Quem pode fazer laqueadura pelo SUS? Para que a mulher consiga acessar essa cirurgia e seja operada pelo SUS ela deve cumprir com ao menos um dos dois pré-requisitos essenciais: Ter mais de 25 anos; ou. Ter 2 filhos vivos.
Quem pode fazer laqueadura
As regras para a realização da laqueadura, no SUS ou pelo convênio, estão na lei de planejamento familiar (lei federal n° 9.263/96). A condição básica para que uma mulher esteja apta a realizar a cirurgia é ter mais de 25 anos ou pelo menos dois filhos vivos.
Para fazer a laqueadura pelo SUS, a mulher deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e manifestar o desejo pelo procedimento. Ela então será encaminhada para uma ou mais reuniões sobre planejamento familiar e também será orientada sobre outros métodos contraceptivos (EBOHON, 2016).
Quanto custa para fazer laqueadura? O procedimento além de ser coberto pelos planos de saúde, também pode ser realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em clínicas particulares, as cirurgias podem variar entre R$ 5 mil a R$ 10 mil, dependendo do hospital, médico e técnica realizada para o procedimento.
A laqueadura pode ser realizada via abertura da cavidade abdominal para ter acesso às tubas (procedimento mais comum no SUS e que requer internação hospitalar) ou por laparoscopia (menos invasivo).
16 curiosidades que você vai gostar
Para laqueadura fora do período gestacional:
- Fotocópias das Carteiras de Identidade e CPF (paciente e cônjuge); - Fotocópia da certidão de nascimento dos filhos; - Fotocópia do comprovante do estado civil: - Se solteiro, sem vínculo conjugal: cópia da certidão de nascimento com emissão de 2° via, até 90 dias.
Quais as exigências para fazer laqueadura? A Lei de Planejamento Familiar, de 1996, estabelece que a esterilização só é permitida em pessoas capazes, maiores de 25 anos, ou, se forem mais jovens, que tenham pelo menos dois filhos vivos.
Laqueadura A cirurgia é relativamente simples e dura cerca de 40 minutos. Nela, as tubas uterinas, também conhecidas como trompas, são cortadas e suas extremidades amarradas, impedindo assim a descida dos óvulos e a subida dos espermatozoides.
Se a sua laqueadura foi realizada com corte na barriga semelhante a uma cesárea, é ainda normal sentir algumas dores. Essas dores tem que reduzir progressivamente e não podem estar associadas com febre, náuseas ou vômitos, alteração do funcionamento do intestino, ardor para urinar, etc.
Apesar de pequenas, as chances de uma gravidez acontecer mesmo após a ligadura das trompas existem. A taxa de reversão espontânea da laqueadura é de 0,5% a 1% – aqui no Brasil, estima-se que de uma a cada duzentas mulheres laqueadas acabem engravidando.
O Projeto de Lei 768/21 garante à gestante atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o direito de optar pelo parto por cesariana e, em caso de parto normal, de receber anestesia caso não haja impedimentos médicos. O texto tramita na Câmara dos Deputados.
A recuperação da fertilidade só será confirmada 30 dias após a operação, quando tiver ocorrido o ciclo menstrual completo. Apesar das chances de gravidez reduzirem até 20% após a reversão da laqueadura, as pacientes que passam pelo procedimento podem conseguir engravidar dentro do período de 12 meses.
Alguns vasos sanguíneos podem ser danificados ou apresentar um problema posteriormente. O intestino ou a bexiga também podem apresentar alguma alteração. Algumas mulheres que o praticam para fins anticoncepcionais podem falhar e engravidar alguns meses após a cirurgia. Dores na parte inferior do corpo ou abdômen.
O tempo de recuperação da cirurgia de laqueadura costuma ser entre 24 a 48 horas após o procedimento. Aconselha-se repouso, sem a prática de atividades físicas e sexuais durante este período.
Podem ocorrer ainda dores pélvicas e menstruação irregular. Apesar de a laqueadura visar a esterilização definitiva da mulher, em alguns casos isto pode não ocorrer, mas é raro. Além disso, um grande risco é a mulher se arrepender depois, quando decidir querer ter mais filhos.
A servidora pública Edmara Bartnikosski, 32, do Mato Grosso do Sul, levou um susto ao descobrir que está grávida do quarto filho. Ela conta que decidiu fazer a laqueadura no parto do caçula, que tem apenas 11 meses.
Quais as vantagens e desvantagens da laqueadura?Contracepção eficaz e permanente;Ausência do uso de hormônios;Acessível: a cirurgia é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde;Redução ou ausência de efeitos colaterais;Manutenção do desejo sexual e da libido;
Portanto, se você fez laqueadura e está com mais de 15 dias de atraso na menstruação e outros sintomas de gravidez, deve falar com o médico ginecologista, médico de família ou clínico geral para fazer um exame de gravidez. Embora não seja comum, você pode estar grávida, mesmo laqueada.
Para descobrir se essa é a causa da infertilidade de muitas mulheres, é necessário realizar um exame chamado histerossalpingografia. Segundo o Dr. Alberto Guimarães, ginecologista, o canal das trompas é um orifício bem fininho, da espessura de um fio de cabelo.
Para que ocorra a cesariana a pedido da gestante, é obrigatório que ela assine um termo de consentimento livre e esclarecido pelo médico, no qual registrando sua escolha. Apesar de defender o direito de escolha da gestante, o presidente do CFM disse que, não havendo contraindicação, é melhor o parto normal.
A data provável do parto é calculada somando-se 40 semanas ao primeiro dia da ultima menstruação e confirmada por uma ultra-sonografia realizada antes de 12 semanas. A data adequada para agendamento de uma cesariana eletiva pode variar dependendo da indicação médica mas habitualmente deve ser com 38/39 semanas.
“Quando a bolsa se rompe com mais de 34 semanas (portanto, com quase 8 meses completos) não há perigo, mas a paciente deve ir direto para o hospital. Nesse caso, o parto pode ser induzido ou pode ser realizada uma cesárea.
A taxa de falha depende da técnica cirúrgica, tempo da cirurgia e idade da paciente. O índice de falha da laqueadura gira em torno de 2%, em 10 anos.
A vasectomia e a laqueadura de trompas são muito eficazes, chegando a atingir, no máximo, 0,5% de falha. O índice se equipara ao de alguns métodos hormonais, como o implante hormonal, o Implanon, e o DIU Mirena.
QUAL É O MÉTODO ANTICONCEPCIONAL MAIS EFICAZ? A laqueadura e a vasectomia são os únicos métodos contraceptivos eficazes? A resposta é não! A laqueadura tem uma taxa de falha de 1 gravidez a cada 200 mulheres e a vasectomia, 1 a cada 666.
Como se pode determinar e medir a evaporação e a evapotranspiração?
É o instrumento que o governo utiliza para alcançar o equilíbrio entre a arrecadação de impostos?
Como pode notar o antropocentrismo na cultura grega?
Como plantar chuchu de maneira correta?
Como fazer um plantio de maracujá?
Como é uma vida sem redes sociais?
Como colocar a caixa Sifonada?
Como montar uma assistência técnica eletrônica?
Como criar uma Comissão de Farmácia e terapêutica?
O que preciso para montar um 24 horas?
Como montar uma banca de frutas na rua?
Qual o custo para montar uma confecção de moda praia?
Como montar um elevador da Engecass?
Quando se faz a poda da cerejeira?
Como instalar corrediça de toque invisível?
Como podemos medir o calor como?
Quais máquinas preciso para montar uma confecção de roupas íntimas?