A única diferença do preenchimento do cheque cruzado para o normal é que o primeiro tem um cruzamento que o distingue. O cruzamento é feito desenhando duas retas paralelas, na diagonal, na frente do cheque.
O cheque é uma forma de pagamento à vista em que o dinheiro pode ser retirado por saque ou depósito em conta. Mas, ao cruzar o cheque, você decide que a única forma de fazer o pagamento será por depósito em conta corrente. Dessa forma, você evita que esse dinheiro possa ser roubado ou que seja usado por outra pessoa.
Nos aspectos legais, o cheque é a mesma coisa que o cheque especial. Isso porque ambos são uma ordem de pagamento e um título de crédito. A diferença é que, no caso do cheque especial, o banco realiza um empréstimo que pode ser utilizado caso você precise de mais dinheiro do que há na sua conta.
Cheque cruzado não pode ser sacado e deve ser depositado em conta para compensação.
O cheque cruzado foi regulamentado em 1985, e tem como objetivo garantir que a folha de cheque seja descontada (ou compensada) somente por meio de depósito em conta corrente. Ou seja, para receber o valor, você precisa primeiro depositá-lo, e então esperar até 1 dia útil para receber o dinheiro na sua conta bancária.
40 curiosidades que você vai gostar
Esse tempo é necessário porque, antes de transferir eletronicamente o dinheiro de uma conta para outra, o banco que emitiu o cheque terá que conferir a assinatura do correntista e o saldo disponível em conta.
Depósito de cheque em caixa eletrônico – Assim como no caso do dinheiro vivo, a compensação dependerá do horário em que o depósito foi realizado. Se ele ocorreu até as 16h, ele cairá na conta do favorecido em até um dia útil. Após este horário, a compensação ocorrerá em até dois dias úteis (D+2);
Basta apenas fazer dois traços no canto superior esquerdo dele. Feito isso, a pessoa que recebeu o cheque não poderá sacá-lo. Dessa forma, a única maneira de receber o valor do cheque é efetuando o depósito dele diretamente em uma conta-corrente ou poupança.
Como preencher um cheque cruzado
O cheque cruzado é preenchido e assinado normalmente, sendo o cruzamento sua única diferença em relação a um cheque comum. Esse cruzamento é feito desenhando duas linhas retas paralelas, na diagonal, na frente do cheque.
Pode ser recebido em dinheiro diretamente na agência em que o emitente mantém conta. Ou pode ser depositado em outra agência, para ser compensado e creditado na conta do beneficiário. Ao emitir um cheque, lembre-se de que ele poderá ser descontado imediatamente.
Decidindo entre cheque especial ou empréstimo
Por exemplo, se você sabe que terá o valor de quitação em mãos a curto prazo, como dentro de alguns dias, então o cheque especial pode ser vantajoso. Por outro lado, se você precisará de tempo para conseguir pagar todo o crédito, então o empréstimo pode ser melhor.
Qual o prazo para pagar o cheque especial
Geralmente, os bancos concedem 10 dias para que o cliente pague o cheque especial sem acréscimo de juros sobre o valor.
O conhecido cheque especial é também uma modalidade de empréstimo – embora muita gente não saiba disso. Ele funciona como um limite já pré-aprovado para quando o cliente gasta mais do que têm de saldo na conta . Nesses casos, o saldo fica negativado, e é justamente esse valor que a pessoa usa de seu cheque especial.
Basicamente, um cheque cruzado é quando o portador do cheque desenha duas linhas paralelas inclinadas na parte superior do cheque. Essa simbologia determina que a ordem de pagamento não poderá ser usufruída como moeda corrente e deve ser debitada no banco. ... Um cheque não cruzado é como um dinheiro que fica circulando.
Existem duas maneiras de depositar um cheque cruzado: na boca do caixa ou em um caixa eletrônico.
E para receber o seu dinheiro, basta ir até uma das agência do banco emissor do cheque recebido. Se você possui uma conta corrente, seja no mesmo banco ou em outro, o valor será depositado imediatamente, você só precisa apresentar seus documentos pessoais, que provam que é você mesmo o dono da conta.
Em caso de depósito em caixa eletrônico, os prazos são um pouquinho diferentes: Cheque até R$ 299,99 – Cai na conta em 3 dias úteis; Cheque a partir de R$ 300,00 – Em 2 dias úteis na conta.
No caixa eletrônico
Depósito com envelope: antes das 16h00 o valor cai imediatamente (D+0) ou depois das 16h00 leva até um dia útil (D+1); Depósito em cheque: antes das 16h00 o valor cai em 72 horas úteis (D+3) ou depois das 16h00 leva até 4 dias para cair (D+4);
Quando você não tem dinheiro na sua conta para compensar um cheque, ele é devolvido por falta de fundos. O banco tenta apresentar o cheque uma segunda vez para ser quitado. Mas se novamente, ele não é pago por falta de saldo na conta, é chamado de cheque sem fundo.
Depósitos em dinheiro feitos na “boca do caixa” das agências bancárias são creditados imediatamente. Para depósitos em cheques, o prazo de compensação pode ir de um a três dias.
O cheque especial funciona como uma espécie de “empréstimo automático”. Quando o correntista utiliza todo o saldo da sua conta bancária, o banco empresta automaticamente um valor pré-aprovado para que ele possa continuar consumindo. E, como em qualquer empréstimo, há cobranças para o uso desse montante.
Como funciona o Cheque Especial
Para os clientes que fizeram a adesão, o limite* de crédito do cheque especial fica disponibilizado em conta corrente, e deve ser utilizado em casos de imprevistos ou em situações emergenciais e de forma temporária. Sujeito a cobrança de juros e IOF durante o período que for utilizado.
Também chamado de limite da conta corrente, o cheque especial é um crédito que o banco deixa aprovado, mesmo você não o solicitando. Então, se você quiser cancelar esse serviço ou aumentar o limite, precisa ligar no atendimento do seu banco e fazer a solicitação.
Se “estourar” o limite de dinheiro da sua conta, cairá no cheque especial. Por sua vez, não será possível ultrapassar o valor de crédito concedido, já que o recurso emergencial já foi usado em sua totalidade.
E agora, como sair do cheque especial? Veja 8 dicas!Identifique a situação real da conta. ... Tente negociações. ... Converse com seu gerente. ... Troque a dívida por outra mais barata. ... Corte gastos. ... Crie rendas extras. ... Cancele a opção do cheque especial. ... Forme uma reserva de emergência.
Como funciona um revólver calibre 38?
Como deve ser feito o controle de entrada e saída de materiais eficiente?
Como saber se o texto está sendo narrado em primeira ou terceira pessoa?
Como utilizar hidrantes de incêndio?
O que é preciso para montar um hotelzinho infantil?
Como funciona o relé de falta de fase?
Como limpar jaqueta de couro sintético branco?
Como funcionam os escritórios?
Qual a diferença entre infecção de garganta viral e bacteriana?
O que é o Direct no Instagram?
Como saber se uma lente e da marca Crizal?
Quanto custa para mandar estampar uma camiseta?
Como funciona motor elétrico com escovas?
Como pesquisar palavras no PDF Foxit Reader?
Como identificar se uma joia é verdadeira?
Como funciona uma empresa de outdoor?
Como era a religião do povo asteca?