Credor quirografário: é aquele que não possui um direito real de garantia, pois seu crédito está representado por títulos oriundos de uma obrigação, como, por exemplo, o cheque e a nota promissória. Credor pignoratício: é aquele que possui direito real de garantia sobre bem móvel.
Está relacionado ao penhor (não confundir com a penhora, ou seja, ato executório do juiz) que é um direito real. A principal característica do direito real é o jus in re ou poder direto do titular sobre a coisa.
Tipos de Credores· Pignoratício: é o credor que tem como garantia o penhor de bens móveis – ex.: Joias.· Hipotecário: é o credor que tem como garantia a hipoteca “bens imóveis” – ex.: Casa.
São direitos do credor pignoratício: investir-se na posse da coisa empenhada (artigo 1.433, I do Código Civil Brasileiro); invocar proteção possessória acerca do bem empenhado nos casos em que lhe for ameaçada, turbada ou esbulhada a posse; reter o objeto entregue em garantia até que ocorra a satisfação plena da ...
PENHOR: Bem móvel; há transferência do bem ao credor, exceto - rural, industrial, mercantil e de veículo. HIPOTECA: Bem imóvel; não há transferência do bem ao credor. ANTICRESE: Bem imóvel; há transferência do bem ao credor, podendo retirar da coisa os frutos para pagamento da dívida.
33 curiosidades que você vai gostar
1) Conceito: consiste em um direito real de garantia estabelecido em favor do credor e com a finalidade de compensar a dívida do devedor. 2) Exemplo Prático: o contrato em que o locador de imóvel repassa a ser credor os valores mensais recebidos a título de aluguel do imóvel de sua propriedade.
Tanto o penhor como a hipoteca trata de direitos reais de garantia sobre coisas alheias. A diferença fundamental é que o penhor se trata da entrega de bem móvel para a garantia de uma divida , enquanto a hipoteca se trata de direito real que visa assegurar o pagamento de uma divida .
O que são os direitos da personalidade
Assim, eles se relacionam com a proteção da vida, da liberdade, da integridade, da sociabilidade, da privacidade, da honra, da imagem, da autoria, entre outros. São direitos indisponíveis, subjetivos e que se aplicam a todos igualmente.
1.433 do Código Civil, o penhor confere ao credor pignoratício os seguintes direitos: a posse da coisa empenhada; a retenção dela, até que o indenizem das despesas devidamente justificadas, que tiver feito, não sendo ocasionadas por culpa sua; o ressarcimento do prejuízo que houver sofrido por vício da coisa empenhada; ...
Como formatar artigo de lei no Word?
O que é um carregador paralelo?
Quais os sintomas de infecção urinária na gravidez?
O que significa quando uma vela apaga?
Qual o consumo de energia de um umidificador de ar?
Qual poderia ser a relevância do processo coletivo para matérias do direito público?
Quem é o presidente do STJ 2020?
Como definir o navegador padrão no Windows 7?
O que é derivação imprópria exemplos?
Qual gás tem mais pressão GLP ou GN?
Quem nasceu no dia 29 de fevereiro é de que signo?
O que fazer em caso de acidentes com produtos químicos?
Qual o NCM de água desmineralizada?
Quanto custa um Astra 2010 Sedan completo?
Porque os dementadores atacam o Harry Potter?
Como desejar boa sorte a alguém?
Quais são as três principais etnias que ajudaram a formar a nossa população?