Já o decreto está hierarquicamente abaixo da lei. Deve atender ao que pede a Constituição Federal e, principalmente, ter as leis como fonte de inspiração. O decreto não tem natureza jurídica de lei, mas é expedido por uma autoridade competente por via judicial.
Cada decreto-lei entra em vigor cinco dias depois de ser publicado em Diário da República, excepto quando o mesmo indica uma outra data de entrada em vigor (que tem necessariamente de ser posterior à data de publicação).
No sistema jurídico brasileiro, os decretos são atos administrativos da competência dos chefes dos poderes executivos (presidente, governadores e prefeitos).
Decreto, um termo que procede do latim decrētum, é a decisão de uma autoridade sobre a matéria em que tem competência. Costuma tratar-se de um ato administrativo levado a cabo pelo Poder Executivo, com conteúdo normativo regulamentar e hierarquia inferior às leis.
O objetivo de um decreto não é o de criar novas regras ou leis, mas sim detalhar regras já existentes em uma lei. Geralmente, no Brasil, o decreto é utilizado pelo chefe do poder executivo para fazer nomeações e regulamentações de leis (como para lhes dar cumprimento efetivo, por exemplo), entre outras coisas.
41 curiosidades que você vai gostar
Forma e Estrutura do decreto
Assim como as leis, os decretos são formados por dois elementos: a ordem legislativa contida no preâmbulo e no fecho, e a matéria legislada, equivalente ao texto ou corpo da lei. Quanto ao registro, somente são numerados os decretos que contêm regras jurídicas de caráter geral e abstrato.
Significado Jurídico de Decreto
Geralmente são utilizados para realizar nomeações ou determinar a execução de dispositivos legais. Os decretos dividem-se em: Decreto Individual: São regras que se direcionam a uma pessoa ou grupo determinado (Exemplo: Nomeação, Exoneração ou Desapropriação).
O decreto não tem natureza jurídica de lei, mas é expedido por uma autoridade competente por via judicial. Ele pode ser categorizado como um ato administrativo, porém sua emissão depende do Chefe do Poder Executivo da União, estado ou município, sem a necessidade de passar pela aprovação do Poder Legislativo.
De acordo com o artigo 268, do Código Penal, que trata dos crimes contra a incolumidade pública, quem infringir a determinação do poder público, que é destinada a impedir a propagação do novo coronavírus, está sujeito a detenção de 1 mês até 1 ano, além de pagamento de multa.
Como alterar dados bancários no INSS?
Como saber a norma de um vetor?
Qual a fórmula para calcular a média final de curso?
Como ajustar um wallpaper em Android?
Como configurar para perguntar antes de salvar?
Quem era a pessoa mascarada na novela A Viagem?
Quais as formas de escrever o nome Vitória?
Como mover um objeto para cima no SketchUp?
Como podem ser classificados os poluentes atmosféricos?
Como fazer uma aula inclusiva?
Quais itens devem conter na identificação da amostra a ser enviada para o laboratório?
Como mudar um pensamento disfuncional?
Como fazer a nota Lá com nona no teclado?
Como mudar o tipo de inicialização?
Como calcular a imagem de uma função de segundo grau?