventos e quais publicações devem ser adequadas para o artigo realizado.
O que é Relevância:
Relevância é uma característica atribuída a tudo aquilo que seja de fundamental importância para algo, ou seja, tudo aquilo que seja relevante. Esta característica está relacionada, em termos comparativos, por exemplo, a um elemento que tem maior destaque que outros, seja qual for a área.
Relevância é qualquer coisa que faça vidas melhores - a sua própria, inclusive. Se você está colocando sorrisos no rosto de outras pessoas, se as ajuda a ter vidas melhores, fazendo seus trabalhos mais fáceis ou suas dores de cabeça menores… está fazendo algo relevante.
1. Relevo. 2. Importância; lado vantajoso de alguma coisa.
Como começar uma justificativa?Fatos. Você pode começar sua justificativa impondo fatos sobre o cenário em torno do seu tema. ... Objetividade. Informar de forma objetiva também é uma boa abordagem para uma justificativa. ... Dados, pesquisa e estatísticas. ... Pense nas consequências do seu estudo. ... Seja objetivo.
A produção científica implica em desenvolvimento nas diversas dimensões sociais, como o segmento da saúde. Entretanto, os saberes científicos são constantemente confrontados por valores do conhecimento cotidiano, senso comum.
A Metodologia Científica irá abordar as principais regras da produção científica para alunos dos cursos de graduação, fornecendo uma melhor compreensão sobre a sua natureza e objetivos, podendo auxiliar para melhorar a produtividade dos alunos e a qualidade das suas produções.
Levando em consideração as dificuldades vivenciadas pelos que ingressam no nível superior, a Metodologia Científica dá suporte técnico, teórico e metodológico para as produções acadêmicas que forem desenvolvidas durante o curso, pois apontará caminhos seguros e mais simples ao acadêmico na construção de conhecimento.
O educar pela pesquisa, é estimular o aluno à curiosidade pelo desconhecido, instigá-lo a procurar respostas, ter iniciativa, compreender e dar início a elaboração de seus próprios conceitos, e é também um desafio ao professor para transformar suas táticas didáticas.
A pesquisa passa então a ser concebida como espaço aberto à concretização do saber pensar e do aprender a aprender, mobilizando o aluno para entender o conhecimento como um projeto humano inconcluso e sempre aberto a novas experiências.
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