Essas medidas de comprimento de onda equivalem, respectivamente, ao azul e ao verde. Nosso cérebro “mistura” essas informações e acabamos interpretando a cor do Sol como sendo amarela. Mas, na verdade, o Sol é verde-azulado, se fôssemos realmente definir uma cor para a sua superfície.
Portanto, se olharmos para o Sol do espaço, os fótons alcançam nosso córtex visual — a parte do cérebro responsável pelo processamento da informação que chega através dos olhos — simultaneamente. E o resultado que vemos é a luz branca. Essa é considerada a "verdadeira" cor do Sol.
Portanto, podemos entender então que o Sol libera energia em todos os comprimentos de onda, sendo que grande parte dessa energia chega aos 500 nanômetros, algo próximo da luz azul e verde — por isso, há quem diga que o Sol é um pouco azul e esverdeado.
Dentro dessa classificação astronômica, o Sol é considerado uma estrela anã amarela.
Uma grande bola de luz
O pico do comprimento de onda do Sol é de cerca de 550 nanômetros (bilionésimos de um metro, uma maneira comum de medir o comprimento de onda da luz). Este é amarelo-esverdeado. Assim, em um dia ensolarado, a cor que reflete mais luz será amarelo-esverdeada.
23 curiosidades que você vai gostar
O céu é azul porque, quando os raios de luz do Sol entram na atmosfera terrestre, ocorre o fenômeno do espalhamento, que destaca a luz de cor azul.
Pois bem: quando a luz do Sol chega à Terra, ela esbarra nas moléculas de gás que compõem a atmosfera. Como os tons de azul têm os menores comprimentos de onda, eles são os únicos compatíveis com essas pequenas partículas. Por isso, elas espalham a luz azul bem mais do que a luz de outros comprimentos.
Se você fizer a luz do Sol incidir sobre um CD, irá “partir” a luz do Sol, formando o seu espectro de cores: violeta, índigo, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Se misturarmos estas cores, obtemos o branco. O Sol parece amarelo por causa da atmosfera da Terra.
"Quando o Sol está baixo no horizonte, estamos espalhando todos os azuis e verdes e obtemos aquele brilho alaranjado e vermelho nas coisas", diz Bloomer. Isso ocorre porque a luz de comprimento de onda mais curto (violetas e azuis) se espalha mais do que a luz de comprimento de onda mais longa (laranja e vermelho).
O que significa quando o Beta-hCG diminui?
Pode colocar cacto em vaso de vidro?
Como proteger a madeira enterrada?
Como criar um cronograma de estudos na quarentena?
Como montar um look rock feminino com roupas simples?
Quanto custa um estúdio de podcast?
Quanto custa para abrir uma assistência técnica?
O que colocar numa cesta de Recém-nascido?
O que os homens vestiam nos anos 60?
Como montar um lava rápido Ecologico?
Qual é a importância da atividade física da prevenção e tratamento no combate a obesidade?
Como grampear um monte de folhas?
Como gerenciar banco de dados?
Como plantar kiwi Macho-fêmea?
Como virar a tela do PC no Instagram?