As peças retificadas surgiram no mercado há menos tempo do que as peças bold. Sua grande diferença é que as bordas são retas, ou seja, não são arredondadas como nos pisos anteriores. ... Por formarem bordas retas, a espessura de rejunte utilizada na aplicação também acaba diminuindo.
A cerâmica retificada é aquela com as bordas retas e junta menos aparente, como o lançamento Catavento Oliva, na parede, e Zeppelin Navy. ... O acabamento retificado funciona muito bem para situações em que os revestimentos cerâmicos reproduzem materiais naturais, como madeira e mármore.
É um produto que tem um acabamento diferenciado, resultado de uma etapa adicional no processo comum de fabricação. É praticamente a “cereja do bolo”. Essa fase de acabamento oferece ao revestimento aquele efeito “retinho” e uniforme em suas quatro bordas.
O piso retificado tem as bordas retas e superfície mais fina, possível apenas com o método de corte com discos de diamante. Diferente do acabamento tradicional, chamado de bold, quando as bordas são levemente arredondadas, e o tamanho de cada peça nem sempre é o mesmo.
O porcelanato oferece maior resistência à ruptura e ao desgaste, em comparação à cerâmica. Mas isso não quer dizer que a cerâmica é frágil. Pelo contrário, cerâmicas duram muitos anos sem qualquer dano, desde que aplicadas em projetos residenciais ou comerciais leves.
45 curiosidades que você vai gostar
O que diferencia o porcelanato comum do retificado é simplesmente o acabamento. As bordas retas e finas são o diferencial! Isso mesmo, quando o piso tem as bordas arredondadas, é um piso comum. ... O porcelanato retificado, exige menos rejunte do que o piso comum.
A cerâmica tradicional passa por processos de prensagem ou de extrusão e é queimada a 1.150 graus celsius. Já o porcelanato é exposto a 1.200 graus celsius. Essa diferença de temperatura entre os materiais vai fazer com que o porcelanato tenha uma resistência maior do que a cerâmica.
O piso bold tem as bordas arredondadas, que é o acabamento mais tradicional. Já o piso retificado tem as bordas retas ou lapidadas, que trazem um acabamento mais moderno e clean.
Porcelanato retificado natural: por ser um piso mais rústico, é pouco escorregadio e bastante resistente. ... Porcelanato retificado polido: por ser extremamente liso, o porcelanato polido pode ficar escorregadio em contato com água ou outros líquidos.
Não existe um parâmetro que define qual dos dois tipos de porcelanato é melhor. Há quem diga que prefere o polido pelo brilho e sofisticação. Já outros, preferem o acetinado pela sua elegância e praticidade. A verdade é que o mais indicado é aquele que melhor se adequa ao seu ambiente, gosto pessoal e estilo de vida.
Use uma solução de detergente e água na proporção de uma colher de sopa a cada 5 litros. Esfregue bem com o auxílio de uma vassoura, especialmente nos rejuntes. Retire a solução com um pano e seque em seguida. Isso vai manter seu piso brilhante e com aspecto sempre novo.
O piso retificado, por sua vez, possui as bordas retas ou lapidadas. Para obter esse acabamento, as placas são cortadas por discos de diamante, garantindo maior exatidão no corte. Dessa forma, é possível instalar o piso de maneira uniforme e com alinhamento total.
Borda Retificada
A grande diferença das placas com esse acabamento são as bordas retas e precisas, normalmente cortadas por discos de diamante. Dessa forma, é possível instalá-las de maneira uniforme e alinhada.
O piso cerâmico é composto de 70% de argila e o porcelanato tem 70% de minerais rochosos, o que torna o porcelanato um piso mais impermeável e bem recomendado para áreas molhadas. Mas vale lembrar que os dois dependem de boas argamassas, impermeabilizantes e rejuntes para um bom assentamento e impermeabilização.
Escolha o tipo de porcelanato
Acetinado: tem a cobertura fosca e mais áspera; sendo menos escorregadio que os demais. É extremamente fácil de limpar e é ideal para áreas úmidas e externas; Polido: esse é o tipo mais sofisticado e, consequentemente, o mais procurado.
O porcelanato esmaltado é mais resistente e pode ser usado em vários ambientes. O processo de fabricação do piso porcelanato esmaltado é um pouco diferente do porcelanato polido. Por isso, o material é mais resistente e menos propício à manchas e sujeira.
O que é porcelanato polido
Os porcelanatos técnicos são feitos a partir da uma massa única sem adição de esmaltes ou cores na superfície do piso. Os porcelanatos técnicos polidos recebem um polimento e uma camada protetora que, no final da fabricação, que dão brilho intenso à peça.
Os porcelanatos com acabamento acetinado passam por um processo de escovação, como resultado temos peças com pouco ou nenhum brilho. ... Por não receber a camada de esmalte brilhante, é pouco escorregadio e possui menos chances de riscar do que o porcelanato polido.
A principal diferença está na fabricação. A cerâmica é composta por uma mistura de argila e alguns minerais e confere um belíssimo resultado estético. Já o porcelanato é feito de porcelana e outros materiais mais nobres.
No quesito preço, o porcelanato leva desvantagem. Ele é mais caro que a cerâmica, dado todas as suas características e atributos, como durabilidade, beleza e facilidade de manutenção.
“Se você cuida bem do seu porcelanato, ele pode durar mais de 20 anos. Se você não previne riscos, usa produtos de limpeza que não são indicados e não faz uma boa manutenção, esse tempo de vida pode reduzir e muito”, comenta Vanderlei Generoso Alves, gestor do departamento de assistência técnica da Rox Cerâmica.
Continuidade visual
As juntas do porcelanato retificado são pouco visíveis e dão a impressão de que o piso ou a parede foi revestido com uma única peça. Certamente, esse efeito é muito interessante para gerar amplitude visual em espaços comerciais ou residenciais.
O porcelanato branco está entre os mais utilizados em projetos modernos. Isso porque a cor branca é fácil de combinar e ajuda a iluminar o ambiente, fazendo com que o espaço aparente ser maior do que realmente é.
Porcelanato. O porcelanato é um tipo de cerâmica que se diferencia e destaca das cerâmicas comuns para revestimento pelas suas características técnicas e estéticas. Estas características diferenciadas são conseqüência do uso de matéria prima especial, aliado a um sistema produtivo de ponta.
Para isso, elas passam por rolos diamantados, que corrigem as bordas e dimensões de cada placa. Esse processo é chamado de retífica e resulta em peças homogêneas, permitindo um alinhamento preciso e a aplicação com junta mínima de 1 mm. Ou seja: rejuntes mais finos e menos aparentes.
O que são ruídos na comunicação exemplos?
Quanto custa uma depilação a laser nas partes íntimas?
Quais são os principais movimentos do beisebol?
Como dar desconto nos meus produtos?
Quais são os conceitos básicos da Educação Infantil?
Qual é o poder da oração em nossas vidas?
Como cuidar da micropigmentação fio a fio?
Quando a dor no estômago pode ser câncer?
Como saber se me é objeto direto ou indireto?
Quais são os efeitos colaterais do Calman?
Como saber se a água do poço é potável?
Pode bloquear valores em conta poupança?
Como limitar o crescimento de uma planta?
O que são prefixos e sufixos em inglês?
Qual é o conceito de integral?
Quanto custa revestir uma parede com pedra?