O período (T) de uma onda nada mais é do que o intervalo de tempo para que cada ponto do meio por onde a onda se propaga execute uma oscilação completa. Já a frequência (f) de uma onda é o número de oscilações completas que cada ponto do meio no qual a onda se propaga executa, por unidade de tempo.
Frequência e período são grandezas físicas escalares que se relacionam com a rotação de objetos que executam movimento circular e com a produção de ondas. As duas grandezas relacionam-se matematicamente, de modo que uma é o inverso da outra.
Em física, a frequência consiste no número de ocorrências por unidade de tempo. Refere-se normalmente a oscilações de alguma propriedade, como por exemplo a corrente elétrica ou a posição de um corpo suspenso através de uma mola elástica. A unidade SI de frequência é o hertz (Hz), que equivale a um ciclo por segundo.
Cálculo da Frequência
Para realizar o cálculo através deste método utilizamos a seguinte fórmula: f = 1 / T. Outra maneira muito comum que utilizarmos, é o cálculo através da frequência angular de geração da onda.
Divida a velocidade pelo comprimento de onda.
Divida a velocidade da onda, V, pelo comprimento de onda convertido em metros, λ, para encontrar a frequência, f.
41 curiosidades que você vai gostar
Em física num movimento periódico ou harmónico, o período consiste no intervalo de tempo que decorre entre dois estados de movimento equivalentes (onde a posição e a velocidade da partícula são idênticas), isto é, o tempo que leva a completar um ciclo de uma sequência de eventos sucessivamente repetidos.
Período é o espaço de tempo entre dois acontecimentos ou datas diferentes. Também pode ser entendido como uma fase, época ou duração específica, com começo, meio e fim.
A frequência f é definida como o número de voltas em uma unidade de tempo. Ambos, período e frequência, são um o inverso do outro e dados por: O período é dado em segundos e a frequência em Hertz (Hz), no S.I. Observe que 1 Hz = 1 ciclo/s e o período é segundos/ciclo.
O período é o inverso da freqüência e vice-versa. Na figura ao lado podemos verificar ondas com diferentes comprimentos de onda. Se a velocidade de propagação for constante, temos que a freqüência é inversamente proporcional ao comprimento de onda.
Qual é o substantivo de fumaça?
Como ocorreu a Guerra dos Boxers?
Como deixar o bloco de notas fixo na tela?
O que significa a palavra Flopar?
Como se escreve a palavra geleia?
Que dia renova a internet da Vivo?
O que é Fixar na barra de tarefas?
Quais são as etapas da Pré-História?
Como destacar um grupo de WhatsApp?
Como ocorreu a Revolução de Avis?