O hiperônimo é superior hierarquicamente, transmite a ideia de um todo, enquanto o hipônimo é referente a uma parte contida nesse todo, assim, são compreendidos como inferiores. Por exemplo, aves é o hiperônimo de galinha, arara, pardal ou águia, que são hipônimo.
Hiperônimo é toda palavra que possui sentido amplo, geral. Enquanto hipônimo é justamente o contrário, é a palavra na sua especificidade.
Hiperônimo ou hiperónimo é uma palavra que pertence ao mesmo campo semântico de outra mas com o sentido mais abrangente, podendo ter várias possibilidades para um único hipônimo. ... Por exemplo: Observar, examinar, olhar, enxergar são hipônimos de ver. Hiperônimo e hipônimo são dois termos usados pela semântica moderna.
Fazendo uma comparação com a Biologia, podemos dizer que os hiperônimos seriam os gêneros, isto é, palavras que apresentam características comuns. Observe os exemplos: Animais é hiperônimo de cachorro e cavalo. Legume é hiperônimo de batata e cenoura.
De acordo com o Dicionário Terminológico, na holonímia, há uma relação entre palavras em que o significado de uma (holônimo) refere-se a um todo do qual a outra (merônimo) é parte constituinte.
22 curiosidades que você vai gostar
[ Linguística ] Relação semântica entre uma palavra que tem o significado de um todo e outra com significado de uma parte em relação à primeira.
É a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS. Exemplos: cômico - engraçado. débil - fraco, frágil.
Hipônimo x Hiperônimo
Hiperônimo – termo que caracteriza um grupo mais amplo em relação a um mais específico. Hipônimo – termo que indica uma categoria específica dentro de um grupo mais amplo. ex: Rosas, margaridas e bromélias.
Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.
O hipônimo é sempre uma subcategoria de uma classe mais ampla: “cachorro” é um hipônimo de “animal”; “vira-lata” é um hipônimo de “cachorro”; ipso facto, “animal” é o hiperônimo de “cachorro”, de “boi”, de “cavalo”, e assim por diante.
(“carro” – hipônimo e “veículo” – hiperônimo).
A hiperonímia indica uma relação hierárquica de significado que uma palavra superior estabelece com uma palavra inferior. O hiperônimo é uma palavra hierarquicamente superior porque apresenta um sentido mais abrangente que engloba o sentido do hipônimo, uma palavra hierarquicamente inferior, com sentido mais restrito.
O hiperônimo é superior hierarquicamente, transmite a ideia de um todo, enquanto o hipônimo é referente a uma parte contida nesse todo, assim, são compreendidos como inferiores. Por exemplo, aves é o hiperônimo de galinha, arara, pardal ou águia, que são hipônimo.
Relação de sentido estabelecida entre dois lexemas que apresentam significados opostos. Segundo a TLEBS, a antonímia continua a significar uma relação semântica de oposição de significado entre duas palavras, no entanto, nomeia de forma diferente os tipos existentes de antonímia.
Na cultura brasileira, qualquer espirro é sinônimo de gripe. A pessoa abre a geladeira, espirra porque entrou em contato com o ar frio e imediatamente se considera gripada. Essa banalização do que é a gripe tem inconveniente sério, pois não se trata de uma doença com a benignidade que a maioria imagina.
A Polissemia representa a multiplicidade de significados de uma palavra. Do grego polis, significa "muitos", enquanto sema refere-se ao "significado". Portanto, um termo polissêmico é aquele que pode apresentar significados distintos de acordo com o contexto.
Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.
A palavra polissemia tem origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados". Consiste na propriedade que algumas palavras e locuções têm de expressar um conjunto de sentidos diferentes, mas que guardam relação entre si, pertencendo assim ao mesmo campo semântico.
Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”. Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.
Resposta: faca, fuzil e bomba.
Os hiperônimos de gato, rosa e amor são, respectivamente:
d) felino – sentimento - esporte. e) felino – sentimento - órgão.
A sinonímia frasal ocorre quando uma frase pode ser reescrita com outras palavras sem alteração de sentido, enquanto antonímia frasal acontece quando o conteúdo de uma frase ou oração está em conflito com o de outra.
SINONÍMIA: Sinonímia é a divisão na Semântica que estuda as palavras sinônimas, ou aquelas que possuem significado ou sentido semelhante. ... Algumas palavras mantêm relação de significado entre si e representam praticamente a mesma ideia. Estas palavras são chamadas de sinônimos.
A ambiguidade é a característica de uma palavra, expressão ou frase que tem duplo sentido ou que gera dúvida quanto ao seu significado. A ambiguidade pode ser lexical ou estrutural.
O uso das palavras em um contexto comunicativo pode criar diferentes relações de sentido entre elas. São os casos de sinonímia, antonímia, hiperonímia e hiponímia. ... Essa relação entre os diferentes significados de uma palavra é chamada de relação de sentido.
Como saber se já tomei a vacina de sarampo?
Qual é o primeiro sintoma da menstruação?
Como os Persa conquistou o Egito?
Como saber se teve Chicungunha?
Como saber se fui sorteada no curso da Faetec?
Como saber se foi classificado na Etec?
Como inserir imagem em um comentário no Excel 365?
Quanto tempo demora para a multa entrar no sistema?
Como gravar tela do Instagram?
Quais são as manifestações clínicas mais comum do lúpus eritematoso?
Como obter informações sobre seus antepassados?
Como saber se o animal e peçonhento?
Como saber se estou tendo visões?
Como saber se o aparelho de som e alto?
Quando o líquido pré Ejaculatorio e liberado?
Como identificar retração gengival?
Quantas vezes pode ser multado por rodízio no mesmo dia?