A Educação Contextualizada (EC) se contrapõe à concepção de um ensino técnico e burocrático na conjuntura de campo, agindo como ferramenta pedagógica multidimensional, que beneficia alunos, famílias e sociedade, por meio do olhar apurado sobre a realidade de vida do alunato.
Desse modo, o papel da contextualização nos processos de ensino e de aprendizagem é, além de contribuir para a compreensão de fenômenos e conhecimentos científicos, estabelecer relações desses aspectos com o contexto em que vive, com criticidade, com vistas a compreender esse contexto, superando o senso comum.
O que é Contextualização:
A contextualização é importante para que haja um correto entendimento sobre certo assunto, visto que são apresentadas, neste caso, as circunstâncias que ajudam a formar uma compreensão total a respeito de um tema e não de modo fragmentado.
Ao se trabalhar o currículo numa prática pedagógica contextualizada, compreende-se a educação escolar como um espaço de formação dos sujeitos com referenciais culturais, políticos, específicos e diversos, cuja intencionalidade de determinado estudo é previamente estabelecida de forma compartilhada entre os sujeitos da ...
A Educação Contextualizada (EC) se contrapõe à concepção de um ensino técnico e burocrático na conjuntura de campo, agindo como ferramenta pedagógica multidimensional, que beneficia alunos, famílias e sociedade, por meio do olhar apurado sobre a realidade de vida do alunato.
36 curiosidades que você vai gostar
Contextualizar consiste na ação de inserir uma situação, um acontecimento ou um discurso que tenha algum sentido em conjunto com o ambiente ou tema em questão. O fato de contextualizar é importante para atribuir um melhor sentido a determinado assunto, de maneira que este fique totalmente esclarecido.
É aproximar o conteúdo científico do conhecimento trazido pelo aluno. E dessa forma, tornar o conteúdo escolar interessante e significativo. ... E é por isso que contextualização visa dar significado ao que se pretende ensinar para o aluno. Além de auxiliar na problematização dos saberes a ensinar.
Para os PCNEM, é possível generalizar a contextualização como recurso para tornar a aprendizagem significativa ao associá-la às experiências da vida cotidiana ou com os conhecimentos adquiridos espontaneamente.
Por exemplo: Vamos supor que você irá falar de marketing no processo de seleção.Neste caso, o tema é o marketing, devendo então contextualizar o mesmo. ... E depois, quando você for falar da delimitação que será o próximo parágrafo após a contextualização do tema, você fala do marketing no processo de seleção.
Tem como emitir um DARF com código de barras?
Qual material para fazer placa de gesso?
Como transformar expoente em log?
Como censurar uma parte da imagem?
Quanto gasta para fazer um chá revelação?
Como pegar sala personalizada no Free Fire?
Como pintar parede com pintura velha?
Como transformar um arquivo em PPT?
Como fazer um plano de Controle de produção?
Qual a tinta que dá para pintar tênis?
Como burlar o programa Copyspider?
Como se formar um perito forense computacional?
Como ter mais visualizações no TikTok?
Como juntar dois novelos de lã?
Como emitir DARF pelo celular?
Como pagar DARF de multa por entrega em atraso?