A folha é um órgão vegetal que faz parte das plantas terrestres. Ela surge do caule e nela é realizada a fotossíntese, ou seja, onde o alimento para as plantas é produzido. Além disso, as folhas libertam o oxigênio necessário para a respiração dos seres vivos. É justamente essa a sua principal função.
A folha é o órgão da planta responsável pela captação de luz e sua conversão em energia química para produção de matéria orgânica, processo conhecido pela fotossíntese.
A folha é a parte da árvore responsável por realizar a fotossíntese, o processo através do qual a planta produz o seu próprio alimento.
Limbo – é a parte mais evidente da estrutura, o que denominamos folha propriamente falando; Pecíolo – parte estreita que fica localizada entre o limbo e o caule. Estípula – é uma pequena parte que protege o pecíolo. Bainha – é a parte inferior da folha sendo responsável por proteger a estípula.
Simples: limbo não dividido; Composta: o limbo é dividido em folíolos.
...
Quanto à superfície:Glabra: não há a presença de tricomas (células epidérmicas especializadas);Pilosa: a superfície apresenta-se revestida de tricomas, semelhantes a pelos;Lisa: apresenta o limbo liso;Rugosa: o limbo apresenta-se enrugado.
15 curiosidades que você vai gostar
Quanto à inserção do pecíolo
Peciolada: quando o pecíolo se insere na base da folha; Peltada: quando o pecíolo está inserido no meio do limbo; Séssil: folhas sem pecíolo.
Uma folha completa apresenta: limbo (lâmina), pecíolo ou bainha, e um par de apêndices foliares chamados estípulas na base do pecíolo. ... As estípulas são estruturas laminares, geralmente em número de dois, presentes na base das folhas, e variam muito em forma e tamanho, podendo ser livres ou não.
As folhas possuem três estruturas diferentes: Bainha - estrutura que liga a folha ao caule; Pecíolo - estrutura, semelhante a um pedúnculo; e. Limbo - a parte laminar ou mais evidenciada da folha.
O caule é o órgão da planta responsável pela sustentação das folhas e as estruturas de reprodução, além da condução de nutrientes, estabelecendo um contato entre as folhas e as raízes.
A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A água e os nutrientes formam a seiva bruta, que é levada até as folhas por meio de vasinhos que ficam dentro do caule chamados de xilemas. Caule: O caule é o tronco das árvores. ... Folha: É nas folhas que acntece a fotossíntese.
Funções das Folhas
A folha tem a função de produzir o alimento das plantas (fotossíntese), bem como de libertar oxigênio, o que acontece através do processo de transpiração e respiração. Além disso, a função das folhas é a de ser alimento para muitos animais e até mesmo de habitação de outros.
As plantas são também abrigo para uma série de seres vivos, como é o caso de alguns animais. Além disso, estão relacionadas com outras funções importantes, como liberação de oxigênio para a atmosfera, captação de gás carbônico, além de evitarem a erosão e ajudarem a regular a umidade relativa do ar.
O fruto é uma estrutura presente apenas nas angiospermas, com a função principal de proteger as sementes. Surge, geralmente, após a fecundação, a partir do desenvolvimento do ovário vegetal.
A flor é uma estrutura exclusiva das angiospermas.
Elas podem ser definidas como ramos altamente modificados que apresentam como função garantir a reprodução do vegetal. Além de produzir os gametas, as flores têm estruturas que garantem a atração de polinizadores.
A raiz é uma estrutura presente em vegetais do grupo das pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Está localizada na base do vegetal e tem como função principal promover a absorção de água e nutrientes presentes no meio externo, geralmente no solo.
Tipos de cauleTronco: caule robusto, rígido e lenhoso que apresenta ramificações concentradas, geralmente no ápice. ... Haste: caule flexível, verde e fotossintetizante. ... Colmo: caule que apresenta como característica marcante a presença de gomos. ... Estipe: caule geralmente não ramificado, com folhas concentradas no ápice.
Existem três tipos deles: rizoma, bulbo e tubérculo. → Rizoma: caule espesso, com nós e entrenós bastante definidos e, geralmente, ricos em reservas. Apresenta formato mais ou menos cilíndrico com folhas modificadas em catáfilos. Esse tipo de caule, geralmente, apresenta um crescimento mais ou menos horizontal.
Para que uma folha seja considerada completa deve apresentar limbo, pecíolo e bainha. Desta forma, são classificadas de acordo com a presença ou não dessas características. Assim, uma folha que não apresente os três componentes é considerada incompleta.
As partes da planta são as raízes, as folhas, o caule, as flores e frutos. E para as plantinhas viverem, cada parte tem que fazer o seu trabalho.
A organização básica de um vegetal se constitui de Órgãos Vegetativos (raiz, caule e folha) e Órgãos Reprodutivos (flor, fruto e semente).
Eles possuem características Visíveis (Gramatura, Espessura, Brancura, Opacidade, Cor e Textura) e Invisíveis (Tipo de Fibra, Colagem, pH e Umidade).
As folhas são estruturas importantes para o vegetal, uma vez que se relacionam com a fotossíntese. Geralmente essas estruturas apresentam formato laminar e são verdes. As folhas são estruturas vegetais de crescimento limitado e, geralmente, de cor verde.
Absorve gases e luz solar, realiza a fotossíntese, libera produtos da fotossíntese. Às vezes pode realizar o papel de pétalas (brácteas), sendo colorida e atraindo agentes polinizadores. Pode também estar modificada em espinho, como maneira de diminuir a sua superfície e evitar a perda de água por transpiração.
Tradicionalmente as folhas são classificadas quanto o tipo de venação foliar. Peninérveas ou pinatinérveas - ocorrem quando as nervuras secundárias se originam ao longo da nervura primária central de forma regular e espaçada (semelhante a uma pena). ... Trinérveas - ocorrem quando o limbo apresenta três nervuras primárias.
As folhas são estruturas muito importantes para os vegetais, pois são elas as responsáveis pela realização da fotossíntese, processo que garante a sobrevivência da planta. ... Há folhas, como as das pteridófitas, que se dividem em folíolos e abrigam os esporângios, responsáveis pela sua reprodução.
Quais são os fatores de risco e de proteção dos adolescentes e jovens?
Por que os irmãos de José foram ao Egito?
Como mandar uma mensagem pedindo demissão?
Quais as vantagens de uma conta comercial no WhatsApp?
Com quanto tempo se faz teste de gravidez?
Como entrar no Free Fire pelo ID Google?
O que são os gastos gerais de fabricação?
Em que ano saiu a Fazer 250 Flex?
O que são os meios de comunicação de massa?
Como fazer os cabelos crescerem mais rápido?
Qual a classificação da palavra característica?
A partir de quanto e considerado diabete?
Quais as características do livre mercado?
Com quantos anos se faz a primeira comunhão?
Qual é a premiação em dinheiro da Liga dos Campeões 2021 22?