Entretanto, uma pessoa em estado vegetativo ainda mantém alguma atividade neurológica — ou seja, está viva. Já na morte encefálica, mesmo que alguns órgãos continuem funcionando, eles deverão parar pouco depois do desligamento dos aparelhos aos quais o paciente está conectado.
Em alguns casos o estado vegetativo tem cura, especialmente quando dura menos de um mês e tem uma causa reversível, como uma intoxicação, ou dura menos de 12 meses quando acontece devido a uma pancada, por exemplo.
A maioria das pessoas que permanecem em estado vegetativo morre dentro de 6 meses do dano cerebral original. A maioria das outras vive cerca de 2 a 5 anos. A causa da morte é muitas vezes uma infecção do trato respiratório ou urinário ou disfunção grave (insuficiência) de vários órgãos.
A morte encefálica é reversível? Não. A pessoa com morte cerebral é considerada legalmente morta, e os aparelhos que mantêm a respiração e os batimentos cardíacos serão desligados caso o paciente não seja doador.
Isso porque as funções vitais controladas pelo cérebro deixam de ser realizadas espontaneamente, provocando o colapso de todos os órgãos em poucos minutos. Com a intervenção de aparelhos, os órgãos continuam ativos por alguns dias, no máximo até uma semana.
33 curiosidades que você vai gostar
Morte encefálica é a definição legal de morte. É a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. Isto significa que, como resultado de severa agressão ou ferimento grave no cérebro, o sangue que vem do corpo e supre o cérebro é bloqueado e o cérebro morre.
A morte encefálica é caracterizada pela interrupção definitiva das funções do cérebro. O coração bate sim, mas porque há aparelhos ligados justamente para que isso ocorra. O momento é de dor, mas pode ser amenizado se os parentes entenderem que podem aliviar o sofrimento de tantas outras famílias.
A pessoa em morte cerebral pode voltar a acordar? Os casos de morte cerebral são irreversíveis e, por isso, ao contrário do coma, a pessoa já não poderá voltar a acordar.
Infelizmente, a morte cerebral não tem cura e é irreversível. Uma vez constatada a morte cerebral, os familiares do paciente são informados e devem tomar a nobre decisão de doar ou não os órgãos do ente querido.
Quais foram as conquistas da dinastia Han?
Qual pente fino que tira lêndeas?
Como o ator do Capitão América ficou tão magro?
Por que foi implantado o parlamentarismo no Brasil em 1961 e quem foi o Primeiro-ministro?
Como o Indoor Football chegou ao Brasil como ficou conhecido no Brasil?
Como fazer um documento para registrar em cartório?
Pode remarcar passagem de avião?
Qual o número da Notre Dame para marcar consulta?
Qual é a importância da chancela para a paisagem cultural brasileira?
Como faço para apagar músicas de um CD Regravavel?
Como bloquear todas as chamadas?
Como a AVA pode contribuir com as aulas presenciais?
Como faço para colocar a barra de menus no Google Chrome?